TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade De Alta Complexidade Em Oncologia

Monografias: Unidade De Alta Complexidade Em Oncologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  576 Visualizações

Página 1 de 2

O câncer é uma doença que tem afligido seres humanos por toda a história. As primeiras evidências da existência de câncer na antiguidade foram encontradas em tumores de ossos de múmias do antigo Egito (AMERICAN CANCER SOCIETY, 2010).

As mais antigas descrições de câncer (embora o termo câncer não seja citado) foram descobertas no Egito e datadas de, aproximadamente, 1600 A.C. Nestes manuscritos, foram descritos oito casos de tumores de mama e úlceras, que foram tratadas com cauterização por meio de uma ferramenta chamada “broca de fogo” (AMERICAN CANCERSOCIETY, 2010).

Na maioria dos casos, o câncer surge em função de um processo de multiplicação celular que se dá de maneira incorreta, tanto pela não eliminação de determinadas células quanto pela divisão excessiva de outras, formando tumores (aglomerados celulares) (NATIONAL CANCER INSTITUTE – NCI, 2009).

A Oncologia é a especialidade médica que estuda diferentes tipos de tumores, que podem ser benignos ou malignos, e a mesma está voltada a estudar as diversas formas de como o câncer se desenvolve no organismo e qual é o tratamento mais adequado para cada caso.

A maioria dos tratamentos inclui: cirurgia, radioterapia ou quimioterapia. Alguns ainda utilizam terapias hormonais; terapias biológicas; além da possibilidade de transplante de células-tronco em pacientes que possam receber doses muito altas de quimioterapia e de radioterapia (NATIONAL CANCER INSTITUTE, 2010).

A arquitetura influencia de forma direta na qualidade de vida de um paciente dentro de um estabelecimento assistencial à saúde. Por isso se torna essencial ambientes bem planejados, e que proporcionem ao paciente o maior conforto possível, com o objetivo de garantir a cura mais rápida do mesmo e uma melhoria na sua qualidade de vida, além de um aumento da sobrevida.

De acordo com Foucault (1979: 109), “A arquitetura hospitalar é um instrumento de cura do mesmo estatuto que um regime alimentar, uma sangria ou um gesto médico. O espaço hospitalar é medicado em sua função e em seus efeitos”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com