TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO: Processo de Enfermagem- Paciente Hemorragia Digestiva Alta (HDA)

Por:   •  11/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.926 Palavras (12 Páginas)  •  1.381 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO NORTE GOIANO[pic 1]

FACULDADE DO NORTE GOIANO (FNG)

CURSO DE ENFERMAGEM

ESTUDO DE CASO

Amanda Silva Braga

e outros.

Porangatu-GO

Out./2015

Amanda Silva Braga

Dayane Pereira Camargo

Déborah Luysa Rodrigues dos Santos

Gustavo Henrique Correia

Patrícia Cristina dos Santos[pic 2]

Samuel Rodrigues Silva

ESTUDO DE CASO: Processo de Enfermagem- Paciente Hemorragia Digestiva Alta (HDA)

Estudo de caso desenvolvido por acadêmicos do 8º período do curso de Enfermagem da Faculdade do Norte Goiano (FNG), apresentado a disciplina de Semiologia e Semiotécnica ministrada pela Professora Enfª Especialista Juliana de Oliveira Pires, como requisito de avaliação semestral.

Porangatu-GO[pic 3]

Out./2015

INTRODUÇÃO

O presente caso clínico pretende expor e analisar alguns conhecimentos práticos e teóricos sobre a Hemorragia Digestiva Alta-HDA, estudada e analisada em uma cliente de 72 anos internada com hipótese diagnóstica de HDA, no Hospital Municipal de Porangatu-Go, acamada apresentando sinais de astenia, hipotermia, taquicardia, constipação, dentre outros que serão mais bem esclarecidos ao longo deste estudo.

Diante de tais informações, constata-se que a HDA é caracterizada por um grupo de sinais e sintomas de complicações de doenças pré-existentes. Desta forma a HDA ocorre em virtude de agravos de alguma patologia, que sozinha ou associada à outra doença induz à hemorragia digestiva.  Ou seja, várias condições médicas podem ocasionar a hemorragia digestiva alta.

 A HDA é o sangramento que se origina no tubo digestivo devido à ocorrência de lesões próximas ao ligamento de Treitz, que é um ângulo, que marca a junção entre duodeno e jejuno, onde fica fixo o intestino, que limita o tubo digestivo alto. Sendo, assim, lesões encontradas no esôfago, estômago e duodeno. Portanto a hemorragia digestiva alta pode apresentar-se como hematêmese, vômitos ou aspirado de aspecto borráceo na sonda nasogástrica, melena e enterorragia.

Os sintomas da hemorragia digestiva podem se modificar rapidamente dependendo da região onde há o sangramento. A etiologia, diagnóstico, prevenção, tratamento e intervenções de enfermagem serão abordados no decorrer deste estudo.


APRESENTAÇÃO DO CASO

Histórico e Coleta de dados

A.P.B, sexo feminino, 72 anos, viúva, analfabeta, do lar, reside com a filha, no bairro Nossa Senhora da Piedade, Rua da Matriz nº96 em casa própria com saneamento básico, apresentando cuidado corporal asseado, tendo ao todo 7 filhos, sendo 6 de parto normal e 1 de parto cesário, sic. Relatou sofrer queimadura de cerca de 81% do corpo nas regiões da face lado direito, pescoço, em todos os quadrantes da região torácica, anterior e posterior; em toda extensão da região abdominal, anterior e posterior, MS esquerdo parcialmente, e direito totalmente anterior e posterior e em MI direito, ao jogar gasolina no fogo a 5 anos atrás, apresentando cicatrizes, e perda da córnea direita devido a queimadura. Apresenta eliminações vesicais presentes, e eliminações intestinais ausentes a 3 dias. Refere ser hipertensa e diabética, medicações em uso: hidróxido de alumínio 10ml, dieta livre, soro glicofisiológico 500ml 30gt, ranitidina, cactopril 25mg vo 1 comprimido, enalapril 10mg 12/12 horas 1g, buscopan composto, água destilada, bromoprida. Refere não ter alergia a medicamentos. Queixa algia abdominal e torácica, dispneia, e disfagia. Paciente admitida por apresentar astenia, êmese, edema de MMII e algia retroesternal. Internada em Hospital Municipal de Porangatu com hipótese diagnóstica de Hemorragia Digestiva Alta. Sendo realizado ECG, PCR, Uréia Creatinina, Hemograma, Ultrassom do Abdome Total e Endoscopia Digestiva Alta. Com hipótese diagnóstica compatível com cisto hepático estase em estômago, com presença de grande quantidade de líquido em estômago e alças intestinais.

Exame Físico

02/09/2015 Paciente acamada, orientada em tempo e espaço. Pele e mucosas desidratadas, hipocoradas com cicatrizes de queimadura. Apresentando sinais vitais (Pressão Arterial normotensa, pulso normosfigmia, frequência cardíaca taquicárdica, temperatura hipotérmica, frequência respiratória eupnéica, HGT pós-prandial normoglicemia, Spo2 80%). Apresenta crânio e couro cabeludo íntegros. Orelha esquerda deformada, bem como ausência da córnea direita devido às queimaduras. Pupila esquerda fotorreagente e anisocoricas; usa óculos de grau. Audição preservada, higiene bucal prejudicada, apresentado ausência da arcada dentária e uso de prótese superior, língua com presença de saburro. Presença de emese de coloração esverdeada. Narinas preservadas. Pescoço sem presença de nódulos. Tórax assimétrico, com expansibilidade torácica preservada. Mamas sem alterações. AP: murmúrios vesiculares + com ruídos adventícios presentes com presença de sibilos em ápice e base do pulmão direito. Respiração através de oxigeoterapia 3l/cm. AC: Bulhas cardíacas rítmicas e normofonéticas, boa perfusão periférica ≤2seg. Abdome distendido, rígido e sensível a palpação ruídos hidroaéreos presentes nos quadrantes superior direito e inferior esquerdo; com hipertimpanismo e presença de fecaloma no quadrante superior.  Relato de ausência de eliminações vesicais e intestinais a cerca de 3 dias (sic). Apresenta movimentação restrita do MS direito com artrose de dedo indicador direito. Unhas das mãos normais.  Pulsos periféricos não palpáveis  devido às cicatrizes de queimadura. Paciente com bexiga protusa sem incontinência urinária; com presença de poucos pelos na região genital e anal. Apresenta acesso venoso no pé esquerdo. Unhas dos pés com micose. Segue aos cuidados de enfermagem.

Cliente veio a óbito no dia 03/10/2015, um dia depois da visita.

PATOLOGIA ENVOLVIDA

 Hemorragia Digestiva Alta-HDA

A Hemorragia Digestiva Alta-HDA é caracterizada pelo sangramento que se origina no tubo digestivo devido à ocorrência de lesões próximas ao ligamento de Treitz, que é um ângulo, que marca a junção entre duodeno e jejuno, onde fica fixo o intestino, que limita o tubo digestivo alto. Sendo, assim, lesões encontradas no esôfago, estômago e duodeno.

A hemorragia digestiva é consequência de complicações de doenças pré-existentes. Ou seja a HDA ocorre em virtude de agravos de alguma patologia, que sozinha ou associada a outra doença induz à hemorragia digestiva.  Sendo assim várias condições médicas podem causar a hemorragia. Portanto encontrar o foco da hemorragia é de suma importância, visto que diversas condições provocam hemorragia digestiva, que é classificada em alta na parte superior do trato digestivo, e baixa na parte inferior do trato digestivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (160.7 Kb)   docx (27.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com