TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Morfofisiológica De Peixe ósseo

Ensaios: Análise Morfofisiológica De Peixe ósseo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  1.190 Palavras (5 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 5

Materiais e Métodos

Materiais:

• Peixe ósseo da espécie Oreochromis niloticus - Tilápia-do-Nilo

• Luvas;

• Bandeja;

• Tesoura própria para dissecação;

• Pinça;

• Bisturi

Métodos:

Observamos primeiramente a anatomia externa do peixe com a finalidade de se localizar em qual região do peixe deveria ser realizado o corte com a tesoura para que não fossem lesionadas as estruturas internas, onde as mesmas seriam observadas posteriormente ao corte com a tesoura e em seguida foi posto o material de prática em cima de uma bancada para o corte para analise das estruturas tanto internas como externas.

A anatomia externa do peixe foi observada (nadadeiras, linha lateral, escamas, opérculo, etc.). Em seguida com o auxílio do bisturi foi realizado um corte na parte ventral do peixe para a observação de órgãos internos do peixe, com os órgãos à amostra foram identificados primeiramente a bexiga natatória e depois os componentes dos sistemas respiratório, reprodutor e digestório do animal. Retiraram-se os órgãos da cavidade abdominal e colocou-os na bandeja para uma melhor análise.

Resultados

Da analise morfológica externa do peixe ósseo foram observadas todos os seus aspectos como nadadeiras (caudal, pélvica, anal, e peitoral) ânus, abertura urogenital e o opérculo. Quanto aos tipos de nadadeira observou-se que possui duas nadadeiras peitoral, duas pélvicas e uma dorsal, como mostra a figura 1 a seguir:

Fig 1- 1. Peixe utilizado na aula prática. 2.opérculo; 3. Nadadeira peitoral; 4. Nadadeira pélvica; 5. Nadadeira anal; 6. Nadadeira caudal; 7.Nadadeira dorsal.

Fig2. Linha lateral

Da morfologia interna pode-se observar e identificar a bexiga natatória, as brânquias, fígado e o intestino como mostram as figuras a seguir:

Fig3. Brânquias Fig4. Bexiga Natatória Fig5-1.Ovário; 2.Intestino; 4.Rim; 4.Estômago

Fig6. Pele e escamas Fig7. Ânus e abertura urogenital

Introdução

Neste relatório vamos conhecer os peixes ósseos. Numerosas espécies de animais que habitam na água são designadas de peixes, mas o termo que se aplica propriamente é vertebrados aquáticos inferiores. Os peixes ósseos são bem diversificados, esses animais habitam todo tipo de água, água doce, salobra, salgada, quente ou fria.

Muitos peixes realizam migrações periódicas, seja de local para local, seja de águas profundas para a superfície, tanto para desovar como para se alimentar.

Os peixes ósseos surgiram do inicio ao médio siluriano também chamado de osteichtlyes, esses peixes e seus descendentes tetrápodes compartilharam a presença do osso endocondral (osso que substitui a cartilagem durante o desenvolvimento) a presença de pulmões uma bexiga natatória derivados do tubo digestório e vários caracteres cranianos e dentários. Por volta do meio do devoniano os peixes ósseos já tinham irradiado em duas linhagens principais, com adaptações que os ajustavam para todos os habitats aquáticos, excetuando os mais inóspitos. Uma destas linhagens principais são os peixes com nadadeiras raiadas (classe Actinopterygii) incluem os modernos peixes ósseos, a linhagem de vertebrados atuais com mais ricas espécies. Uma segunda linhagem, os peixes com nadadeiras lobadas (classe Sarcopterygii) possuem apenas sete representantes atuais, que são os peixes pulmonados e o celacantos (HICKMAMN, 2009). Varias adaptações fundamentais contribuíram para sua radiação. Peixes ósseos possui um opérculo sobre as brânquias, composto por placas ósseas e fixado a uma serie de músculos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com