TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acupuntura: Como Funciona efeitos e benefícios

Artigo: Acupuntura: Como Funciona efeitos e benefícios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  Artigo  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 2

Acupuntura: como funciona efeitos e benefícios

A acupuntura é um conjunto de práticas terapêuticas inspirado nas tradições médicas orientais. Criada há mais de dois milênios, a acupuntura é um dos tratamentos médicos mais antigos do mundo. Consiste na estimulação de locais anatômicos sobre ou na pele – os chamados pontos de acupuntura.

De acordo com a tradição chinesa, a técnica é capaz de ajustar canais energéticos do corpo, chamados na acupuntura de meridianos, de acordo com equilíbrio de yin e yang. A medicina ocidental e moderna, contudo, sugere que o método estimule a liberação de substâncias químicas que alteram o sistema nervoso e podem ter efeitos em todo o corpo, promovendo o equilíbrio do organismo. Sendo assim, está muito associada a transtornos orgânicos resultantes de tensões emocionais como o estresse.

O diagnóstico é feito após o questionamento de diferentes aspectos da vida do paciente e a observação de manifestações físicas como a pulsação, a respiração, cor e aspecto da pele e da língua. Assim que o problema é identificado, o paciente pode ter alguns de seus mais de mil pontos de acupuntura estimulados em diversas e frequentes sessões.

Segundo Maiken Nedergaard, as novas descobertas vêm adicionar ainda mais suporte científico à Acupuntura. "A acupuntura tem sido um pilar do tratamento médico em algumas partes do mundo por 4.000 anos, mas como ela ainda não foi compreendida completamente, muitas pessoas se mantiveram céticas", afirma Nedergaard.

A pesquisa complementa um rico corpo de trabalhos que mostram que, no sistema nervoso central, a Acupuntura cria sinais que levam o cérebro a produzir as endorfinas, analgésicos naturais. "Neste trabalho, nós fornecemos informações sobre um mecanismo físico pelo qual a Acupuntura reduz a dor no corpo," acrescenta a pesquisadora.

Objetivo:

Compreender o tratamento alternativo.

Metodologia:

A pesquisa foi feita com base em informações encontradas no sites da internet

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com