TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapa 1 - Atps Estátistica

Ensaios: Etapa 1 - Atps Estátistica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2013  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  896 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA Nº 1

INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA

Estatística pode-se dizer que é a ciência ou conjunto de técnicas e métodos que tem como finalidade coletar, organizar, analisar e interpretar dados, a fim de permitir o controle e o estudo adequado para que possamos lidar racionalmente com situações sujeitas a incertezas.

Ciência relativamente recente, porém que remonta à antiguidade, onde os governantes viram a necessidade de coletar informações estatísticas referentes às populações, poderio militar, variáveis econômicas, difusão de doenças, etc. Este conhecimento chega aos nossos dias com a mesma finalidade, porém com fins mais amplos, onde os dados estatísticos são classificados e armazenados em meio magnético e disponibilizados em diversos sistemas de informações acessíveis a pesquisadores, cidadãos e organizações da sociedade que, por sua vez, podem utilizá-los para o desenvolvimento de suas atividades.

Existem dois tipos de conjunto de dados que são usados para estudar a estatística, são chamados: populações e amostras. Onde população, é o conjunto de todos os resultados, respostas, medidas ou contagens que são de interesse; e uma amostra é um subconjunto de uma população. Uma descrição numérica de uma característica de população, damos o nome de parâmetro; e para amostra chamamos de estatística.

Podemos dividir o estudo da estatística em dois ramos principais:

• A estatística descritiva: que trata da organização, do resumo e da apresentação dos dados.

• A estatística inferencial: que trata de tirar conclusões sobre uma população a partir de uma amostra, que tem por ferramenta básica a probabilidade.

Quanto aos dados, são classificados em:

• Dados qualitativos: que consistem em atributos, classificações ou registros não numéricos.

• Dados quantitativos: que consistem em medidas ou contagens numéricas.

Outra característica dos dados é o seu nível de medida; que determinam quais são os cálculos estatísticos mais expressivos, estes são divididos em quatro:

• Nominal – são somente qualitativos, categorizados usando-se nomes, marcas ou qualidades, neste nível nenhum cálculo matemático é feito.

• Ordinal – são qualitativos ou quantitativos, podem ser arranjados em ordem, mas as diferenças entre os registros de dados não são significativas.

• Intervalar – são quantitativos, podem ser ordenados e é possível calcular diferenças significativas entre os registros de dados, aqui um registro nulo é uma posição na escala não se trata de um zero inerente.

• Racional – similares ao intervalar, com a propriedade adicional de que um registro nulo é um zero inerente. Uma razão entre dois valores dos dados pode ser formada para que os valores possam ser expressos como múltiplos de outro.

APLICAÇÕES

Os índices utilizados pelos meios de comunicações atuais em sua maioria utilizam de pesquisas e estudos estatísticos, na divulgação de informações, tais como a inflação, o emprego e o desemprego são um exemplo de aplicação da Estatística no nosso dia a dia. O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística a qual a Escola Nacional de Estatística esta vinculada, é o órgão responsável pela produção das estatísticas oficiais do país.

No mercado de trabalho a atuação é diversa, onde há a possibilidade de promover a melhoria da eficiência e também a solução de vários problemas práticos importantes em quase todas das áreas do saber. A seguir, algumas das áreas em que a atuação do estatístico adquire maior relevância:

• Indústria – iniciam-se nos estudos de implantação até a avaliação das necessidades de expansão, na pesquisa e desenvolvimento de novas técnicas, produtos e equipamentos; em testes de produtos, controle de qualidade e quantidade, controle de estoque, na previsão de acidentes de trabalho, no planejamento de manutenção de máquinas, etc.

• Recursos Humanos – realiza pesquisas de compatibilidade entre os conhecimentos e habilidades dos empregados e as atividades desenvolvidas por eles; estudo de salários; propõe planos de avaliação e desempenho do quadro funcional; avalia planos de saúde; elabora planos de previdência e fundos de pensão, etc.

• Universidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com