TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alzheimer

Artigo: Alzheimer. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Artigo  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

Doença de Alzheimer

A doença ou mal de Alzheimer é uma doença crônica que atinge, principalmente, a população idosa. Trata-se de uma forma de demência que afeta a memória, as funções congnitivas e capacidades de realizações de tarefas dos seus portadores. Caracteriza-se por uma perda de neurônios colinérgicos, o que reduz o número de conexões cerebrais. Estima-se que cerca de 1,2 milhões de pacientes no Brasil possuam a doença, com o aparecimento de 100 mil novos casos por ano. Os indivíduos mais afetados são idosos, entretanto há uma forma que atinge pessoas com idade inferior a 65 anos, conhecida como Alzheimer precoce ou familiar.

Embora as causas ainda não sejam bem conhecidas, atribui-se a fatores genéticos, ambientais e estilo de vida os desencadeadores da doença de Alzheimer. Certamente a idade é o principal fator de risco para o desenvolvimento da doença, entretanto outras variáveis podem contribuir para o seu aparecimento como o tabagismo, história familiar de Alzheimer e diabetes. Junk food (comida lixo) muito rica em açúcares rápidos e gorduras saturadas, é cada vez mais colocada na questão por estudiosos, alguns falam até em diabetes tipo 3 para caracterizar a doença de Alzheimer

Os sintomas iniciais incluem perda de memória. À medida que a doença evolui, outras habilidades do paciente ficam comprometidas, como a capacidade de fazer julgamentos e raciocínio, orientação espacial e equilíbrio.

O diagnóstico é realizado por neurologistas através de diversos exames do status mental, neuropsicológicos e exames de imagem. Complicações incluem o aumento da incidência de quedas e de doenças infecciosas do trato respiratório.

Os tratamentos atuais se baseiam no uso de inibidores de acetilcolinesterase (galantamina, donepezila e rivastigmina) e antagonistas do receptor NMDA (memantina). Suplementos alimentares (como vitamina B e vitamina E) e extratos de plantas medicinais (como huperizina A) podem ajudar na deterioração das funções mentais.

É importante que o cuidador do paciente com Alzheimer tenha consciência que essa é uma doença grave e que o doente necessitará de sua total ajuda. Estabelecer um ambiente agradável e seguro, fornecer alimentação adequada, estimular o paciente a praticar exercícios e dar regularmente os medicamentos são práticas que melhoram o quadro geral do paciente. Algumas medidas preventivas como o abandono do tabagismo, prática regular de exercícios físicos e uma dieta saudável podem se mostrar benéficas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com