TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATUAÇÃO DOS NEUROTRANSMISSORES NA DEPRESSÃO

Tese: ATUAÇÃO DOS NEUROTRANSMISSORES NA DEPRESSÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Tese  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  733 Visualizações

Página 1 de 3

1. ATUAÇÃO DOS NEUROTRANSMISSORES NA DEPRESSÃO

Os sistemas, nervoso e endócrino são os responsáveis pela maioria das funções de controle do organismo, sendo os neurônios as principais células que formam este sistema, cuja função é captar os impulsos elétricos provenientes dos nossos cinco sentidos. Há uma comunicação constante entre os neurônios, e o envio de impulsos nervosos ao cérebro humano resulta nas ações motoras e cognitivas. Entre um neurônio e outro há um espaço chamado fenda sináptica, e o estímulo ou a inibição do neurônio seguinte se dá quando o primeiro libera substâncias químicas para o seguinte, sendo essas denominadas de neurotransmissores.

Os neurotransmissores são armazenados em vesículas neuronais, que na fenda sináptica reage diretamente com o neurônio seguinte, sendo que parte do neurotransmissor é reaproveitado pelo próprio neurônio, e outra parte ainda é metabolizada ou destruída por enzimas e posteriormente eliminada do organismo. Trata-se de um processo contínuo, onde os neurônios têm sempre à disposição neurotransmissores para serem sintetizados a qualquer momento, e sua substituição com o armazenamento de novas moléculas e novas vesículas neuronais.

1.2. PRINCIPAIS NEUROTRANSMISSORES

Acetilcolina – É o neurotransmissor encontrado em maior quantidade no corpo. Controla muitos órgãos como coração, fígado, estômago e outros. Ajuda na musculatura, no aprendizado e nas emoções, e está relacionado à performance sexual. A síntese da acetilcolina para o organismo é vital, pois sua falta causa esquecimento e falta de concentração, e é absorvido a partir de algumas vitaminas, nutrientes e minerais.

Endorfina – É um calmante natural. Junto com a dopamina, pode substituir a dor pela sensação de prazer. É responsável pelo sentimento de euforia e êxtase.

Dopamina – Apresenta funções diversas; é um inibidor e sua falta causa a doença de Parkinson (falta de habilidades e movimento), e resulta em pensamentos incoerentes como na esquizofrenia, pois no lóbulo frontal regula grande número de informações que vem de outras partes do cérebro.

Noradrenalina ou Norepinefrina – Nos faz ficar alerta e ter uma boa memória; é conhecido como o hormônio precursor da adrenalina e também como o neurotransmissor que eleva a pressão sanguínea. Se houver desequilíbrio entre ela e outras substâncias, pode causar diversas doenças.

Serotonina – Conhecida como (5HT). É encontrada nas paredes sanguíneas, no hipotálamo e parte central do cérebro. É o neurotransmissor envolvido na excitação dos órgãos, e contrição dos vasos sanguíneos. Algumas de suas funções são: - estímulos do batimento cardíaco, início do sono, e luta contra a depressão. O excesso de sua produção resulta no enrubescimento da pele, variações na pressão sanguínea, cólica e diarréia.

1.3. NEUROTRANSMISSORES E A DEPRESSÃO

As flutuações entre alegria e tristeza são normais, mas se excessivas em intensidade e/ou duração, interferem no cotidiano, sendo um transtorno afetivo; já a tristeza intensa e prolongada caracteriza a depressão mental, sendo um problema de saúde pública, pois 30% da população mundial sofrem desse mal.

A causa da depressão é um defeito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com