TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acupuntura

Trabalho Universitário: Acupuntura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2013  •  1.210 Palavras (5 Páginas)  •  897 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

A acupuntura é um dos tratamentos médicos mais antigos e teve sua origem na China, há mais de 2500 anos, mas mesmo agora que já está se tornando moda no Ocidente, nossos médicos ainda não descobriram a maneira exata, de como essa técnica antiga funciona. No entanto, quaisquer que sejam os mecanismos, a acupuntura parece funcionar.

A técnica da acupuntura consiste em colocar agulhas da espessura de fios de cabelo em diferentes pontos de pressão (chamados de pontos de acupuntura), em todo o corpo. Acredita-se que o estímulo desses pontos promova as capacidades naturais regeneradoras do corpo e aprimore seu funcionamento.

Função

A acupuntura busca a recuperação do organismo como um todo pela indução de processos regenerativos, normalização das funções alteradas, reforço do sistema imunológico e controle da dor.

Várias doenças funcionais podem ser tratadas pela acupuntura. Dentro da concepção chinesa, a doença é uma manifestação de desequilíbrio, e a acupuntura seria uma forma de readquirir a harmonia perdida. Entre as doenças tratáveis pela acupuntura estão:

processos agudos e crônicos de dor

insônia e ansiedade

dores na região cervical, ombro e cotovelo

tendinites

lombalgias

traumatismos

lesões no joelho e articulações

problemas pulmonares e alérgicos como: asma, bronquite, sinusite crônica, etc

problemas digestivos: de caráter funcional, gastrites, problemas esofágicos leves, problemas intestinais, distensão abdominal, excesso de gases, etc

problemas ginecológicos: distúrbios menstruais, tensão pré-menstrual (TPM), processos inflamatórios primários

lesões esportivas: reabilitação através do controle das dores dos músculos, tendões e articulações, reduzindo processos inflamatórios e contraturas musculares

pré e pós operatório: atua no processo de recuperação, aumentando a imunidade, ativando a cicatrização, acelerando a reabsorção e reduzindo inflamações

estresse: atua através da modulação das endorfinas e serotoninas, relaxando a musculatura, reduzindo a ansiedade e melhorando a qualidade do sono

Material

Desde os primórdios dos tempos, têm-se usado os mais variados tipos de agulhas. Antigamente eram usadas lascas de pedras, estalactites, lascas de madeira, de bambu e até espinhos. Recentemente temos as de platina e a de aço inox.

Na técnica chinesa a penetração da agulha deve ser profunda. Os pontos de Acupuntura têm profundidade variável de acordo com a localização anatômica, por exemplo, como regra geral, nas mãos e pés é mais superficial. Nas pernas e braços é mais profunda, porém este estímulo é mais intenso provocando mais dor.

Benefícios

- Inúmeras possibilidades de aplicação.

É útil em qualquer doença, não importando sua localização, oferecendo auxilio de uma maneira ou de outra em todas as faixas etárias e independente do sexo, podendo ainda ser facilmente associada a outras modalidades terapêuticas.

- Diminuição do uso de medicamentos:

Atualmente o uso de drogas está se tornando abusivo, com freqüentes intoxicações. A acupuntura regula o equilíbrio do organismo, melhorando a circulação sangüínea, aumentando a resistência corpórea e sendo capaz de mudar a constituição corporal, por isso, reduz ao mínimo a necessidade de drogas e aumenta a eficácia terapêutica. Além disso, constitui-se num tratamento mais econômico.

Risco

A idéia de que a acupuntura não traz riscos é um mito. Ela não deixa de ser um procedimento invasivo, em que se insere uma agulha no corpo em locais onde há terminações nervosas, vasos sangüíneos e órgãos.

A acupuntura pode ser uma terapia segura, desde que executada por profissionais qualificados que tenham boa formação não só na aplicação das agulhas mas em questões prévias, como o diagnóstico segundo os parâmetros da medicina ocidental e o conhecimento da anatomia humana"

A gravidade dos efeitos adversos da acupuntura varia. Apesar de raros, os mais sérios podem levar à morte ou deixar seqüelas.

Profissional da acupuntura

Para ser um acupunturista é necessário domínio da anatomia humana, bem como dos pontos específicos para cada problema. Outras características interessantes são:

sensibilidade

atenção a detalhes

capacidade de concentração

detalhismo

boa visão

facilidade para lidar com agulhas e objetos cortantes

firmeza nas mãos

raciocínio lógico e rápido

interesse pela medicina

interesse pela cultura oriental

Principais atividades

diagnosticar o problema do paciente

conversar com o paciente para verificar a origem do problema

investigar aspectos psicológicos que possam tem relação com o problema

investigar os melhores tipos de tratamento, dentro da acupuntura, para cada problema

cuidar do bem estar do paciente

prestar atenção às reações ao tratamento

perceber sua evolução

relacionar outros tratamentos que estão sendo feitos simultaneamente e perceber a evolução de ambos

se necessário, anestesiar o paciente por métodos da acupuntura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com