TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Caso Alta Complexidade

Por:   •  31/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.157 Palavras (17 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 17

CENTRO UNIVERSITARIO ESTÁCIO DE SERGIPE

ENFERMAGEM BACHARELADO

LETÍCIA CARLA DO NASCIMENTO BORGES

LETICIA TAYNÁ CORDEIRO ALVES PEREIRA

ESTUDO DE CASO: CÂNCER DE COLO UTERINO COM CHOQUE HIPOVOLÊMICO COMO COMPLICAÇÃO

                                                               

                                                             

ARACAJU

2019

LETÍCIA CARLA DO NASCIMENTOBORGES

LETICIA TAYNÁ CORDEIRO ALVES PEREIRA

ESTUDO DE CASO: CÂNCER DE COLO UTERINO COM CHOQUE HIPOVOLÊMICO COMO COMPLICAÇÃO

Estudo de caso do Estágio Supervisionado em Cliente de Alta Complexidade, do curso de Enfermagem do centro Universitário Estácio de Sergipe, como requisito para obtenção da nota parcial da disciplina, sob supervisão do Professor Enf. Esp. Lino Eduardo Farah.

ARACAJU

2019

RESUMO

O câncer do colo uterino é a neoplasia maligna mais frequente em mulheres no Brasil, sendo a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. A hemorragia é uma das principais complicaçoes quando o câncer está avançando, podendo assim levar ao choque hipovolêmico que por sua vez pode causar à falência do sistema circulatório, o estudo de caso teve o objetivo de relatar um caso de paciente com carcinoma de celulas escamosas do colo uterino com hemorragia seguido de choque hipvolêmico. Os dados contidos no trabalho foram obtidos por meio da anamnese e exame físico da paciente, revisão do prontuário e consulta à literatura científica. Considerações finais: A enfermagem tem papel fundamental na assistência dessas pacientes promovendo o cuidado sistematizado e o conforto.


SUMÁRIO

1 OBJETIVOS4

  1. Objetivo Geral4

1.2 Objetivos Específicos4

2 INTRODUÇÃO5

3 REVISÃO DE LITERATURA6

4 SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM 9

4.1 Histórico de Enfermagem 9

4.2 Motivo de Internamento9

4.3 Evolução de Enfermagem...........................................................................9

4.4 NANDA, NIC E NOC10

5 EXAMES COMPLEMENTARES12

6 TERAPIA FARMACOLÓGICA13

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS20

REFERÊNCIAS21

1 OBJETIVOS

1.1  GERAL

  • Relatar um caso de carcinoma de células escamosas do colo uterino.

1.2  ESPECÍFICOS

  • Descrever o caso clínico de um paciente.
  • Desenvolver a sistematização da assistência de enfermagem ao paciente.
  • Compreender a importância da assistência de enfermagem no câncer de colo do útero.

2 INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa o estudo de caso de uma paciente portadora de carcinoma de células escamosas do colo uterino com hemorragia onde resultou em um choque hipovolêmico. Os dados foram coletados durante o campo de estágio supervisionado em alta complexidade com analise do prontuário e realização do exame físico na oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE).

O câncer do colo do útero é a segunda neoplasia mais frequente no sexo feminino, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano - HPV (chamados de tipos oncogênicos), A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer (INCA, 2019).

É uma patologia de progressão lenta, com grande potencial de prevenção e cura quando diagnosticada e tratada precocemente. As alterações são descobertas facilmente no exame citopatológico (conhecido também como Papanicolau). Porém quando não diagnosticada pode levar a complicações severas como hemorragia (INCA, 2019).

Optamos por este estudo por se tratar de um caso de alta incidência e intensidade. Mais do que conhecer pretendemos enriquecer-nos no âmbito pessoal e profissionalmente. Ao longo do trabalho além da definição de alguns conceitos, serão apresentadas informações relevante como a etiologia, sintomas, fatores de risco e complicações.


3 REVISÃO DE LITERATURA

      O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, tem seu desenvolvimento quando as células que revestem o epitélio começam sofrer alterações e se multiplicam desordenadamente, podendo comprometer tecidos, estruturas e órgãos próximos ou à distância (INCA,2018).

      Embora passível de prevenção e de bom prognóstico quando tratado precocemente, o câncer do colo do útero é um importante problema de saúde pública por se tratar do terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil (INCA, 2018).

Tem como fatores de risco para o câncer uterino o início precoce da atividade sexual, múltiplos parceiros sexuais, tabagismo, baixa condição socioeconômica, multiparidade, entre outros. Porém a infecção pelo papilomavírus- HPV está associada a maior parte dos casos de lesão precursora do câncer do colo do útero (BRASIL, 2016).

 De acordo com Souza e Costa (2015) Aproximadamente 20% dos indivíduos sadios, em todo o mundo, estão infectados pelo HPV e a maioria são assintomáticos e transitórios, tornando mais difícil a detecção. Mas a infecção persistente pelo vírus favorece o desenvolvimento de lesões pré-cancerosas e posteriormente da neoplasia.

A descoberta do câncer em fase inicial ou de lesões precursora é de grande importância, uma redução de 80% da mortalidade pode ser alcançada por meio do rastreamento para a detecção da doença entre mulheres assintomáticas. Esse rastreamento é feito pelo exame citopatológico do colo do útero conhecido também como Papanicolau (FARO et al.,2015).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)   pdf (175.6 Kb)   docx (29.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com