TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apostila De Biologia

Ensaios: Apostila De Biologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/1/2014  •  7.663 Palavras (31 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 31

EMBRIOLOGIA

É o estudo das etapas e dos mecanismos de formação do embrião, abrangendo o período que vai desde a segmentação da célula-ovo até o nascimento do novo indivíduo. O zigoto é uma célula altamente especializada totipotente resultante da união de um espermatozóide e um ovócito. O zigoto contém os cromossomos e genes derivados do pai e da mãe. Divide-se muitas vezes e transforma-se, progressivamente, em um ser humano multicelular, através de divisão, migração, crescimento e diferenciação das células.

FISIOLOGIA E ANATOMIA DO SISTEMA REPRODUTOR

APARELHO GENITAL MASCULINO

▪ Testículos - Produzem os espermatozóides e secretam hormônios sexuais masculinos

▪ Ductos genitais - Situados no interior dos testículos estão os túbulos retos e rede testicular. Situados fora dos testículos estão os túbulos eferentes, ducto epididimário, ducto deferente e ducto ejaculatório.

▪ Glândulas anexas - Vesículas seminais, próstata e glândulas bulbouretrais.

▪ Pênis

ESPERMATOGÊNESE

Refere-se a toda seqüência de eventos no qual células germinativas chamadas de espermatogônias transformam-se em espermatozóides. Esse processo tem início na puberdade (13 a 16 anos) e continua até a velhice. Nos túbulos seminíferos dos testículos, as espermatogônias mantêm-se latentes até a puberdade. Espermiogênese é a transformação de uma espermátide em espermatozóide.

APARELHO GENITAL FEMIMINO

ÚTERO

É um órgão em forma de pêra que possui duas partes principais, o corpo e a cérvice. Na parte superior do corpo encontra-se a porção denominada de fundo. A parede do útero compõe-se de três camadas, o perimétrio que é uma camada serosa, o miométrio que é uma camada espessa muscular e o endométrio a camada interna. O endométrio possui três camadas: compacta, fina e superficial de células estromais arranjadas de forma densa, uma camada esponjosa, composta de estroma, contendo glândulas e uma camada fina basal, esta camada tem seu próprio suprimento de sangue e não descama durante a menstruação e após o parto. As tubas uterinas, conhecida como Trompas de Falópio, têm de 10 a 12 cm de comprimento e 1 cm de diâmetro, se implantam lateralmente aos cornos do útero, é dividida em infundíbulo, ampola, istmo e parte uterina.

OVOGÊNESE

Refere-se a toda a seqüência de eventos pelo quais células primitivas chamadas de ovogônias transformam-se em óvulos maduros. Este processo começa antes do nascimento e só se completa na puberdade.

FERTILIZAÇÃO

Normalmente, o local de fertilização é a ampola, a porção maior e mais dilatada da tuba uterina. Se o ovócito não for fertilizado aqui, ele passa lentamente pela tuba e prossegue ao útero, onde se degenera e é reabsorvido. A fertilização é uma complexa seqüência de “eventos moleculares coordenados” que se inicia com o contato entre um espermatozóide e um ovócito e termina com a mistura dos cromossomas maternos e paternos, na metáfase da primeira divisão mitótica do zigoto. Moléculas de ligação a carboidratos e proteínas na superfície dos gametas estão envolvidas na quimiotaxia e reconhecimento dos gametas, assim como no processo de fertilização.

FASES DA FERTILIZAÇÃO

►Passagem do espermatozóide através da corona radiata do ovócito: A dispersão das células foliculares da corona radiata resulta principalmente da ação da enzima hialuronidase, liberada do acrossoma do espermatozóide. As enzimas da mucosa tubária e os movimentos da cauda dosespermatozóides também são importantes para a sua penetração na corna radiata.

►Penetração da zona pelúcida: A formação de uma via para o espermatozóide, através da zona pelúcida, resulta da ação de enzimas liberadas pelo acrossoma. As enzimas – esterases, acrosina e neuromidase- parecem causar a lise da zona pelúcida , formando uma via para que oespermatozóide siga até o ovócito. A mais importante é a acrosina , uma enzima proteolítica.

► Fusão das membranas plasmáticas do ovócito e espermatozóide: As membranas plasmáticas dos gametas se fundem e se rompem na área da fusão. A cabeça e a cauda o espermatozóide entram no citoplasma do ovócito, mas a membrana plasmática não penetra.

► Término da segunda divisão meiótica do ovócito e formação do pró-núcleo feminino: Após a entrada do espermatozóide, a metáfase da segunda divisão meiótica do ovócito se completa

formando um ovócito maduro e um segundo corpo polar. Os cromossomos maternos em seguida

se descondensam e o núcleo do ovócito maduro torna-se o pronúcleo feminino.

► Formação do pronúcleo masculino: Dentro do citoplasma do ovócito, o núcleo do espermatozóide aumenta, pra forma o pronúcleo masculino e a cauda do espermatozóide degeneram. Durante o crescimento os pronúcleos replicam seu DNA – 1n (haplóide), 2c (duas cromátides).

► Quebra das membranas pronucleares, condensação dos cromossomos e arranjo dos cromossomas para a divisão celular mitótica: A primeira divisão de clivagem. A

combinação de 23 cromossomas de cada pronúcleo resulta em um zigoto com 46 cromossomas.

● Passagem do espermatozóide através da corona radiata.

● Penetração na zona pelúcida.

● Fase das membranas celulares do ovócito e do espermatozóide.

RESULTADOS DA FERTILIZAÇÃO

Restauração do núcleo diplóide de cromossomos. O gameta do pai determina o sexo do embrião, determinação primária do sexo. Início da clivagem do zigoto. O zigoto se divide em duas células conhecidas como blastômeros. Começa cerca de 30 horas após a fertilização. Ocorre enquanto o zigoto atravessa a tuba uterina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.6 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com