TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anestesia Raquidiana

Pesquisas Acadêmicas: Anestesia Raquidiana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 3

Anestesia Raquidiana

O que é a raquianestesia?

A raquianestesia, também chamada anestesia raquidiana, anestesia intratecal ou anestesia subaracnoide, é o nome dado para a anestesia decorrente da aplicação de um anestésico local no interior do espaço subaracnoideo, diretamente no líquor, levando ao bloqueio nervoso reversível das raízes anteriores e posteriores, dos gânglios das raízes posteriores e de parte da medula espinhal, resultando em perda da atividade autonômica, sensitiva e motora na parte inferior do corpo. A pessoa que recebe a raquianestesia perde a sensibilidade do umbigo para baixo, podendo ser submetida a procedimentos cirúrgicos ou outros, sem sentir dores. A primeira raquianestesia foi realizada por Bier, em 1898.

Quais são os preparos necessários para a raquianestesia?

Os preparos para a raquianestesia são mínimos e fáceis:

- O paciente deve manter jejum absoluto durante as doze horas que antecedem o procedimento.

- O paciente deve ir para a anestesia de bexiga vazia, porque até passar o efeito da anestesia ele poderá ter dificuldade para urinar.

Como é o feito o procedimento?

O paciente é levado ao centro cirúrgico de uma clínica ou de um hospital e é deitado em uma mesa, na qual geralmente recebe uma sedação venosa que o deixa meio “grogue”. Então, deitado em decúbito lateral e curvado para frente, uma fina agulha é introduzida nas suas costas, no intervalo entre as últimas vértebras lombares (L3/L4; L4/L5), até o canal medular, no espaço onde circula o líquor e onde será injetado o anestésico. A dor dessa introdução é inteiramente suportável, mas para evitá-la costuma ser feita uma anestesia local. Para alguns procedimentos médicos, basta uma injeção única. Para que o efeito da raquianestesia se prolongue por um tempo maior, se necessário, pode ser deixado um catéter, pelo qual novas doses da medicação podem ser injetadas. A perda das sensações e dos movimentos começa de baixo para cima (dos pés para o umbigo) e a recuperação se dá no sentido contrário (do umbigo para os pés).

Quando está indicada a raquianestesia?

A raquianestesia é indicada para cirurgias na região abdominal e extremidades inferiores, sendo muito utilizada em cirurgias obstétricas (parto normal e cesariano, por exemplo).

Quais são as vantagens da raquianestesia?

• Pode ser usada uma pequena quantidade de anestésico, minimizando, assim, os riscos já em si muito raros, de reações secundárias a eles.

• Rápido início de ação.

• Excelente controle do nível de anestesia, com preservação da consciência.

• Baixo custo e segurança da técnica.

• Boa intensidade de bloqueio sensitivo e motor.

• Analgesia pós-operatória prolongada.

Quais são as desvantagens da raquianestesia?

• Cefaleia pós-anestesia, que cada vez

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com