TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades De Campo

Artigos Científicos: Atividades De Campo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  1.635 Palavras (7 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 7

PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES DE CAMPO

CURSO:

ATIVIDADE DE CAMPO

DATAS:

ORIENTADORES:

ESCOLA:

COMPONENTES:

RELATÓRIO DA ATIVIDADE DE CAMPO:

CONHECENDO O CAMINHO DE UM RIO.

PESQUISA:

1. O QUE É UM RIO?

Um rio é um curso natural de água, usualmente de água doce, que flui no sentido de um oceano, um lago, um mar, ou outro rio. Em alguns casos, um rio simplesmente flui para o solo ou seca completamente antes de chegar a outro corpo d'água.

2. COMO SE FORMA?

Os rios nascem normalmente próximos às montanhas ou morros onde a água da chuva que penetra no solo encontra rochas no subsolo e ficam aprisionadas. Acabam por escorrer entre as rochas até conseguir brotar no solo, formando fontes de água. São as nascentes. A maioria dos rios brasileiros são formados desse modo. Fontes de água também podem brotar do chão por força da água aprisionada nos lençóis d'água subterrâneos. No início, é apenas um filete de água. Logo vai se juntando a outros filetes para formar um córrego, um riacho e, finalmente, um rio. Os rios correm procurando sempre regiões mais baixas e terminam num lago ou no mar. Rios também podem nascer das águas resultantes do degelo. É o que acontece com o Rio Amazonas que nasce na cordilheira dos Andes.

3. QUAIS SÃO OS ELEMENTOS DE UM RIO?

Os elementos de um rio são:

Afluente: é o nome dado aos rios menores que deságuam em rios principais.

Confluência: Termo que define a junção de dois ou mais rios ou ainda a convergência para um determinado ponto.

Foz: é o local onde deságua um rio, podendo dar-se em outro rio, em um lago ou no oceano.

Jusante: é qualquer ponto ou seção do rio que se localize depois (isto é, em direção à foz) de outro ponto referencial fixado.

Leito: Local onde o rio corre. É o solo que fica entre as margens, por onde as águas do rio escorrem.

Margem: As laterais do curso do rio que delimitam sua largura. Virado para jusante tem-se à direita a margem direita e à esquerda a margem esquerda.

Montante: é qualquer ponto ou seção do rio que se localize antes (isto é, em direção à nascente) de outro ponto referencial fixado.

Nascente: é o ponto onde se originam as águas do rio.

Talvegue: é a linha que se encontra no meio da região mais profunda de um rio e onde a corrente é mais rápida.

Tipos de Drenagem.

Vau: sitio onde corre a água

4. O QUE É UMA NASCENTE DE OLHO D’ÁGUA?

Olho de água ou olho d'água, conhecida também como nascente, é uma fonte ou mina de água. O olho de água tem concentração em locais onde se verifica o aparecimento de água por afloramento do lençol freático. Sua designação dada aos locais onde se verifica o aparecimento de uma fonte ou nascente de água. As áreas onde aparecem olhos de água são, geralmente, planas e brejosas.

5. COMO IDENTIFICAR AS MARGENS DE UM RIO?

Local onde a água se encontra com a terra.

Costuma-se empregar este termo em referência à beirada da água de um rio, do mar, de uma lagoa, de um lago com terra, embora a margem possa encontrar-se com pedras, com obras da engenharia, com trapiches, etc.

As margens de um rio são classificadas de "margem direita" e "margem esquerda", segundo o lado do rio em que se encontram, para quem se desloca no sentido da corrente.

6. O QUE É O LEITO DO RIO E COMO PODE APRESENTAR-SE?

Leito de um rio é a extensão onde corre o curso d’água. As águas dos rios vão escavando o terreno por onde passam, formando o que se chama de leito do rio. Enquanto correm por meio de terrenos duros, compostos de rochas, as águas vão batendo nas rochas e desgastando-as lentamente. Isso faz com que o leito do rio vá se aprofundando, enquanto as margens vão ficando cada vez mais altas. Nos terrenos mais baixos, a água começa a correr mais devagar e com menos força e o rio não escava leitos tão profundos.

7. O QUE É A FOZ DE UM RIO?

A foz ou desembocadura é o local onde um corpo de água fluente, como um rio, deságua em outro corpo de água que pode ser outro rio, um grande lago, uma lagoa, um mar, ou mesmo o oceano.

Há três tipos de foz fluviais: o estuário, em forma de funil, como a foz do Rio Congo; o delta formado por um leque de canais e ilhas, como a do Rio Nilo; e a foz mista, com algumas ilhas laterais, mas com uma foz larga, como é o caso do Rio Amazonas.

8. O QUE É UMA BACIA HIDROGRÁFICA?

Bacia hidrográfica é uma área onde ocorre a drenagem da água das chuvas para um determinado curso de água (geralmente um rio). Com o terreno em declive, a água de diversas fontes (rios, ribeirões, córregos, etc.) deságuam num determinado rio, formando assim uma bacia hidrográfica. Logo, uma bacia hidrográfica é formada por um rio principal (às vezes dois ou três) e um conjunto de afluentes que deságuam neste rio principal.

9. O QUE É UM AFLUENTE?

Afluentes de um rio são rios secundários que fazem parte da bacia hidrográfica de um rio principal, mas levam águas para várias regiões e deságuam normalmente entre dois grandes rios.

10. QUAL A RELAÇÃO ENTRE OS RIOS E A HISTÓRIA DA HUMANIDADE?

As grandes civilizações surgiram de um modo geral, por causa das tribos nômades que se estabeleceram em um determinado local.

O fator decisivo para que essas tribos pudessem criar raízes num local, era a possibilidade de desenvolver a agricultura.

Toda civilização humana precisa de dois recursos básicos para se desenvolver que são água e terra. Portanto, onde houvesse água em abundância existiria terra fértil, de forma que, o homem poderia plantar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com