TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL DO ESTAGIO- AGENTE COMUNITÁRIO DA SAÚDE

Por:   •  6/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  831 Palavras (4 Páginas)  •  6.296 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS

IFNMG- CAMPUS ARINOS

TÉCNICO EM AGENTE COMUNITARIO DE SAÚDE

RELATÓRIO DE ESTÁGIO DO CENTRO DE SAUDE ANTÔNIO ORTIGA

ZENILDE PEREIRA DE JESUS

ARINOS-MG

2015

1. INTRODUÇÃO

A Estratégia Saúde da Família (ESF) visa à reorganização da atenção básica no País, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, e é tida pelo Ministério da Saúde e gestores estaduais e municipais como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica por favorecer uma reorientação do processo de trabalho com maior potencial de aprofundar os princípios, diretrizes e fundamentos da atenção básica, de ampliar a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades, além de propiciar uma importante relação custo-efetividade.

A estratégia de Saúde da Família é um projeto dinamizador do SUS, condicionada pela evolução histórica e organização do sistema de saúde no Brasil. A velocidade de expansão da Saúde da Família comprova a adesão de gestores estaduais e municipais aos seus princípios. Iniciado em 1994, apresentou um crescimento expressivo nos últimos anos. A consolidação dessa estratégia precisa, entretanto, ser sustentada por um processo que permita a real substituição da rede básica de serviços tradicionais no âmbito dos municípios e pela capacidade de produção de resultados positivos nos indicadores de saúde e de qualidade de vida da população assistida.

A Saúde da Família como estratégia estruturante dos sistemas municipais de saúde tem provocado um importante movimento com o intuito de reordenar o modelo de atenção no SUS. Busca maior racionalidade na utilização dos demais níveis assistenciais e tem produzido resultados positivos nos principais indicadores de saúde das pessoas assistidas às equipes saúde da família.

2. OBSERVAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

O centro de saúde Antônio Ortiga encontra-se localizado provisoriamente à Rua João Rodrigues Silva, N. 110, no bairro centro, trabalhando em conjunto com o Programa Saúde da Família Centro, pois as suas instalações encontram-se em reforma.

O Centro de Saúde atende atualmente 420 famílias que residem na zona rural. Prioriza as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde do individuo de saúde ou por meio e visitas domiciliares, pelos profissionais que compõem as equipes de saúde, nas residências e na mobilização da comunidade, caracterizando-se: como porta de entrada de um sistema hierarquizado e regionalizado de saúde; por ter território definido, com uma população delimitada, sob a sua responsabilidade por intervir sobre os fatores de risco aos quais a comunidade está exposta, por prestar assistência integral, permanente e de qualidade para realizar atividades de educação e promoção da saúde.

A implantação do PSF foi de grande valia para a população arinense, uma vez que mais pessoas passaram a receber assistência em prol da sua saúde de forma contínua e qualificada, Dessa forma, houve melhoria dos indicadores de saúde, bem como a redução de exames complementares, de consultas especializadas, encaminhamento dos pacientes para atendimento de urgência e de internações hospitalares sem necessidade.

3. ASPECTOS FÍSICOS DO PSF

A estrutura física do centro de Saúde Antônio Ortiga é composta por:

1. Sala de cuidados básicos;

1. Sala de recepção, e espera para pacientes e acompanhantes;

1. Consultório médico;

2. Banheiros para uso dos Usuários;

1. Sala de arquivo;

2. Consultórios de enfermagem;

1. Sala de Agentes Comunitários de Saúde;

1. Sala de Vacina;

1. Farmácia;

1. Sala para Reuniões e Palestras;

1. Consultório

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (126.5 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com