TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Água; Alcalose Respiratória; Acidose Respiratória; Tamponamento Sanguíneo

Por:   •  14/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 2

UNIMONTE

Medicina Veterinária – Turma A – Noturno

Bioquímica – Prof. : Cristina

Julia Caiafa Maffei – RA. : 51511643

Juliana Silveira Piccirilo Duarte – RA. : 51514692

Rafael Diniz Mattos Pazos de Carvalho – RA. : 51511419

Stephany Maida Marchesini Ribeiro – RA. : 51514426

TRABALHO DE BIOQUÍMICA

Santos - SP

26/03/2014

TEMA 1 – Água.

• Características Químicas:

A água é formada por duas biomoléculas (duas de hidrogênio e uma de oxigênio). A diferença de eletronegatividade entre as biomoléculas a torna muito polar assumindo um formato semelhante ao tetraédrico com ângulo de 104,5 °C (tetraédrico perfeito = 109,5 °C).

Por ser polar, a água dissolve a maioria das biomoléculas que geralmente são compostos carregados ou polares devido ao efeito estabilizador das pontes de hidrogênio. Por conta dessas pontes, a água possui características incomuns quando comparada a outros solventes (possui Ponto de fusão, ebulição e calor de vaporização mais altos). A soma de todas as pontes de hidrogênio entre as moléculas da água liquida, confere à ela uma grande coesão interna.

• Propriedades Físicas:

Densidade – 1.000,00 kg/m3

Ponto de fusão – 0 °C

Ponto de ebulição –100 °C

Viscosidade – Varia de acordo com a temperatura, na CNTP o coeficiente é 1Pa/s

Tensão superficial – 7,2x109N.m-1 ( a mais alto de todos os líquidos).

Calor específico – 1,0 cal/g °C

• Funções da Água nos Seres Vivos:

A água transporta substâncias, mantêm a célula com tamanho e forma adequados, faz parte de todos os líquidos orgânicos (sangue, urina, suor, etc.), regula a temperatura do corpo e intervém em todas as transformações que ocorrem no interior do organismo.  Atua como solvente, lubrificante de diversos órgãos, meio de transporte de íons e moléculas.

TEMA 2 – Alcalose Respiratória; Acidose Respiratória; Tamponamento Sanguíneo.

     • Alcalose Respiratória

O sangue possui uma baixa concentração de anidrido carbônico. Com a respiração rápida e profunda (hiperventilação), provoca uma eliminação excessiva de anidrido carbônico. Com isso o PH sanguíneo torna-se alcalino.

     • Acidose Respiratória:

É o excesso de acidez no sangue, que resulta em um fraco funcionamento pulmonar. Ela surge quando os pulmões não eliminam totalmente o anidrido carbono, com isso o PH sanguíneo desce e o sangue torna-se ácido.

     •Tamponamento Sanguíneo:

Muitas moléculas presentes na composição celular são extremamente sensíveis a variações de PH. Decréscimos ou acréscimos mínimos podem ter sérias consequências principalmente quando falamos em função enzimática, na qual é totalmente dependente do PH do meio. Para que não ocorra essas variações, temos o sistema tampão.

O sistema tampão é constituído por um ácido fraco e sua base conjugada. Capazes de impedir grandes variações de PH quando adicionados ácidos ou álcoois. Os principais tampões são: Fosfato, Bicarbonato e Proteínas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (86.1 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com