TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFECÇÃO POR CORRENTE SANGUÍNEA RELACIONADA AO USO DE CATETER VENOSO CENTRAL EM PACIENTES DE UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Por:   •  1/3/2018  •  Projeto de pesquisa  •  4.269 Palavras (18 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 18

INFECÇÃO POR CORRENTE SANGUÍNEA RELACIONADA AO USO DE CATETER VENOSO CENTRAL EM PACIENTES DE UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI)

BLOODSTREAM INFECTION RELATED TO THE USE OF CENTRAL VENOUS CATHETER IN PATIENTS IN AN INTENSIVE CARE UNIT

Robson Oliveira Santos1

Ellen Priscila Nunes Gadelha2

RESUMO

Introdução: Este artigo tem como finalidade desvelar informações acerca dos cateteres venosos centrais bem como sua positividade, além disso, também almeja mostrar os mais diversos riscos como a infecção por corrente sanguínea, proporcionados pela manipulação inadequada por agentes em pacientes internados em UTI’s. Objetivo: Identificar os principais tipos de infecções associadas ao uso do cateter venoso central em pacientes em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) a partir da revisão de literatura. Metodologia: A pesquisa é do tipo qualitativa e esteve pautada na perspectiva de natureza exploratória, utilizando-se do método de revisão bibliográfica a partir de fontes previamente consultadas, sendo utilizados livros artigos científicos, censos, publicações etc. Resultados e discussão: Foi observado que o trabalho desenvolvido pelo enfermeiro é de absoluta relevância, posto que o mesmo é responsável por proferir assistência adequada e de acordo com princípios que visem garantir a prevenção e controle de infecção em pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), permitindo um planejamento adequado de técnicas e medidas que visem este fim. Considerações finais: Ao término da pesquisa, foi possível concluir que a equipe de enfermagem pode e deve adotar técnicas e medidas estratégicas que visem garantir a segurança dos pacientes contra os riscos de infecção por corrente sanguínea, tais medidas podem se cumprir por meio do planejamento e aprimoramento voltado à ação preventiva a fim de instigar discussões e novas estratégias de prevenção a esse tipo de infecção.

Palavras chave: “Infecção”; “Circulação sanguínea”;“Cateter venoso central”.

SUMMARY

Introduction: Hospital infection is acquired after admission of the patient and manifests during hospitalization or after discharge when related to hospitalization or hospital procedures or still manifest before 72 hours of hospitalization, but associated with diagnostic procedures during this period. Objectives:Identify the processes of prevention and control of hospital infection in ICU patients. As specific objectives this one intends to define hospital infection, historical context, causes and consequences to the patient in ICU. Methodology: The research was based on the perspective of exploratory nature using the method of bibliographical revision from previously consulted sources, being used books scientific articles, censuses, publications, etc. Results and discussion: It was observed the importance of the nursing team's role in care planning and principles governing the prevention and control of infection made available to ICU patients through different techniques and measures. Final considerations:The planejament directed a preventive action is requisite y, mainly regarding the nursing and care given to patients in ICUs in order to promote professional competence through.

Key words: "Infection"; "Circulation sanguinea”; "".

________________________

1Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Estácio do Amazonas. Manaus – AM, Brasil. E-mail: robson.woliver@hotmail.com 

2 Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Estácio do Amazonas. Mestre em Medicina Tropical pela Universidade Estadual do Amazonas – UEA. Manaus – AM, Brasil. E-mail:ellenpriscilla@ig.com.br


INTRODUÇÃO

O ambiente hospitalar é um dos cenários de maior ocorrência de infecções, portanto, é fácil concluir que as Unidades de Terapia Intensiva (UTI) são os âmbitos de maior incidência no número de complicações, sendo o maior. Dos diversos tipos de infecções temos as infecções da corrente sanguínea que são multifatoriais e apresentam fisiopatologia, critérios diagnósticos, implicações terapêuticas, prognósticas e preventivas distintas.

Vale mencionar que quando relacionadas ao uso do Cateter Venoso Central (CVC), as infecções constituem um grande problema de saúde pública atingindo elevada magnitude. Mediante este fato, um conjunto de ações têm sido desencadeadas procurando elevar o padrão não somente do atendimento técnico realizado por profissionais de enfermagem, mas, também, propor medidas e formas de abordagem fundamentadas na integralidade da assistência às práticas de prevenção em hospitais, especialmente, os que possuem unidade de terapia intensiva (UTI) pois representam um “habitat” que alberga bactérias que podem tornar-se resistentes às drogas5,6.

Devido à relevância do tema proposto, que tem como objetivo principal identificar os principais tipos de infecções associadas ao uso do cateter venoso central em pacientes em UTI adulto a partir da revisão de literatura. O alcance do objetivo principal desta pesquisa depende da construção de objetivos específicos, a saber: definir infecção hospitalar, contexto histórico, causas e consequências sofridas pelo paciente em UTI; verificar a incidência de infecções da corrente sanguínea relacionada ao cateter venoso central e os principais microrganismos que estão associados a estas e rever medidas profiláticas que visem mostrar a importância do atendimento realizado pela equipe de enfermagem na prevenção e controle a todo tipo de infecção associada ao cateter em pacientes internados em UTI.  

Quanto ao desenvolvimento desta pesquisa, a mesma se justifica pela necessidade em obter um conhecimento mais amplo a respeito dos principais tipos de infecções associadas ao uso do Cateter Venoso Central (CVC) o que constituem um importante problema de saúde pública.

Outro ponto positivo advindo desta pesquisa, é que a mesma atinge grande magnitude e importância na prevenção e controle de infecção Revela-se também que a propositura deste tema, tem como finalidade sugerir um perfil técnico diferenciado à equipe de enfermagem e demais profissionais da saúde capacitação e qualificação profissional a fim de implantar ou implementar meios que visem reduzir o índice de casos de infecção por corrente sanguínea em pacientes alocados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI)6,7.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.4 Kb)   pdf (252.3 Kb)   docx (358.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com