TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assistência De Enfermagem Na Atenção De Alta E média Complexidade.

Monografias: Assistência De Enfermagem Na Atenção De Alta E média Complexidade.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2013  •  1.862 Palavras (8 Páginas)  •  1.060 Visualizações

Página 1 de 8

Antonio da Paz

Ariane Kele

Marcos Matos

Paulo Ricardo

Assistência de enfermagem na atenção de alta e média complexidade.

Redenção - PA,04 de junho de 2013.

Antonio da Paz

Ariane Kele

Marcos Matos

Paulo Ricardo

Assistência de enfermagem na atenção de alta e média complexidade.

Trabalho apresentado na faculdade de ensino superior da Amazônia reunida-FESAR para obtenção de nota na disciplina de PDA, sob orientação do (a) Prof.(a) Kelly katusi.

Redenção - PA,04 de junho de 2013.

Sumário

Resumo 4

Abstract 4

1-Introdução 5

1.2 Enfermagens em dados 5

2-Desenvolvimento 6

3-Conclusão 8,9

4- Referencia Bibliografia 10

Resumo

As ações e procedimentos considerados de média e alta complexidade ambula¬torial e hospitalar constituem-se para os gestores um importante elenco de respon-sabilidades, serviços e procedimentos relevantes para a garantia da resolutividade e integralidade da assistência ao cidadão. A média complexidade é composta por ações e serviços que visam atender aos principais problemas e agravos de saúde da população, cuja complexidade da assistência na prática clínica demande a disponibilidade de profissionais especializados e a utilização de recursos tecnológicos, para o apoio diagnóstico e tratamento. É definido como de alta complexidade o conjunto de procedimentos.

Os mesmos devem ser realizados por profissionais na área da enfermagem devidamente treinados para o auxilio do tratamento especifico de cada paciente, sendo o mesmo conhecedor das praticar exercidas fielmente.

Abstract

The actions and procedures considered medium and high complexity torial ambulatory and hospital to provide managers an important cast of responsibilities, services and procedures relevant to guarantee the resolution and comprehensive care to citizens. The average complexity consists of programs and services designed to meet the main problems and grievances of population health, the complexity of care in clinical practice require the availability of skilled professionals and use of technological resources to support diagnosis and treatment. It is defined as the set of high complexity of procedures.

The same should be done by professionals in nursing properly trained for the aid of specific treatment of each patient, and knowledgeable of the same practice exercised faithfully.

1-Introdução

A enfermagem se divide em diversas funções básicas e suas especializações contam 11 áreas básicas de atuação, como a enfermagem em centro cirúrgico, saúde do idoso, saúde no trabalho, resgate, pediatria e terapia intensiva, todas regulamentadas pelo Conselho Federal de Enfermagem, o Cofen. A categoria ainda não tem piso salarial definido por lei. As faixas variam muito de Estado a Estado e entre o serviço público e o privado.

Mas, além das atividades, esses profissionais também se diferenciam por sua formação. O auxiliar de enfermagem aprende, em um curso de um ano de duração, sobre os cuidados básicos de higiene e alimentação e estará apto a prestar assistência a pacientes de baixa e média complexidade, podendo exercer a profissão em laboratórios, clínicas médicas, ambulatórios e maternidades.

O técnico de enfermagem estuda um ano e meio e aprende a lidar com pacientes de média e alta complexidade, fazer curativos e pequenas intervenções, podendo atuar em unidades de terapia intensiva (UTI), centros cirúrgicos, obstétricos e UTI neonatal.

Já o enfermeiro está apto a prestar assistência direta a pacientes graves e realizar procedimentos de maior complexidade, supervisionar auxiliares e técnicos e liderar equipes de atendimento.

1.2 Enfermagens em dados

Segundo dados do Cofen, em 2011 o Brasil tinha um total de 1.856.683 profissionais de enfermagem, sendo 346.968 enfermeiros (18,69%), 750.205 técnicos (40,41%), 744.924 auxiliares (40,12%), 14.291 atendentes (0,77%) e duas parteiras (0,0001%).

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu em 2006 que o número ideal é de um profissional de enfermagem para cada 500 habitantes (1:500). No Brasil, a quantidade agrupada tem a proporção de 3,8 profissionais de enfermagem para cada 500 habitantes – acima do recomendado pela OMS. Porém, verifica-se que a categoria dos enfermeiros não atinge essa proporção, enquanto as demais categorias apresentam resultados acima do recomendado.

Dados de 2005 da Organização Panamericana de Saúde, no entanto, alertam para a má distribuição dos trabalhadores no país. A região Sudeste, mais populosa, é também onde se encontra o maior contingente de profissionais da enfermagem, 52,3% da força de trabalho do território nacional.

2-Desenvolvimento

A enfermagem tem sentido cada vez mais a necessidade de utilizar o método científico como base para a organização da sua assistência. Assim, a caracterização dos clientes atendidos quanto às condições clínicas definidoras do grau de dependência de cuidados de enfermagem faz-se necessária, uma vez que embasa a quantificação de provimento de profissionais de enfermagem necessários para uma assistência de qualidade, prevenindo a sobrecarga dos serviços de enfermagem e preservando a saúde do trabalhador.

O Sistema de Classificação de Pacientes (SCP) objetiva agrupar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com