TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anemia falciforme em saúde coletiva

Por:   •  6/5/2016  •  Abstract  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 2

Objetivos de saúde coletiva

         Os antecedentes familiares são fatores determinantes para pessoas com anemia falciforme e mesmo para os portadores dessa característica. Por conta disso essa doença genética está no rol de doenças diagnosticadas já no teste do pezinho.

        Indivíduos com anemia falciforme desde a tenra idade podem necessitar de transfusões de sangue, sob risco de morte em casos graves. Além disso, os portadores mesmo não tendo manifestações críticas dessa característica devem considerar o planejamento familiar como uma forma de garantir a qualidade de vida da sua eventual prole.

A privação de certos hábitos é fundamental para evitar crises e complicações para os falcêmicos. Mais importante ainda é ter um estilo de vida saudável: alimentação rica em vitaminas e minerais, boa hidratação, sono e descanso suficientes, evitar o fumo e excesso de bebidas alcoólicas.

Os hábitos de vida das pessoas falcêmicas implicam inclusive na promoção de saúde: mesmo sendo recomendável e benéfica, a prática de exercícios físicos deve ser realizada com grande moderação. A performance dessas pessoas geralmente é baixa em comparação à pessoas com genótipo normal, mas o foco da atividade física deve ser terapêutico, e não competitivo.

        O contexto social dessas pessoas não costuma ser de grande relevância hoje em dia, mas historicamente essa doença foi associada apenas à população negra, especialmente antes da evolução no diagnóstico genético. E por esse motivo não era prioridade nas políticas de saúde pública.

        Atualmente os falcêmicos tem uma sobrevida com bom prognóstico desde observados os cuidados para evitar e/ou diminuir a gravidade das crises. Os portadores do traço falcêmico geralmente não tem alterações tão relevantes e portanto não são muito afetados mesmo em condições sociais que não lhes permita acompanhamento médico contínuo.

        O tratamento do falcêmico pode começar desde o nascimento nos casos mais severos, sendo comum a necessidade de transfusões de sangue, fazendo com que essas pessoas estejam em grupo de risco constantemente. Alguns indivíduos podem ter um ou mais tipo de globina alterada, o que determina diferentes necessidades específicas no tratamento. Em alguns casos o transplante de medula pode ser curativo, mas a maioria dos casos ainda é tratada apenas na resolução dos sintomas, e no alívio de eventuais crises.

ATAIDE, C. A. & RICAS, J. O Impacto do Diagnóstico: A implicação da doença falciforme para o contexto familiar. Revista de Pediatria SOPERJ; v. XVI, p. 94, 2008.

BENOSSI, T. & FEDERIGE, M. A. F. Anemia falciforme: um problema de saúde pública, o papel da triagem neonatal no diagnóstico e o acompanhamento terapêutico. Revista Eletrônica de Análises Clínicas; v. 2, n. 1, 2014.

SILVA, R. B. P. et al. A anemia falciforme como problema de Saúde Pública no Brasil. Rev. Saúde Pública; 27(1), 54-58, 1993.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (117.6 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com