TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Aula de Futebol

Por:   •  9/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 3

PORTFÓLIO DA  SEMANA DA DISCIPLINA ESPORTES COLETIVOS: FUTEBOL E VOLEIBOL

CLOVIS JOSE DO NASCIMENTO JUNIOR, R.A 8006779.

BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Belo Horizonte – MG

2016

Questão 1:

Como se deu o processo de gênese (nascimento) do futebol? Ele foi um esporte criado ou sofreu influência de outras modalidades esportivas? Justifique sua resposta.

RESPOSTA: O futebol surgiu como uma mistura de varios fundamentos de jogos originados na China, Japão, Itália França e Inglaterra. Mas foi somente na Inglaterra que o esporte teve inserido regras, através de um conselho, estabelecendo assim sua universalização no modo de praticar.

Questão 2:

Como o futebol chegou ao Brasil? Como foi sua aceitação pelos brasileiros na época? Responda utilizando fatos que comprovem a sua conclusão.

RESPOSTA: O futebol chegou ate aqui pelo brasileiro Charles Willian Miller,que após concluir seus estudos na inglatearra, trouxe consigo bolas e uniformes para a prática do esporte no Brasil em 1894 em São Paulo capital. O futebol disceminou-se rapidamente por todo o país, mas tiveram acesso apenas a elite brasileira. E como no Brasil acabara de consolidar a soltura e liberdade dos escravos em 1888, os negros sofriam enorme preconceito no futebol até a decada de 50.

Questão 3:

No início da prática do futebol no Brasil, ele restringia-se à certa parcela da população, enquanto a grande maioria era impedida de jogar. Por isso, o futebol era visto como “brinquedo de menino rico”. Com o passar dos anos e a necessidade de aprimorar as equipes, outras classes sociais foram inseridas no jogo e começaram a destacar-se nesse esporte, conquistando, assim, igualdade  momentânea, enquanto estavam dentro de campo. Essa afirmação está correta? Há alguma relação com o futebol atual? Explique sua resposta com base nos seus estudos.

RESPOSTA: A afirmação está correta! O futebol era elitizado, sendo sua prática realizada apenas por ricos, mas anos mais tarde verificou-se que os moradores de suburbios e favelas tinham habilidades e “ginga” fantasticas para o futebol, sendo esses admitidos para a prática do esporte junto dos burgueses.

De certa forma, a prática do futebol está mais acessivel a todos seja nas escolas, praças ou em clubes de peneira, dessa forma, hoje é mais fácil fazer parte de um clube de futebol do que antigamente.

Questão 4:

Qual a importância do futebol na vida do brasileiro?

RESPOSTA: O futebol no Brasil é mais que um esporte, é um estilo de vida! Quando se pergunta: Qual é o seu time? É raro alguem dizer que não torce pra nenhum e, quando se fala qual é seu time do coração, as fazes é possivel traçar certa personalidade desse torcedor. Dessa forma, no Brasil o futebel trancende as barreiras do esporte, sendo comparado uma religião, uma cultura, um modo de viver.

Há quem diga que no Brasil, quando o futebol vai bem o país tambem vai bem. Não é pra tanto, pois quando a seleção brasileira de futebol perdeu a semi-final para a Alemanha por 7x1, todos ficaram cabisbaixos e deprimidos por tempos.Porém quando a seleção olimpica ganhou a medalha de ouro numa disputa por penaltis para a seleção alemã, o Brasil inteiro foi só festa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (104 Kb)   docx (239.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com