TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ana Nery - matriarquia do NORTE NO BRASIL

Tese: Ana Nery - matriarquia do NORTE NO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  Tese  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  943 Visualizações

Página 1 de 4

ANA NERY – MATRIARCA DA ENFERMAGEM NO BRASIL

Nasceu em 1814 e morreu em 1880, foi uma enfermeira brasileira e foi a pioneira da enfermagem no Brasil. Ana tinha três filhos, dois deles eram oficiais do Exercito que seguiram para a guerra do Paraguay em 1864. Em 1865 Ana requereu ao presidente da província da Bahia que ela acompanhasse os filhos durante a guerra, para também prestar serviços nos hospitais. Durante toda guerra prestou serviços ininterruptos nos hospitais militares de Salto, Corrientes, Humaitá e Assunção, bem como nos hospitais da frente de operações. Viu morrer na guerra um de seus filhos e terminada a guerra, regressou à sua cidade natal, onde lhe foram prestadas grandes homenagens. O governo imperial conferiu-lhe a Medalha Geral de Campanha e a Medalha Humanitária de Primeira Classe.

Após sua morte, em sua homenagem foi denominada em 1923, Anna Nery, a primeira escola oficial brasileira de enfermagem de alto padrão.

TEORIA DA ADAPTAÇÃO - CALLISTA ROY

Nascida em 14/10/1939, em Los Angeles. Graduada em 1963 pelo St. Mary College. Mestre em enfermagem em 1966. Doutora em Sociologia 1977 pela Universidade de Los Angeles. Membro da Academia Americana para Enfermeiras e membro da Associação Norte Americana de Diagnóstico de Enfermagem.

Desenvolveu em 1976 uma TEORIA DE ADAPTAÇÃO, que tem como objetivo promover a adaptação do homem em situações de saúde e doença.

Roy visava o bem estar do paciente como um todo, por isso para ela era fundamental uma boa adaptação. Transmitir segurança emocional, atenção e apoio são função do enfermeiro, sendo assim auxiliaria os pacientes a enfrentarem e a superarem os problemas de adaptação e a adequarem-se melhor à nova condição, permitindo-lhes uma melhor qualidade de vida.

TEORIA DAS NECESSIDADS BÁSICAS – VIRGINIA HENDERSON

Nasceu em 1897 e faleceu em 1996. Formou-se em 1921 na Escola do Exército, concluindo seus estudos e mestrado em 1926. Especializou-se como enfermeira docente, fazendo parte do corpo docente da ‘Columbia School’ entre 1930 e 1940.

Para Henderson a função da enfermagem é ajudar o paciente no desempenho das suas atividades. Auxiliando na sua saúde, recuperação ou morte serena, que seria desempenhado por ele sozinho se tivesse força ou conhecimento necessário para tal. A enfermagem deve ajudar o paciente a conquistar sua independência o mais rápido possível. Dar assistência temporária a um indivíduo que possua dificuldade para satisfazer uma ou mais necessidades básicas (Físicas, Psicológicas e Sociais).

TEORIA DO ALCANCE DE METAS – IMOGINE KING

King nasceu nos EUA em 1923 faleceu em 2007, completou sua educação básica em Enfermagem em 1946 na Escola de Enfermagem do Hospital ST. Johns. Em 1948 tornou-se Bacharel em ensino da enfermagem e em 1957 conquistou o titulo de mestre em enfermagem. Em 1961 obteve o titulo de Doutora pela Universidade de Columbia. Sua teoria foi desenvolvida em 1960, sendo influenciada pelas modificações ocorridas nos EUA.

O processo de enfermagem de King compreende: 1° Interação Inicial, que é um contato inicial que induz uma reação entre a enfermeira e o paciente, a comunicação entre eles. 2° Diagnóstico, que é a detecção das necessidades de cuidado do ser humano com vistas a alcançar a saúde. 3° Estabelecimento de Metas, com base no diagnóstico detectado, estabelecer metas. 4° Exploração e Viabilização de Meios, haver concordância entre enfermeira-paciente para usar meios para alcançar as metas. 5° Evolução, que é a avaliação contínua do alcance de metas, para desenvolver a capacidade do paciente de enfrentar problemas.

TEORIA DAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com