TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ana Nery

Artigos Científicos: Ana Nery. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  2.245 Visualizações

Página 1 de 2

Ana Justina Ferreira nasceu em 1813, na Cidade de Cachoeira, na Bahia. Sua vocação como enfermeira começou em meados de 1864, quando seus dois filhos, um médico militar e um oficial do Exército, foram convocados para a Guerra do Paraguai (1864-1870). Ana Néri não resiste à separação da família e coloca-se à disposição do governo para ir à guerra, sendo considerada a primeira enfermeira voluntária do Brasil.

A atuação de Ana Néri na guerra, junto aos feridos, foi incansável. Desdobrou-se como enfermeira, ministrando medicamentos e proporcionando alívio e conforto aos doentes.

Após cinco anos de guerra, Néri retorna ao Brasil e o Governo Imperial lhe concede uma pensão, além de medalhas humanitárias e de campanha; e no período já republicano, o nome Ana Néri foi dado à primeira Escola de Enfermagem oficializada pelo Governo Federal, em 1923, pertencente à Universidade do Brasil. Ana Néri faleceu no Rio de Janeiro, em 20 de maio de 1880, aos sessenta e seis anos

Naquelas condições difíceis, organizou hospitais de campanha sendo a primeira enfermaria em sua própria casa, em Assunção, e às suas expensas. Metodizou as tarefas em busca da eficácia.

O cuidado dos feridos, inicialmente de forma empírica e pouco a pouco de forma sistematizada, levou-a a adquirir segurança e confiança, aprimorando táticas de cuidados e criando técnicas próprias no atendimento. Em sua convivência diária com os médicos no trato conjunto das obrigações adquiriu conhecimentos e o bom senso aliado ao seu olhar de mãe que cuida de filhos doentes muitas vezes fez prevalecer sua opinião noutras entrando em discordância com os médicos.

Levando em consideração que o objetivo principal do trabalho é o de cuidar dos problemas reais de saúde, por meio de ações interdependentes com suporte técnico –científico, bem como reconhecer o papel significativo do enfermeiro de educar para saúde, ter habilidades em prever doenças e o cuidado individual e único do paciente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com