TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Biomecânica e Neuromuscular

Por:   •  28/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.627 Palavras (7 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 7

TRABALHO

DE INTRODUÇÃO A DOCÊNCIA

NOME: MARIANA SOARES

RA:

PROFESSORA: CLEIDE

Métodos e Técnicas em Análises Clínicas: diagnóstico de infecções bacterianas

Uma jovem, de 28 anos, passa por cirurgia eletiva de abdominoplastia, implante de silicone nas mamas e lipoaspiração nas costas. A cirurgia aparentemente foi bem-sucedida e a paciente, após 24h de internação na própria clínica, teve alta.

No entanto, 5 dias após a alta, a paciente, percebendo edemas importantes na perna esquerda acompanhada de dor, rubor e calor, entrou em contato com o médico que pediu para que fosse imediatamente à clínica. No exame físico, além do edema inflamatório, o médico também percebeu que a área da incisão apresentava secreção purulenta e a paciente tinha febre e sentia dores nos membros inferiores e abdome. Ela foi internada imediatamente e começou a realização de vários exames, entre eles coagulograma, hemograma e cultura da secreção.

Os resultados foram:

Hemograma:

Série vermelha: sem alterações

Plaquetas discretamente diminuídas, com presença de alguns grumos.

Série branca:

Parâmetro Resultados Valores de Referência

Leucócitos 23700 5000 - 10000 / mm3

Metamielócitos 1 00%

Bastonetes 8 1 - 5 %

Segmentados 82 40 - 60%

Eosinófilos 01 1 - 5%

Linfócitos 03 20 - 30%

Monócitos 05 1- 5%

Cultura: Pseudomonas aeruginosa

TAP: 12,0 segundos (12,0 – 13,0 segundos)

INR: 1,00 (1,00 -1,10)

% Atividade da Protrombina: 100% (80 – 100%)

TTPA: 30 segundos (30 – 40 segundos)

Frente aos resultados, o médico optou por uma terapia com antibiótico e injeções subcutâneas de heparina por 3 dias, período em que a paciente permaneceu internada.

Após a alta, o esquema de antibiótico foi mantido por mais 7 dias e a paciente também foi orientada a fazer tratamento via oral de anticoagulante cumarínico.

Com retorno agendado após o tratamento, a paciente realizou novos exames para uma nova avaliação do seu caso.

A) Qual o provável diagnóstico? Justifique sua resposta utilizando os resultados laboratoriais.

De acordo com o hemograma a jovem apresentou número de bastonetes, segmentados, eosinófilos, linfócitos e monócitos baixo. Portanto, demonstra um sinal de infecção parasitológica. A cultura mostra-se positiva para Pseudomonas aeruginosa que é uma bactéria gran-negativa com alta frequência em infecções hospitalares, o que condiz com a situação da paciente que passou por cirurgia, implante de silicone e lipoaspiração, ficando 24h internada. Úlceras venosas na pele e feridas purulentas são sintomas desse tipo de infecção, portanto os edemas na perna esquerda e secreção purulenta, além de febre, corroboram para esse diagnóstico. O médico optou por uma terapia com antibiótico devido a presença de bactéria, e injeções subcutânea de heparina, que é utilizada no tratamento de trombose venosa profunda. E após o tratamento via oral de anticoagulante cumarínico a fim de prevenir a formação de novos trombos, tratamento de médio a longo prazo exigindo um controle rigoroso através do INR.

B) Explique como são realizados os testes de TAP, INR, atividade da protrombina e TTPA, assim como sua importância.

Tempo de atividade de protombina (TP ou TAP): Esse teste avalia os fatores envolvidos na via extrínseca. Consiste em determinar o tempo de formação de um coagulo de fribrina após a adição de tromboplastina tecidual e de cálcio, promovendo a ativação do fator X, iniciando a via comum de coagulação. Deve-se pipetar 200 µl do reagente para cada tubo referente a amostra (plasma citratado), chamamos esse tubo de Tubo 1; pipetar 200 µl do plasma citratado (obtido após 15 minutos de centrifugação) no Tubo 2; colocar ambos os tubos no banho maria à 37ºC por 2 minutos; transferir 100 µl da amostra (Tubo 2) para o tubo contendo o reagente (Tubo 1); no momento da transferência, o cronômetro deve ser disparado até a visualização de um coágulo. O TAP depende do nível dos fatores vitamina K dependentes, sendo este, o teste utilizado no controle de pacientes que fazem o uso de anticoagulantes orais.

O INR (Razão Normatizada Internacional) é um cálculo que serve para padronizar resultados para restabelecer uma zona terapêutica utilizável para todo o mundo. Para padronizar esses resultados é necessária a determinação do ISI (Índice de Sensibilidade Internacional) de cada tromboplastina. Esse cálculo corresponde a relação do TAP de um paciente doente com o TAP de um paciente normal, caso houvesse utilizado a tromboplastina de referência. O INR é obtido por um cálculo que divide o valor do TAP encontrado na amostra do paciente pelo resultado do TAP de um pool de plasmas normais, elevados ao ISI. Porém, esse cálculo só é necessário para pacientes que tem o tempo de protrombina alterado pelo uso de anticoagulantes orais.

Tempo de Tromboplastina Parcial Ativado (TTPA): Esse teste avalia os mecanismos envolvidos na via intrínseca. A adição do cloreto de cálcio ao plasma citratado, repõe este íon que foi quelado com a adição do anticoagulante (citrato de sódio), substituindo o fosfolipídio da membrana plaquetaria. Mede o tempo que o plasma leva para coagular a partir do momento em que se adiciona CaCl2. Deve-se pipetar 100 µl do plasma citratado (obtido após 15 minutos de centrifugação) e 100 µl do Reagente em um tubo (tubo 1); pipetar 100 µl do Cloreto em outro tubo (tubo 2); colocar ambos os tubos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (56.9 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com