TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS QUESTÕES DE NEUROANATOMIA REUNIDAS

Por:   •  25/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.188 Palavras (9 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 9

QUESTÕES DE NEUROANATOMIA REUNIDAS –  2º Período, prof. Cleiton

- respostas certas em negrito. Explicação do erro em vermelho e itálico

  1. Com relação à anatomia da medula, é correto:

a) É envolvida pela dura-máter, que termina no nível lombar alto. (A dura-máter e a aracnoide vão até o fundo de saco dural, sendo mais longas que a própria medula)

b) a intumescência cervical é a única dilatação da medula e está relacionada com a presença de neurônios do SNA. (Existe também a intumescência lombar)

c) a medula cervical tem 8 pares de nervos radiculares

d) uma lesão em L1 pode comprometer a medula lombar (A medula termina entre L1 e L2, ou seja, uma lesão nessa região irá comprometer a medula sacral e/ou a cauda equina)        

e) o trato espino-cerebelar anterior está posicionado no corno anterior da medula junto ao trato cortico-espinhal anterior. (O trato espino-cerebelar anterior está posicionado no fonículo lateral e o trato córtice-espinhal anterior está localizado no fonículo anterior)

2) Paciente vítima de acidente automobilístico acordado, lúcido e se queixando de não conseguir mover os membros inferior. Conclui-se que:

a) lesões na medula espinhal podem acontecer ao nível das vértebras L3 e L4. (Nessa região, há apenas a cauda equina, não afetando a medula)

b) espera-se também alteração da sensibilidade vibratória quando existe lesão no corno

c) no raio-x de coluna foi identificada fratura da vértebra T6 no mesmo nível (não entendi? Nervos T6 e vértebras T6 não são no mesmo nível?)

d) a medula é muito propensa a le        sões desse tipo pelo fato de os corpos de neurônios se localizarem externamente à substância branca (Os corpos dos neurônios motores – afetados no caso, causando paralisia dos membros inferiores -  localizam-se no H medular, que é uma região interna da medula)

e) Uma compressão anterior na medula pode lesionar a A. espinhal anterior, que é ramo da A. basilar (é ramo das artérias vertebrais)

  1. Da anatomia do tronco encefálico, pode-se afirmar que:

a) a Oliva se situa na porção superior do bulbo e se relaciona diretamente com o núcleo do N. hipoglosso. (relaciona-se com a eminência medial, que é posterior, enquanto as olivas bulbares são anteriores)

b) o tubérculo no núcleo grácil está na face posterior do bulbo e se limita lateralmente com o 3º ventrículo. (limita-se lateralmente com o tubérculo cuneiforme. Terceiro ventrículo não está nem ali WTF)

c) o N. abducente emerge do sulco bulbo-pontino e se relaciona à motricidade do M. oblíquo inferior do olho (realmente sai do sulco bulbo-pontino, mas é relacionado com o M. Reto Lateral)

d) do sulco pós-olivar ou lateral superior emergem fibras que formas os Nn. Cranianos glossofaríngeo, vago, acessório e hipoglosso. (N. Hipoglosso sai do Sulco Pré-Olivar/Sulco Lateral Anterior. Outros três estão corretos.)

e) a pirâmide bulbar é uma proeminência na face anterior do bulbo e está relacionada com o trato cortico-espinhal, responsável pela motricidade voluntária.

4) Paciente relatando cefaleia crônica foi submetido a exames que evidenciaram um tumor dentro do 4º ventrículo, no assoalho desse. Conclui-se que:

a) se o tumor for grande ele pode provocar hidrocefalia devido à obstrução do aqueduto cerebral, dos forames de  Luschka e Magendie.

b) se o tumor estiver inserido junto ao colículo do facial, no assoalho do 4º ventrículo, o N. facial pode ser lesionado já que seu núcleo está nesse local. (Colículo do Facial está relacionado com o Núcleo do Abducente, e não com o Núcleo do Facial. As fibras do facial envolvem o Núcleo do Abducente, formando o colículo)

c) Pode ser necessário acessar o tumor, cirurgicamente, através do cerebelo, o que pode causar hemiplegia no pós-operatório. (Cerebelo não causa hemiplegia)

d) o assoalho do 4º ventrículo é uma porção do bulbo encefálico, não havendo risco aos nervos cranianos V, VI, VII e VIII uma vez que esses pertencem à ponte. (N. Facial/VII, N. Abducente/VI, N. Vestibulococlear/VIII saem do Sulco Bulbo Pontino) OBS.: Em alguns lugares diz que o Abducente sai da ponte em geral, então...

e) o 4º ventrículo não se comunica com o canal central da medula; logo, não se esperam alterações do fluxo liquórico nesse último. (Comunica sim)

  1. Estão corretas as afirmações:
  1. Uma lesão acometendo a base do pedúnculo cerebral no mesencéfalo afetaria, principalmente, a motricidade ocular daquele lado, sem comprometer a motricidade dos membros (pedúnculos cerebrais estão relacionados com a motricidade do corpo em si)
  2. Nos bordos do sulco calcarino estão a área cortical visual primária, o giro pós-central na sua porção inferior abrigando a área cortical, responsável pela sensibilidade gustatória, e o giro do cíngulo, com funções relacionadas ao sistema límbico.
  3. O tracto cortico-espinhal surge do córtex do giro pós-central, percorrendo a corona radiata e a cápsula interna do telencéfalo. Abaixo das pirâmides bulbares, na decussação das pirâmides, ocorre o cruzamento de suas fibras em sua totalidade, o que explica por que um hemisfério cerebral coordena os movimentos do hemicorpo oposto. (90% das fibras cruzam – TCE lateral; 10% das fibras não cruzam – TCE anterior)

b) apenas II.

  1. Sobre as células do SN, é INCORRETO:

a) Os oligodendrócitos têm função de formar a bainha de mielina nos nervos periféricos (função das células de Schwann)

b) Os astrócitos têm importante papel na barreira hematoencefálica devido aos seus prolongamentos que envolvem os capilares do SN.

c) Cabe aos astrócitos a função de sustentação e de reserva de glicogênio celular no SNC.

d) Os neurônios do corno anterior do H medular se relacionam com funções motoras, de onde saem fibras para a raiz motora dos Nn. Espinais.

e) os neurônios do núcleo denteado do cerebelo têm ligação com o neocerebelo e função relacionada à motricidade fina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (618.8 Kb)   docx (680.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com