TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agente Comunitario

Trabalho Escolar: Agente Comunitario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  963 Palavras (4 Páginas)  •  901 Visualizações

Página 1 de 4

O trabalho o agente comunitário de saúde

O agente comunitário da saúde é o profissional que realiza atividades de prevenção de doença e promoção da saúde das comunidades, sempre supervisionado e coordenado por um enfermeiro ou gestor de saúde. Essa profissão sempre é exercida por um morador da comunidade que passa por treinamentos e cursos, para entender melhor as origens das doenças e as técnicas de prevenção, formando assim um elo entre a população e o sistema de saúde. Além de realizar trabalhos de conscientização, o agente comunitário de saúde

Promove o cadastro das famílias, orientação individual e coletiva, identificar áreas de risco ou focos de doenças, realizar visitas domiciliares, desenvolver ações educativas que envolvam a comunidade, realizar mapeamento da comunidade, coletar informações para compor o sistema de informação da atenção a básica (SIAB), entre outras funções. Este programa é dividido em etapas, sendo elas; o cadastramento das famílias, mapeamento, as visitas domiciliares e o sistema de informação, da Atenção Básica (SIAB).

Cadastramento das famílias

É preciso fazer o cadastramento das famílias de sua micro área, onde o ACS irá atuar, com o máximo 750 pessoas. Acontecerá o preenchimento das fichas especificas, isso possibilita o conhecimento das reais condições de vida das famílias residentes na área de atuação da equipe, importante também identificar os estabelecimento e instituições existentes no território, sendo que este cadastramento deverá ser de conhecimento de toda a equipe de saúde para que avenham identificar a realidade de cada comunidade e cada família receba o suporte dentro de sua situação.

Mapeamento da Área de Atuação.

O mapa servirá para retratar e aumentar o conhecimento sobre a comunidade que está sendo atirada, sendo assim uma ferramenta indispensável. O conjunto de mapas feitos pelos ACS formará um grande mapa da área de atuação da equipe de saúde da família (ESF) alguns mapas podem ser feitos manualmente com o auxilio da comunidade e fotos de territórios utilizando recursos de internet e informática.

É necessário identificar os riscos de sua micro- área. O mapa retrata território onde acontecem mudanças portanto deve ser atualizados constantemente e é importante ter sempre uma cópia para acompanhamento de mudanças. O mapa vai ajudar toda a equipe a diagnosticar a saúde de sua área.

Visita Domiciliar

Sendo a atividade mais importante a visita domiciliar nada mais é que conhecer não somente o espaço físico da família, mas conhecer em tudo este espaço e o que ele representa, ela estabelece uma relação de confiança. Portanto as vezes o ACS pode ser a melhor companhia de um idoso ou de uma pessoa deprimida sem extrapolar os limites de seus atributos. É recomendado que ACS estabeleça um vinculo com a família, sabendo diferenciar sua relação pessoal com seu papel de(Agente Comunitária de Saúde). Cada família tem uma dinâmica de vida própria, então fica notável a dificuldade de classifica-la num modelo único.

A visita domiciliar deve ser planejada, é indispensável que na primeira visita o (ACS) se apresente. Nunca o Agente de Saúde e sua equipe devem fazer julgamento a família quanto a cultura, crenças religiosas, situações econômicas etc, podendo assim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com