TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASB - Carie Dentária

Monografias: ASB - Carie Dentária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  718 Visualizações

Página 1 de 2

Os dentes são recobertos por uma camada dura de esmalte, cuja função é protegê-los de qualquer agressão externa. Quando esta camada desaparece, permite que os germes presentes na boca ataquem os dentes. A cárie dentária é uma doença infecciosa e transmissível. Ela é a destruição localizada dos tecidos dentais produzida por esse ataque, o que ocasiona nos dentes a presença de uma cavidade que progride em tamanho, até destruir todo o dente, se não tratada a tempo. Há várias teorias sobre as causas precisas das cáries, mas em geral elas concedem importância aos fatores genéticos, nutricionais e hormonais. Algumas pessoas apresentam uma proteção genética contra as cáries.

As cáries dentárias são causadas por ácidos (acético, butírico e, principalmente, lático) produzidos pela fermentação de restos de carboidratos da dieta, esta fermentação é feita por determinadas bactérias que se encontram normalmente na boca. Fatores do hospedeiro que possibilitam maior formação e retenção de placa bacteriana são os Fatores salivares, Fatores microbiológicos. As cáries dentárias resultam da degradação de açúcares e sua transformação em ácidos que corroem a porção mineralizada dos dentes. O flúor e o cálcio inibem esse processo. Quando não se faz uma escovação correta dos dentes, acumulam-se neles restos de alimentos e as bactérias que vivem na boca aderem-se a eles, formando a placa bacteriana que se deposita sobre os dentes, onde os açúcares dos restos de alimentos são transformados em ácidos, que corroem o esmalte dos dentes, formando uma cavidade, que é a cárie propriamente dita. Os sinais e sintomas mais chamativos das cáries dentárias são: Presença de uma cavidade, no dente afetado, com bordas ásperas, que às vezes podem ser sentidas pela língua ou detectadas pelo fio dental. Dores de dente, inicialmente causadas por alimentos ou bebidas frias, quentes ou doces. Mau hálito. Inchaço da gengiva e da face.

Os principais alimentos que podem causar cavidades nos dentes: Açúcar – O açúcar branco, açúcar mascavo, xarope de milho e outros açúcares comerciais podem danificar os dentes; Doces e alimentos pegajoso – Alimentos pegajosos como biscoitos macios podem ficar por mais tempo entre os dentes. Os dentes não são facilmente lavados pela saliva, principalmente os molares e do siso; Bebidas ácidas, com níveis de PH baixo, podem prejudicar o esmalte dos dentes; Produtores refinados – farinha branca, farinha de trigo e outros grãos, como pão, bolos e biscoitos podem ajudar na contração de cáries dentárias.

Uma minuciosa higiene bucal é ainda mais necessária. Escovar regularmente os dentes após as refeições e utilizar fio dental, de modo a evitar a acumulação de resíduos. Diminua a ingestão de carboidratos, principalmente da sacarose, sob a suas diversas formas: sólida, líquida, pulverizada, etc. Visite regularmente o dentista.

...

Baixar como  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »