TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acidose metabólica

Ensaio: Acidose metabólica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Ensaio  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 3

Acidose metabólica

Caso Clínico

Um paciente do sexo masculino, 60 anos, hipertenso há muitos anos e com doença renal crônica (creatinina basal aprox. 2,0). Ele comparece ao pronto-socorro devido a diarreia com início há três dias. Relata que a diarreia é aquosa, ocorrendo cerca de 10 episódios por dia, e está associada a dor em cólica no andar inferior do abdome e febre baixa (até 38,2oC). Não ocorrem episódios de vômito. O paciente terminou o tratamento com antibióticos (fluoroquinolona respiratória) para um quadro de infecção de vias aéreas superiores há uma semana. Ao realizar exame, ele apresenta-se sonolento, levemente confuso, hipotenso, taquicárdico e taquipneico. O exame segmentar evidencia dor à palpação profunda em hipogástrio e fossas ilíacas, mas sem sinais de irritação peritoneal. A partir dos exames laboratoriais, são verificados leucocitose (15 mil leucócitos), piora na função renal (creatinina de 4,0 mg/dL), pH de 7,22, PaCO2 de 20 mmHg, HCO3- de 8 mEq/L, sódio de 128 mEq/L, Cl- de 102 mEq/L e albumina de 3,0 g/dL.

Definição

A acidose é um processo patológico que resulta no acúmulo de ácidos [H+]. A equação de Henderson mostra que a concentração de [H+] pode ser determinada por meio de duas variáveis: a pressão parcial de gás carbônico (PaCO2) e a concentração de bicarbonato.

[H +] = 24 x PaCO2 / [HCO3-]

Logo, percebe-se que um aumento na concentração de [H+] pode ser o resultado de uma elevação na PaCO2 ou queda na concentração de [HCO3-]. Quando a acidose é causada por um acúmulo de PaCO2, ela é caracterizada como respiratória; quando de uma queda na concentração de [HCO3-], é denominada metabólica. Portanto, acidose metabólica é um distúrbio do equilíbrio acidobásico, caracterizado por redução nos níveis de bicarbonato sérico (Tab. 74.1, 74.2 e Quadro 74.1).

Epidemiologia

A acidose metabólica é um distúrbio acidobásico frequente, em especial nos pacientes internados nas unidades de cuidados intensivos (2). Frequentemente esse distúrbio está relacionado à patogênese de doenças graves, associado a sinais e sintomas. Ele é um marcador de prognóstico ruim.1-3

Sinais e Sintomas

Em geral, o paciente com acidose metabólica apresenta os sintomas da doença de base, e não da acidose metabólica em si. Independentemente da causa, o achado clínico mais comum em pacientes com acidose metabólica é a hiperventilação de Kussmaul.3-5

Portanto, uma análise de gasometria arterial deve ser solicitada sempre que a doença de base sugerir a possibilidade de acidose metabólica ou quando o paciente apresentar uma hiperventilação sem motivo aparente.

Efeitos maléficos da acidemia

Os íons [H+] são altamente reativos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com