TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Além Dos Muros Trabalhando O Sistema Nervosos E As Drogas Na Escola

Exames: Além Dos Muros Trabalhando O Sistema Nervosos E As Drogas Na Escola. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/6/2014  •  3.116 Palavras (13 Páginas)  •  700 Visualizações

Página 1 de 13

E.E.E.M. MANOEL ANTÔNIO DE CASTRO

TRAVESSA SESQUICENTENÁRIO, S/N- CIDADE NOVA- IGARAPÉ-MIRI-PARÁ

“Além dos Muros”: Trabalhando O sistema Nervoso e as drogas na escola.

PROPONENTE:

Ocilene Machado Quaresma

I.INTRODUÇÃO

As drogas são problemas que integram praticamente todas as sociedades contemporâneas, o resultado negativo decorrente a isso é de ordem social e econômica. Por este motivo a prevenção ao uso indevido de drogas, no cenário das escolas públicas estaduais e municipais, é um processo complexo e desafiador requerendo um tratamento adequado, cuidadoso fundamentado teoricamente, por meio de conhecimentos científicos desprovidos de preconceitos e discriminações.

O principal objetivo desta pesquisa é compreender a relação entre o sistema nervoso humano e as drogas como explicar esses fenômenos biológicos que ocorre e a dependência, tendo como ponto de partida os a constituição do sistema nervoso e os tipos de drogas como elas agem no organismo e quais seus malefícios, observando que alguns remédios são drogas e amenizam o sofrimento de alguns pacientes, porém enfatizar que seu uso causa dependência estudar na prática do cotidiano com alunos, a composição química das drogas, trabalhando nas palestras o grau de equilíbrio do corpo humano que utilizam drogas.De uma maneira geral, dentro desta concepção, os trabalhadores da educação em saúde prezam por saber acolher o ser humano dentro de toda a sua complexidade, reforçando sua auto-estima, contribuindo para ajudá-lo a se reencontrar bem em si mesmo, dentro de um mundo de dispersão e de aceleração.

Assim, as ações da educação em saúde são voltadas para indivíduos e suas famílias, grupos e comunidade através dos meios de comunicação (campanhas televisivas, cartazes, rádio, imprensa) o projeto buscará parcerias de ações diretas nas escolas, objetivando desenvolver um bom trabalho uma vez que as escolas necessitam de psicólogos e assistentes sociais que a mesma não dispõe, por isso deve-se buscar as parcerias e contar com os voluntários amigos da escola.

II. JUSTIFICATIVA

Segundo FREITAS, (2009) no Brasil, as drogas também financiam a violência e o crime, grande parte dos usuários são jovens, muitos começam a usar geralmente na escola e em idade cada vez mais prematura. Nesse sentido, a base para o não ingresso dos jovens nesse mundo quase sempre sem volta está na família e na escola. A primeira deve dialogar conhecer as amizades, esclarecer sobre o perigo das drogas, e ensinar valores humanos e valorização da saúde e da vida. A segunda pode promover palestras, depoimentos, visitas de policiais, médicos entre outros profissionais que estão diretamente envolvidos no processo de prevenção das drogas e tratamentos.

No entanto, quem mais tem contato com o aluno são os professores, desse modo cabe a ele sempre que possível abrir momentos para discussões acerca do assunto, o tema não é de incumbência somente de determinadas disciplinas, mais sim de todas. O professor desenvolve um grande poder de influência, além de ser um formador de opinião, e é justamente nesse contexto que insere o seu papel. Se a função da escola é educar, por que não ensinar as nossas crianças, adolescentes e jovens sobre o risco que correm no uso de drogas? (FREITAS, 2009).

No estado do Pará o consumo de drogas é alarmante também considerando que é um estado que apresenta um grande numero populacional o consumo de drogas psicoativas cresce a cada dia entre crianças, adolescente e adulto logo a violência impera no estado, pois esses dependentes necessitam de dinheiro para consumir as drogas MINAYO, (2009). Em se tratando do município de Igarapé-miri a realidade não é diferente muito adolescente rapazes e moças se drogam e se prostituem e até mesmo adulto de 18 a 60 anos o que contribui para altos índices de assaltos e mortes no município e isso repercutiu muito nas mídias que Igarapé-Miri é um município muito violento, pois o numero de Ganges e grande e elas se enfrentam até a morte um mata outro. Estudos epidemiológicos mostram que a prevalência de uso de drogas entre os adolescentes é alta e varia de 23% a 28%, sem diferença entre os gêneros (MINAYO, 2009).

Assim, o problema é bastante complexo e requer a participação efetiva dos pais e dos professores com respaldo dos donos de escola, no caso particular, e do poder público nas instituições públicas, uma coisa é certa, a base para o problema está na educação. Diante ao exposto houve a necessidade de desenvolver um projeto dentro da escola com o tema: “além dos muros” trabalhando o sistema nervoso e as drogas na escola: incluindo parcerias com pais, comunidades escolar, geral e também com igrejas cristãs.

III. OBJETIVO GERAL:

Fazer os alunos compreender a relação entre o sistema nervoso humano e as drogas como explicar esses fenômenos biológicos que ocorre e a dependência, tendo como ponto de partida os a constituição do sistema nervoso e os tipos de drogas como elas agem no organismo e quais seus malefícios, observando que alguns remédios são drogas e amenizam o sofrimento de alguns pacientes, enfatizando que seu uso causa dependência; estudando na prática do cotidiano com alunos, a composição química das drogas, trabalhando na biologia o grau de equilíbrio do corpo humano que utilizam drogas, garantir aos discentes

III.2.Objetivos Específicos

1) Influência das drogas no sistema neurológico;

2) Esclarecer sobre a abordagem do tema das drogas

3) Conhecer os tipos de drogas e sua ações

4) Identificar a composição química das drogas

5) Fazer uma relação da biologia com o sistema nervoso humano

6) Mostrar o grau de equilíbrio de um depende químico que utiliza algo e outras drogas como pode afetar sua lucidez.

7) Promover campanhas de prevenção e uso de drogas.

8)Criar cartilhas que venham ensinar como prevenção e uso de drogas com o tema “Além dos Muros”: Trabalhando O sistema Nervoso e as drogas na escola:

9) Criação de camisas como o tema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com