TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia E Fisiologia Do Sistema Disgestorio

Ensaios: Anatomia E Fisiologia Do Sistema Disgestorio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  3.119 Palavras (13 Páginas)  •  616 Visualizações

Página 1 de 13

As funções do aparelho digestivo são:

-Processamento eficiente dos nutrientes e fluidos

-Absorção dos nutrientes necessários ao corpo

-Eliminação dos resíduos inutilizados

O alimento ingerido passa pela luz do trato gastrintestinal circula durante todo o processo da digestão e absorção dentro do tubo, e a porção não absorvível é eliminada como fezes.

O sistema nervoso ,juntamente com alguns hormônios, regulam o funcionamento do aparelho digestivo e o sistema circulatório nutre os órgãos da digestão e permite o transporte dos nutrientes absorvidos.

A digestão é a transformação dos alimentos numa forma que possa ser utilizada pelo organismo em que as grandes moléculas de alimentos tornam-se pequenas moléculas de nutrientes que serão absorvidas e utilizadas.

Cada parte do trato gastrintestinal tem uma função específica.

BOCA

A boca (cavidade oral) é a porta de entrada do tubo digestivo.É onde o alimento é triturado através da mastigação, misturando-se com a saliva,que é produzida pelas glândulas salivares,para formar o bolo alimentar.

Os dentes são os órgãos da mastigação, elaborados para cortar,rasgar e triturar o alimento para que este possa misturar-se com a saliva .

As principais glândulas salivares são :parótidas,submaxilares e sublinguais.Além dessas há muitas glândulas bucais pequenas.A secreção diária de saliva varia entre 1000 a 1500 ml.A saliva contém enzimas,imunoglobulina A,bicarbonato, A,compostos contra os agentes patogênicos bucais.Existem 2 tipos de secreção:a serosa contendo ptialina,que é uma enzima para digerir amido,e a mucosa,para fins de lubrificação.A saliva tem ph entre 6,0 e 7,0,faixa favorável para a ação digestiva da ptialina.Sua produção é estimulada por impulsos nervosos e são excitados tanto por estímulos gustativos como táteis da língua e outros locais da boca e também pode ser estimulada ou inibida por impulsos que chegam ao sistema nervoso central,como no caso de um alimento que lhe é agradável,quando a salivação é muito maior.A salivação também ocorre quando são deglutidos alimentos muito irritantes por resposta a reflexos originados no estômago.

A língua é um músculo.É importante no paladar,na mastigação,na deglutição e na fala.É onde se localizam os botões gustativos ,encontrados nas papilas,que são responsáveis pelo reconhecimento das 4 sensações gustativas primárias(salgado,doce,ácido e amargo)e suas combinações.

FARINGE, ESÔFAGO E DEGLUTIÇÃO

A faringe se localiza atrás das cavidades nasal e oral,e da laringe.Tem aproxi-

madamente 12 cm de comprimento e se continua com o esôfago. Atua como

um canal comum para a deglutição e para a respiração.Tanto as vias seguidas pelo bolo alimentar como as seguidas pela corrente aérea se cruzam na faringe.

É dividida em: nasofaringe, que é componente funcional do sistema respiratório;

orofaringe, que se comunica com a cavidade oral e a laringofaringe, que se continua com o esôfago.

O esôfago é um tubo com aproximadamente 25cm,que se estende desde a faringe até o estômago .Situa-se atrás da traquéia e do coração. Serve principalmente como um tubo de condução. Ele é um músculo, com diâmetro de cerca de 1cm na porção superior e 2 a 3cm na porção inferior. É muito distensível e acomoda quase tudo que possa ser deglutido, como uma dentadura, por exemplo. É dividido em esôfago cervical ,torácico e abdominal, conforme sua localização.

A deglutição é um mecanismo complicado, pois na maior parte das vezes a faringe está exercendo várias outras funções e só por vários segundos é que apresenta a função de tubo para propulsão do alimento, sendo que a respiração não pode estar comprometida durante a deglutição. É dividida em 3 fases: fase oral(da boca à orofaringe), que é voluntária e corresponde à compressão do bolo alimentar pela língua contra o palato, empurrando-o até a orofaringe; fase faríngea, quando o bolo alimentar vai da orofaringe ao esôfago, sendo conduzido através da laringofaringe. A partir dessa etapa o processo de deglutição já é quase inteiramente automático e, em geral, não pode ser interrompido. Já é um movimento involuntário; fase esofágica, quando o bolo alimentar entra no esôfago através do esfíncter esofágico superior e é impulsionado até o estômago por movimentos denominados peristálticos, que são ondas primárias originadas na faringe ou secundárias, originadas no esôfago. À medida que a onda peristáltica esofagiana ocorre, todo o estômago e, em menor extensão, o duodeno, se relaxa à medida que a onda alcança a porção inferior do esôfago, onde está localizado o esfíncter esofágico inferior, na junção gastroesofágica a nível do diafragma, que normalmente encontra-se contraído durante o repouso alimentar para que uma zona de alta pressão atue como barreira para o refluxo do conteúdo gástrico.

ESTÔMAGO

O estômago é uma dilatação do tubo digestivo que se inicia após o esôfago. É um órgão móvel, facilmente dilatável, que não tem porção fixa, em forma de saco. É muito distensível, tendo a capacidade de 1 a 2 litros, podendo chegar até 4 litros. Quando vazio tem um volume de apenas 50 mililitros e geralmente assemelha-se à letra J. Encontra-se na parte superior da cavidade abdominal, logo abaixo do diafragma. Tem diferentes setores (cárdia, fundo, corpo, antro e piloro) e 2 curvas principais (curvatura maior e menor).Termina numa região esfincteriana (piloro), que separa o estômago do duodeno.

Sua mucosa tem 2 tipos de glândulas gástricas: as pilóricas, que secretam muco ,pepsinogênio e gastrina ,e as fúndicas (ou oxínticas) que secretam ácido clorídrico, pepsinogênio , fator intrínseco e muco.

Exerce 3 funções básicas:

-motora: armazena e mistura os alimentos com o suco gástrico; regula os movimentos peristálticos e esvaziamento gástrico; reduz as partículas dos alimentos para menos de 1 mm

-endócrina: libera os hormônios gastrina e somastotatina

-secretora: secreta ácido clorídrico, pepsinogênio, muco, bicarbonato, fator intrínseco e água

A função secretora regula a secreção ácida através da reação de mensagens químicas, que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com