TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agua e esgotos

Projeto de pesquisa: Agua e esgotos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO:

O ramo de saneamento é responsável pelo abastecimento de água e esgoto sanitário em todas as regiões do país.

É extremamente importante um projeto de saneamento que cause efeitos ambientais positivos, uma vez que podem ser gerados impactos pelas águas de lavagem dos filtros das estações de tratamento de água, efluentes dos coletores, dos emissários ou das estações de tratamento de esgotos lançados nos corpos hídricos; contaminação por cloro gasoso e outros produtos químicos lançados nos cursos de água e no meio ambiente; ou ainda, desmatamento; geração de lodo e resíduos dos seus sistemas de tratamento. ¹

RESULTADOS/DISCUSSÃO:

Alem do abastecimento de água e esgoto, o setor de saneamento também é responsável pela coleta de resíduos sólidos.

Com um Programa de Gestão Ambiental que visa à diminuição dos poluentes, é possível desenvolver um projeto de gerenciamento destes resíduos. Com a reciclagem de materiais como papel, vidro, metal e plástico é possível diminuir significativamente os impactos ambientais. Segundo programa realizado pela Rivieira de São Lourenço², num período de 10 anos* é possível a coleta e reciclagem das seguintes quantidades dos materiais anteriormente descritos:

Índice de Quantidade de Matérias Coletados

Material Quantidade

PAPEL 261 TONELADAS

VIDRO 831 TONELADAS

ALUMINIO 55 TONELADAS

FERRO 396 TONELADAS

PLASTICO 414 TONELADAS

PET 65 TONELADAS

CONCLUSÃO:

Concluísse então, que a Sustentabilidade Empresarial ou o Programa de Gestão Ambiental – PGA são extremamente essenciais no formato organizacional de uma empresa do ramo de saneamento. O cuidado com o manejo dos resíduos sejam eles líquidos ou sólidos, é importantíssimo. Retornos financeiros podem ser gerados com a venda dos produtos para empresas especializadas em reciclagem de cada material. A correta coleta de lixo gera grande diminuição de resíduos lançados ao Meio Ambiente, contribuindo assim para a não geração de impactos ambientais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com