TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Características Físico-químicas da Casca da Pitaya vermelha (Hylocereus polyrhizus)

Por:   •  21/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.311 Palavras (6 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 6

Características físico-químicas da casca da pitaya vermelha (Hylocereus polyrhizus)

Resumo: A casca da pitaya (Hylocereus polyrhizus), que consiste em aproximadamente 22% do peso total do fruto, é descartada durante o processamento. As propriedades físico-químicas da casca de pitaya descartada foram determinadas com o objetivo de avaliar seu potencial de recuperação de qualquer material de valor agregado. O teor de umidade da casca foi de aproximadamente 92,7% e apresentou baixo teor de sólidos solúveis totais, proteína, cinzas e gordura. O pigmento de betacianina (150,46 ± 2,19 mg / 100 g) e a pectina (10,8%) foram elevados na casca. Glicose, maltose e frutose foram detectados na casca, mas não sacarose e galactose. A casca também tinha fibra dietética altamente insolúvel e solúvel que exibia uma boa proporção de fibra dietética insolúvel em relação a fibra dietética solúvel (3,8: 1,0).

Introdução

Pitaya vermelha (Hylocereus polyrhizus), um membro da família Cactaceae é conhecida localmente como fruta do dragão ou pitaberry. A fruta madura tem uma casca roxa e vermelha atraente, delicada e suculenta, com pequenas sementes pretas bem dispersas. A fruta é a Tailândia, Taiwan e algumas partes do mundo. Sua popularidade está aumentando devido às suas alegações de benefícios de saúde, como a redução da dislipidemia (Mohd Adzim Khalili et al., 2009). Vários produtos à base de pitaya, como bebidas, geléias e frutas cristalizadas, são produzidos comercialmente na Malásia. Relatos sobre o pigmento da carne da pitaya, propriedades antioxidantes e suas estabilidades são numerosos (Wybraniec et al., 2001; Stintzing et al., 2002; Wybraniec e Mizrahi, 2002; Stintzing et al., 2003; Herbach et al., 2004; Moßhammer et al. al., 2005; Wu et al., 2006; Mahattanatawee et al., 2006; Esquivel et al., 2006; Herbach et al., 2006; Esquivel et al., 2007a; Phebe et al., 2009, Mohd Adzim Khalili et al., 2009).

Esquivel et al. (2007b) investigaram as contribuições dos compostos fenólicos para a capacidade antioxidante da pitaya roxo-avermelhada e concluíram que as betalaínas eram responsáveis pela maior capacidade antioxidante dos sucos roxos de pitaya, enquanto os compostos fenólicos não betalínicos contribuíam menos. Outros pesquisadores também confirmaram o papel da betacianina nas atividades antioxidantes da pitaya (Wybraniec e Mizrahi, 2002). A análise imediata da pitaya vermelho-púrpura foi relatada por Ruzainah et al. (2009). Azis et al. (2009) relataram a extração e determinação da composição de ácidos graxos essenciais a partir do óleo de semente de pitaya.

Tanto a polpa vermelha quanto a casca eram ricos em polifenóis e antioxidantes, com a casca exibindo atividades antioxidantes mais altas (Wu et al., 2006). Stintzing et al. (2002) sugeriram que a casca de pitaya pode possuir o mesmo conjunto de enzimas formadoras de betalina que a carne, já que o padrão de betacianina foi encontrado como similar. Até hoje, a pesquisa bibliográfica indicou que o trabalho na casca de pitaya ainda é escasso. Cascas de pitaya são frequentemente descartadas durante o processamento, especialmente nas indústrias de produção de bebidas. Phebe et al. (2009) e Harivaindaram et al. (2008) sugeriram seus potenciais como corantes naturais e agente espessante ou como um hidratante em produtos cosméticos (Stintzing et al., 2002). Portanto, o presente estudo foi realizado para determinar mais intensamente a composição físico-química da casca de pitaya, de modo a fornecer informações sobre as possibilidades de recuperação de ingredientes de valor.

Materiais e métodos

Casca de pitaya

A pitaya vermelha comercialmente amadurecida com um peso médio de 350-550 g cada foi comprada de uma fazenda em Melaka, na Malásia, para o estudo. Eles foram comprados dentro de uma semana da colheita. Eles foram limpos e descascados manualmente antes da moagem e liofilização. A exposição à luz foi conscientemente evitada para reduzir a possível perda de nutrientes. A amostra congelada foi misturada e homogeneizada antes de ser armazenada a -20 ° C para análise futura. Todas as análises foram realizadas em triplicatas.

Produtos Químicos e Reagentes

Produtos químicos e solventes foram adquiridos da Fisher Scientific (Reino Unido) e eram de grau analítico ou HPLC. MES hydrate, Trizma® base, solução de m-hidroxidifenil, ácido galaturônico  padrões padrão, ácido orgânico e açúcar foram obtidos da Sigma Chemical Co. (St. Louis, EUA), kit Megazyme TDF Assay (α-amilase termoestável, protease purificada e enzima amiloglucosidase) foram adquiridos da Megazyme International Ireland Ltd. (Wicklow, Irlanda ). Água desionizada produzida no laboratório foi usada durante todo o estudo.

Proporção e composição aproximada da casca de pitaya

A espessura da pele e o peso médio do fruto total, carne e casca foram medidos em dez frutos de pitaya. A umidade, a cinza, o lipídio (método de extração de soxhlet) e a proteína (método micro-kjeldahl com N x 6,25) foram determinados conforme o método descrito na AOAC (2000). Os carboidratos totais foram calculados pela diferença.

Determinação do pH, sólidos solúveis totais e acidez titulável da casca de pitaya

Dez gramas da casca foram primeiro homogeneizados em 100 ml de água desionizada. O pH da casca de fruta foi então medido por um medidor de pH (Model 430, Corning, NY, USA). Para a concentração de sólidos solúveis (° Brix) da casca, foi utilizado o refratômetro (NAR-1T, Atago, Japão). A determinação da acidez titulável foi realizada através da homogeneização de 10 g da casca de pitaya em 100 ml de água desionizada, titulada com NaOH 0,1 N até pH 8,1 e expressa em ácido gálico por L-1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (110.7 Kb)   docx (215.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com