TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Estatistica

Exames: Atps Estatistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  1.364 Palavras (6 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Administração

Nome dos Acadêmicos e RA:

Renato Vieira Aires ra: 356347

Alessandra Viana ra: 365594

Carlos Eduardo Machado Kraemer ra: 385139

Marilia/SP

2013 Nome dos Acadêmicos

Renato Vieira Aires

Alessandra Viana

Carlos Eduardo Machado Kraemer

Atividades Praticas

Supervisionadas apresentado ao Curso SuperiorAdministração da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito para a avaliação da Disciplina Estatística ata obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

Marilia

2013

1. Introdução

O exercício proposto consiste em desenvolver um relatório apresentando conceitos a respeito dos seguintes exemplos:

- definição e conceito de Estatística

- etapas essenciais para desenvolvimento de todas as etapas da atps

- construção de tabelas de freqüências

- calcular medidas de tendência

Nisto será gerado ao grupo um bom conhecimento da matéria de Estatística.

2. Desenvolvimento

Estatística

A estatística é, hoje em dia, um instrumento útil indispensável para tomadas de decisão em vários campos: científico, econômico, social, político.

Existem indícios que há 300 mil anos a.C. já se faziam censos no Egito, Babilônia e na China.

Técnica de recolha, apresentação de dados numéricos, organização e sinterização (E. descritiva). Compreende, ainda, as técnicas por meio das quais são tomadas decisões sobre uma população, baseadas unicamente na observação de amostras, pelo uso de conceito de probabilidade (E. inferências).

A Estatística Descritiva é o subconjunto da estatística que se ocupa indistintamente de um universo ou de uma amostra, dedica-se apenas à classificação, representação e redução de dados, podendo compreender a análise dos mesmos, sempre que as conclusões não respeitem a um conjunto maior do que o observado.

Portanto, quando se torna necessário manusear e organizar dados para transformá-los em informação, é na Estatística Descritiva que buscamos métodos e técnicas para realizar essas atividades. População/ Universo: Conjunto de todos os elementos que vão ser objeto de análise ou estudo, que têm pelo menos uma característica em comum.

Amostra: É um subconjunto finito da população que se supõe representativo desta. Sendo que, na impossibilidade de se estudar todos os elementos da população efetuassem um subconjunto finito da população.

Unidade Estatística: É cada elemento da população ou da amostra.

Possibilidades de aplicação da Estatística na área de administração

A estatística hoje está ramificada a administração de diversas áreas, se tornando uma ferramenta indispensável no gerenciamento de várias atividades.

Com a globalização e as freqüentes mudanças e avanços evolutivos da tecnologia, aonde a informação ganha cada vez mais Status, a administração vem tendo novos obstáculos a serem superados. E a estatística vem se tornando um diferencial na atualidade administrativa.

Atualmente as aplicações da estatística se desenvolvem de tal forma que, praticamente todo o campo de estudo é beneficiado utilizando seus métodos estatísticos. Com as técnicas de controle de qualidade os fabricantes estão fornecendo melhores produtos á custos menores. Entende-se então que a estatística está interligada a praticamente todas as áreas, podendo ser utilizada por um: matemático, economista, biólogo, geólogo, químico, cientista político, psicólogo. Sendo assim pode-se utilizar a estatística para análise e decisões políticas e judiciais, econômicas entre varias outras, seu objetivo é resolver duvidas e aplicar medidas favoráveis para várias situações.

A estatística é essencialmente aplicada na área da administração, quando se diz respeito à tomada de decisões, por meio de sondagem, coletas de dados e de recenseamento de opiniões, para que possivelmente venham conhecer a realidade geográfica e social, os recursos naturais humanos e financeiros disponíveis e as expectativas da comunidade sobre a empresa, depois de todas as informações necessárias a empresa tem condição de estabelecer metas e objetivos com maior possibilidade de serem alcançados a curto, médio ou longo prazo.

A Estatística ajudará em diversos trabalhos, como também na seleção e organização da estratégia a ser adotada no empreendimento, ainda, na escolha das técnicas de verificação e avaliação da quantidade e da qualidade do produto e mesmo dos possíveis lucros e perdas.

O uso da estatística também engloba a administração, quando falamos de qualidade, pois ajuda a reduzir custos e aumentar a qualidade, produtividade e competitividade, no mercado. Estas técnicas permitem que, por meio de pequenas amostras, seja visualizada a qualidade daquele lote de produção, tomando ações que evitem a ocorrência de problemas.

Podemos citar algumas aplicações da estatística na área da administração:

• Coleta de dados que ajudam na tomada de decisão

• Coleta de dados que possibilitam traçar metas e objetivos empresariais.

• Coleta de dados que dão visibilidade das expectativas da comunidade sobre a empresa.

• Aplicação de dados estatísticos no controle de produção.

• Aplicação de dados estatísticos na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com