TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anemia Falciforme

Artigos Científicos: Anemia Falciforme. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/2/2015  •  1.244 Palavras (5 Páginas)  •  615 Visualizações

Página 1 de 5

Assistência de enfermagem a um recém-nascido com anemia falciforme: um estudo de caso

Palavras-chave: Anemia falciforme; cuidados da enfermagem; neonatologia.

Introdução

Anemia falciforme é uma doença hereditária (passa dos pais para os filhos) caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia. A hemoglobina, que transporta o oxigênio e dá a cor aos glóbulos vermelhos, é essencial para a saúde de todos os órgãos do corpo. Essa condição é mais comum em indivíduos da raça negra. No Brasil, representam cerca de 8% dos negros, mas devido à intensa miscigenação historicamente ocorrida no país, pode ser observada também em pessoas de raça branca ou parda. (Ministério da saúde).

Probabilidade de o casal gerar filhos sem a doença falciforme, gerar portadores assintomáticos e com doença falciforme.

Tabela 1:

Geralmente, os sintomas aparecem a partir dos seis meses de vida da criança. Os mais frequentes são crises dolorosas provocadas pela obstrução de pequenos vasos, dores que podem se tornar extremas e passar ao abdômen, tórax e articulações. Há crianças que apresentam inchaço bastante doloroso nas mãos e nos pés, e aquelas muito suscetíveis a infecções bacterianas, como pneumonias e meningites. Na adolescência, úlceras próximas aos tornozelos são comuns, registrando-se, também, casos de atraso no desenvolvimento físico e sexual. As obstruções vasculares no baço, que funciona como um “filtro” do sangue traz risco de vida: o órgão vai gradativamente perdendo sua função, o que aumenta muito a possibilidade de infecções nesses pacientes. “Infecções graves representam uma das principais causas de morte nos primeiros anos de vida”.

Diagnóstico

A eletroforese de hemoglobina é o exame laboratorial específico para o diagnóstico da anemia falciforme, mas a presença da hemoglobina S pode ser detectada pelo teste do pezinho quando a criança nasce.

Cuidados globais ao paciente com doença falciforme

Tabela 2:

Continua

Continuação

Objetivos

Os dados a que inseridos são fictícios, todos os nomes, datas e alguns dados foram inventados.

O paciente Miguel Alves, nascido no Brasil, Pernambuco (onde a frequência da população com doença falciforme é de 1 para cada 1.400 habitantes e 4% da população possui o traço falciforme) Fonte: ministério da saúde do brasil, no dia 15/09/1996 no hospital X. Filho de pais negros de classe media, portadores do traço falciforme (Hb AS) assintomático foi detectado ao nascer a traves do teste eletroforese (teste do pesinho) com a hemoglobinopatia anemia falciforme. As recomendações medicas foram: encaminhar logo para um médico especialista; Procurar imediatamente assistência quando o RN tiver uma crise de dor, possivelmente após os seis meses de vida. Embora às vezes ele possa ser tratado em casa com analgésicos, repouso e ingestão de muito líquido, só opôs a avaliação medica se recomendaria a necessidade de internação hospitalar; caso o RN apresentar febre não medicar em casa; Levar imediatamente para o hospital mais próximo o RN caso apresentasse palidez repentina; foram alertados que alterações oculares poderiam ocorrer no RN. Por isso, ele deveria ser avaliado periodicamente por um oftalmologista.

Materiais e Métodos

Trata-se de uma revisão bibliográfica descritivo-exploratório, com buscas de artigos realizadas nas bases de LILACS, BIREME, BDENF, SCIELO, além de publicações ministeriais, livros e dissertações, no período de (2002) a (2007). Utilizou-se para busca em bases de dados às palavras-chaves do presente trabalho (anemia falciforme, cuidados de enfermagem, neonatologia). Para análise e seleção dos mesmos, optou-se pelos artigos consoantes ao objetivo geral supracitado, estando excluídos aqueles que apresentarem dispersão do tema central.

Resultados e Discussões:

Paciente, natural de Recife – PE no dia 10/05/2014. Internado com crises de algia intensa em extremidades de MMSS e MMII devido ser portador de anemia falciforme refere, dificuldade de dormir, inapetência, em uso de SF 0,9 % em MSD fluindo bem, em ventilação espontânea com suporte de O2 em cateter tipo óculos, relata diurese

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com