TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doença de Alzheimer

Resenha: Doença de Alzheimer. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  Resenha  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 2

A doença de Alzheimer é grave e progressiva e necessita de intervenção multiprofissional imediata. A fisioterapia é de fundamental importância e pode ser realizada no lar, porém quando feita a domicílio, proporciona mais conforto e comodidade a todos envolvidos, paciente e familiares. Os cuidadores podem acompanhar as sessões e auxiliar no esclarecimentos das maiores dificuldades do paciente, bem como participar das evoluções do treinamento.

Sinais e sintomas

Os sintomas iniciais são esquecimentos de fatos recentes, dificuldade em memorizar situações, nomes, lugares e repetição de histórias antigas. Com a progressão da doença esses sinais vão se agravando levando à perda da memória recente e antiga e dificuldades na socialização.

Causas da doença de Alzheimer

Perda extensa de neurônios na área cerebral responsável pela memória e inteligência (Núcleo Basal de Meynert), causando uma redução do tamanho de parte do cérebro.

Consequências

As conseqüências são graves e progressivas, a pessoa tem dificuldades em aprender coisas novas, à reter informações, dificuldades nas atividades de vida diária, distúrbios de linguagem, dificuldade de raciocínio, leitura, escrita, desorientação no espaço, desleixo com a aparência, vê e ouve coisas irreais, se movimenta pouco, fala coisas repetidas e sem nexo, começa a perder peso, não sorri, apresenta dificuldades urinárias e respiratórias, dentre outros.

Como a fisioterapia pode ajudar no tratamento da doença de Alzheimer?

É importante que o tratamento seja feito junto à família do paciente e nos locais que o mesmo freqüenta. O atendimento tem que ser criativo e estimular a memória da pessoa. É necessário também o treino de equilíbrio e mobilidade, prevenção de complicações musculares, respiratórias, urinárias e úlceras. Orientações quanto a melhor disposição de móveis, treinamento dos cuidadores, de marcadores de segurança são fundamentais aos familiares. Este paciente terá que ser tratado com todo respeito, amor e dedicação do profissional e pelos que o cercam.

...

Baixar como  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »