TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aleitamento Materno

Trabalho Escolar: Aleitamento Materno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  1.238 Palavras (5 Páginas)  •  724 Visualizações

Página 1 de 5

Aleitamento Materno

O leite materno é o alimento ideal para o bebê, principalmente o prematuro. O leite produzido pela mãe contém todos os elementos necessários para o bebê.

Vantagens

 É prático, econômico, higiênico, tem a temperatura ideal para o consumo , é de fácil digestão e menos alergênico que qualquer alimento infantil.

 Está nas proporções adequadas à cada criança, tanto em quantidade como em valor nutricional, não provocando obesidade ou desnutrição

 Previne problemas na fala e nos dentes, pois fortalece a musculatura facial e o bom desenvolvimento mandibular.

 Fortalece o vínculo entre mãe e filho,transmitindo carinho, tranquilidade e segurança.

 É completo, atendendo todas as necessidades hídricas e nutricionais da criança até o sexto mês de vida, não sendo necessário complementação. A complementação é contraindicada, pois pode atrapalhar a amamentação, e se adoçadas com açúcar, pode produzir cólicas, devido sua fermentação.

Tipos de leite materno

Componentes Colostro Transição Maduro

1-5 dias 5-10 dias >15 dias

Água (g/dl) 87,2 86,4 87,6

Energia (Kcal/dl) 58 74 71

Gordura (g/dl) 2,1 3,9 4,0

Lactose (g/dl) 4,1 5,4 6,8

Proteínas (g/dl) 3,1 0,9 0,8

Colostro

Líquido espesso, de coloração amarelada, que possui papel imunológico fundamental, sendo a primeira imunização da criança, além das funções de estabelecer a flora intestinal ideal, flora bífida, que tem ação laxativa na eliminação do mecônio.

É rico em betacaroteno. Em relação ao leite materno, apresenta maior concentração de proteínas, menor quantidade de carboidratos e de gorduras, menor valor energético, maior concentração de sódio, potássio, cloro, zinco, vitamina A e E.

É produzido logo após o nascimento, aproximadamente 10 ml/mamada.

Leite de transição

Composição intermediária entre colostro e leite maduro. Produzido até aproximadamente 10 dias após o parto, aproximadamente 500/700 ml/dia.

Leite maduro

Composição estável. Produzido 15 dias após o parto, de 800 a 1000 ml/dia.

Análise da composição do leite

Proteínas

Contém 10,5 g de proteínas por litro , independente do tipo físico e dieta da mãe. Dividem-se em proteína do soro - lactalbumina - e caseína.

Comparado ao leite de vaca, o materno é superior. Possuí a proporção de caseína/proteína do soro de 40:60 contra 80:20 do leite de vaca.. Apresenta maior quantidade de alfa-lactoalbumina, imprescindível no fornecimento de aminoácidos necessários para o crescimento e desenvolvimento do lactente. Apresenta também maior quantidade de taurina, fundamental para o desenvolvimento e função visual da criança.

 Caseína humana: Facilita a digestão e melhora o trânsito intestinal. Em contato com o suco gástrico, coagula em pequenos flocos tênues.

 Caseína do leite de vaca: Forma coágulos firmes e resistentes, dificultando a digestão e interferindo na absorção do ferro.

Além disso, o leite de vaca apresenta maior quantidade de beta-lactoglobulina, o que pode provocar alergias decorrentes da intolerância ao leite.

Os aminoácidos são apresentados em quantidade suficiente para o metabolismo do bebê, sendo um forte fator de proteção para o SNC.

Lipídios

A qualidade e a quantidade dependem da dieta da mãe.

O leite humano apresenta 90% de triacilgliceróis e 10% divididos em fosfolipídios, colesterol e ácido graxos livres. É rico em ácidos graxos poliinsaturados de cadeia longa: ômegas 3 e 6, imprescindíveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com