TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alimentação E Nutrição Na Terceira Idade

Artigo: Alimentação E Nutrição Na Terceira Idade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Artigo  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 3

Alimentação e Nutrição na Terceira Idade

A alimentação, desde que nutricionalmente adequada, exerce papel fundamental na promoção, manutenção e na recuperação na saúde de pessoas idosas. Muitas das mudanças decorrentes do processo natural do envelhecimento podem ser atenuadas com uma alimentação balanceada e nutritiva.

De acordo com Salgado¹, a velhice prematura é causada na maioria das vezes por abusos alimentares e se a maioria dos homens e mulheres soubessem se alimentar desde a infância, a duração de suas vidas seria incomparavelmente maior. Inúmeros estudos sobre longevidade, tem mostrado a importância da redução do consumo de alimentos ricos em gordura e o aumento do consumo de alimentos de origem vegetal, ricos em fibras, vitaminas e minerais com ação antioxidante.

O envelhecimento provoca modificações estruturais e funcionais nos tecidos do organismo e reduz a capacidade de multiplicação celular, que gera modificações nos órgãos, os quais passam a ter insuficiência diminuída. Essas mudanças levam o idoso muitas vezes a uma ingestão nutricional deficiente, assim como as doenças cronicas, o usos de múltiplos medicamentos, podendo o idoso desenvolver a desnutrição.

O isolamento social predispõe ao idoso a falta de autocuidado fazendo com que este se alimente mal, em determinados casos, observa-se a tendência ao consumo aumentado de alimentos industrializados, de fácil e rápido preparo, porém com baixo valor nutricional.

Algumas alternativas como uma alimentação balanceada, a pratica de atividade física, a inserção do idoso em grupos da terceira idade, o desenvolvimento de atividades que lhe dê prazer, a socialização familiar, podem motivar o idoso a alcançar a qualidade de vida e longevidade, é claro com muito bom senso e sempre respeitando os limites de cada um.

Nutrição do Atleta

Quando há um ritmo intenso de atividade física, com treinamentos regulares diários, um cuidado maior na alimentação deve ser atribuído, como: aumentar a ingestão de água, pura ou na forma de sucos: consumir maior quantidade de carboidratos; evitar gordura sob todas as fontes; não exceder no consumo de proteínas; ingerir boas formas de fibras nas refeições; evitar excesso de açúcar e/ou alimentos açucarados; evitar sal em excesso; evitar bebidas gaseificadas; abusar no consumo de frutas, legumes e verduras; cuidados com molhos picantes e gordurosos; evitar bebidas alcóolicas.

Uma alimentação adequada, de boa qualidade e adaptada as necessidades do atleta, seri capaz de fornecer todos os nutrientes necessários, mesmo que as necessidades do mesmo estejam aumentadas.

Produtos que alegam propiciar ganho de massa muscular muitas vezes não tem esse efeito comprovadamente, e além disso podem utilizar alguma substância de efeito altamente prejudicial, como alguns hormônios de efeito anabolizantes. Esses últimos têm sido identificadas como substancias capazes de trazer diversos efeitos adversos no organismo.

Outros produtos têm sido estudados como de grande efeito para melhorar a perfomace dos atletas, mas ainda não há consenso entre o estudiosos na área quanto ao uso dos mesmos. Alguns suplementos ricos em carboidratos, podem trazer benefícios para os atletas que tem um grande desgate energético e precisam repor essa energia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com