TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aleitamento Materno

Trabalho Universitário: Aleitamento Materno. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 2

Aspectos relacionados ao aleitamento materno vem sendo muito estudados e discutidos ao longo das últimas décadas. Pesquisas têm comprovado cada vez mais a superioridade do leite humano em relação a outros tipos de leite, e conseqüentemente, os benefícios que decorrem dessa prática. A recomendação da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde é que as crianças sejam amamentadas exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade e, após essa idade, deverá ser dada alimentação complementar apropriada, continuando, entretanto, a amamentação até pelo menos a idade de dois anos. A exceção é para as mães portadoras de HIV/AIDS.

OBJETIVOS

compreender a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses para o binômio mãe-filho;

investigar os fatores envolvidos na manutenção do aleitamento materno exclusivo;

verificar os aspectos que facilitam e os que dificultam a prática do aleitamento materno;

verificar o diferencial no atendimento do serviço de enfermagem do HIAS, e

atender as necessidades das mães de forma humanizada oferecendo excelência no atendimento.

METODOLOGIA

Estudo descritivo, realizado com mães lactantes que buscam atendimento no banco de leite humano do HIAS. Foram entrevistas 22 mães, que participaram voluntariamente, após serem esclarecidas e terem assinado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. O projeto foi aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital cenário do estudo.

RESULTADO ESPERADO

Espera-se como resultado que as mães entrevistadas reconheçam a importância que têm o leite materno para o bebê na proteção contra doenças, proporcionando assim um crescimento saudável. Até o momento foram coletados dados referente a idade da mãe e da criança, renda familiar, orientações sobre aleitamento materno no pré-natal, se teve apoio familiar no início da amamentação, satisfação do atendimento no banco de leite, solução dos problemas após atendimento e alimentação atual da criança. Os dados visam identificar as principais dificuldades encontradas na prática do aleitamento materno, aprimorando o atendimento do banco de leite humano.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O UNICEF calcula que o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida pode evitar, anualmente, 1,3 milhão de mortes de crianças menores de 5 anos.

“É competência do Banco de Leite realizar ações de educação em saúde, enfatizando o apoio, proteção e a promoção do aleitamento materno”.

...

Baixar como  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »