TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alteração óssea dos pacientes com anemia falciforme

Por:   •  19/12/2018  •  Monografia  •  2.844 Palavras (12 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 12

INDICE

INDICE 3

INTRODUÇÃO 4

OBJECTIVOS DA PESQUISA 6

Objectivo geral 6

Objectivos específicos 6

JUSTIFICATIVA DA PESQUISA 7

CAPITULO I: FUNDAMENTAÇÃO CIENTÍFICA 8

1.1 - Definição de termos e conceito 8

1.1.1 - Fisiopatologia 8

1.1.2 - Sinais e sintomas da doença 9

1.1.3 - Ossos e articulações 9

1.1.4 – Necrose Avascular 10

1.1.5 - Síndrome mão e pé (Crise de dor) 11

1.2 - Hiperplasia medular reativa 12

CAPÍTULO II: ANÁLISE METODOLÓGICA 13

2.1 Tipo de estudo 13

2.2 Local de estudo 13

2.3 População de estudo 14

2.4 Variáveis de estudo 14

2.5 Procedimentos de recolha e tratamento de dados 15

2.6 Considerações éticas 15

2.7 Critérios de inclusão e exclusão 16

Inclusão: 16

Exclusão: 16

CRONOGRAMA DAS ACTIVIDADES 17

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 18

INTRODUÇÃO

A anemia falciforme é uma doença hematológica hereditária monogênica, caracterizada pela produção anormal de hemoglobinas, entre as quais a mais comum é a forma HbS (de Sickle, foice), que sob determinadas condições de desoxigenação, polimeriza, deformando as hemácias, que assumem uma forma semelhante a foices, causando deficiência no transporte de oxigênio e gás carbônico e outras complicações, nos indivíduos acometidos pela doença. Por esse motivo, a anemia drepanocítica é também conhecida por anemia falciforme. Do ponto de vista patogenético, está classificada entre as anemias por “defeito da síntese de hemoglobina”, a proteína que transporta oxigénio presente nos glóbulos vermelhos, embora a anemia seja em parte determinada pela hemólise esplênica.

A doença é causada por uma alteração do cromossomo 11. O gene que determina a característica das nossas hemácias fica em uma parte do cromossomo 11. Para que haja a anemia falciforme é necessário que a mãe e o pai tenham e transmitam o gene defeituoso.

Quando se recebe o gene defeituoso só de um dos pais, chamamos essa pessoa de portadora de traço falciforme. É um carreador assintomático do gene. Se essa pessoa tiver filhos com alguém que tenha a doença ou com outro carreador assintomático, o filho pode nascer ter anemia falciforme.(Cerrado, 29)

A alteração genética que determina a doença Anemia Falciforme é decorrente de uma mutação dos genesocorrida há milhares de anos, predominantemente, no continente africano onde houve três mutações independentes, atingindo os povos do grupo linguístico Bantu e os grupos étnicos Benin e Senegal.Vários pesquisadores associam a mutação genética como resposta do organismo à agressão sobre os glóbulos vermelhos pelo Plasmódiofalciparum, agente etiológico da malária. Esta hipótese é sustentada sob dois pontos de vista: milenarmente, a prevalência da malária é alta nestas regiões, e o fato dos portadores do traço falciforme terem adquirido certa resistência a essa doença.

As pessoas com Anemia Falciforme não são resistentes a malária.

Estudiosos de antropologia genética estimam que o tempo decorrido para que esta mutação se concretizasse foi de 70.000 a 150.000 anos passados, ou seja, 3.000 a 6.000 gerações. Nas regiões da África, onde se deram as mutações, o gene HbS pode ser encontrado na população, em geral, em uma prevalência que varia de 30 a 40%. O fenômeno de mutação do gene HbS também ocorreu na península árabe, centro da Índia e norte da Grécia. Com a emigração compulsiva dos povos africanos e pelos processos recentes de emigração da África, o gene foi difundido a todos os continentes, constituindo-se, na atualidade, a doença genética prevalente de caráter mundial. (AAFESP, s.d.)

OBJECTIVOS DA PESQUISA

Objectivo geral

 Demostrar a importância do uso dos métodos da radiologia no diagnóstico e no acompanhamento das alterações ósseas em pacientes drepanócitos.

Objectivos específicos

 Descrever as alterações ósseas e as suas causas em pacientes drepanócitos.

 Descrever as técnicas de exploração radiológica das alterações ósseas em pacientes drepanócitos.

 Caracterizar os pacientes drepanócitos lesões ósseas, quanto à idade, género, antecedentes patológicos familiais, tipo de lesões ósseas encontradas, técnicas radiológicas usadas no diagnóstico,

 Identificar os principais sinais e sintomas das alterações ósseas em pacientes drepanócitos.

 Identificar as principais alterações radiográficas encontradas em pacientes drepanócitos.

JUSTIFICATIVA DA PESQUISA

Os drepanócitos, são pacientes ou indivíduos que constantemente recorrem as unidades sanitárias a busca de assistência medica, visto que; apresentam varias queixas, sobre tudo dos ossos. Ai recai a importância do nosso estudo do contributo de diagnóstico por imagem (Raio X), cuja finalidade é ajudar a diagnosticar as alterações ósseas dos pacientes que padecem com a anemias falciforme.

CAPITULO I: FUNDAMENTAÇÃO CIENTÍFICA

1.1 - Definição de termos e conceito

Prevalência: quantifica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (79.4 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com