TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Autismo O CONCEITO

Trabalho acadêmico: Autismo O CONCEITO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  4.482 Palavras (18 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 18

1 INTRODUÇÃO

O autismo é um transtorno neuropsicológico que se caracteriza por alterações no comportamento com a sociedade e consigo, no uso da imaginação, na comunicação, dentre outros.

O autista não é um doente contagioso, ele é apenas uma pessoa que sofre do TEA (Transtorno do Espectro Autista).

Estas pessoas enfrentam diariamente uma rotina desgastante, que incluem os preconceitos e as discriminações que sofrem da sociedade.

Temos muito a aprender sobre o TEA e quem sofre dele, mas ainda encontram-se diversas dificuldades.

2 CONCEITO

O autismo é considerado pela medicina um distúrbio do neurodesenvolvimento, uma inequacidade no processo de desenvolvimento de forma anormal, que se encontra incluso na lista de transtornos globais do desenvolvimento.

3 HISTÓRICO

O termo autismo se origina do grego “autós”, que siginifica “de si mesmo”.Foi descrito pela primeira vez em 1943, pelo médico austríaco Leo Kanner, trabalhando no Johns Hopkins Hospital, em seu artigo Autisticdisturbanceofaffectivecontact, na revista NervousChild, No mesmo ano, o também austríaco Hans Asperger descreveu, em sua tese de doutorado, a psicopatia autista da infância. Embora ambos fossem austríacos, devido à Segunda Guerra Mundial não se conheciam .

No ano de 1906, o psiquiatra Plouller introduziu o termo autista na literatura psiquiatra, porém foi Bleuler, no ano de 1911 que difundiu tal termo para se referir ao quadro de esquizofrenia, que consiste na limitação das interações humanas com o mundo externo.

Em 1943, o psiquiatra americano Leo Kanner, que trabalhava em Baltimore, nos Estados Unidos, descreveu um grupo de onze casos clínicos de crianças em sua publicação intitulada “Distúrbios Autísticos do Contato Afetivo” (AutisticDisturbancesofAffectiveContact).

No inicio acreditava-se que o autismo era causado por pais altamente intelectualizados, pessoas emocionalmente frias e com pouco interesse nas relações humanas da criança e uma outra teoria mais tarde essa teoria foi rejeitada e passou-se a pesquisar as causas do autismo e chegou-se a uma conclusão que o autismo está ligado a causas genéticas associadas a causas ambientais, outros problema também, como uso de drogas na gravidez ou infecções nesse período.

A publicação de Kanner ficou conhecida, enquanto que o artigo de Asperger, escrito em alemão, só foi transcrito para o inglês por LornaWing, em 1981.

Em 1976, LornaWing relatou que os indivíduos com autismo apresentam déficits específicos em três áreas: imaginação, socialização e comunicação, o que ficou conhecido como “Tríade de Wing”.

4 AUTISMO

O autismo é uma síndrome comportamental com causas múltiplas que estará presente durante toda a vida do autista, decorrentes de um distúrbio de desenvolvimento é caracterizado por deficiência na interação social, ou seja inabilidade para se relacionar com o outro e também no uso da imaginação, geralmente combinado com deficiência de linguagem e alterações de comportamento. Os sinais e sintomas aparecem aparece durante os três primeiros anos de vida, a cada 10 mil nascidos 20 apresentam autismo e é mais comum no sexo masculino. O autismo é definido como um “transtorno de espectro”, que é um conjunto de comportamentos que afeta indivíduos de forma e graus diferentes. Não há uma única causa conhecida de autismo, a conscientização da sociedade sobre o autismo poderia ajudar tanto as pessoas autistas como suas famílias a não exclusão destes na sociedade.

Em março de 2012, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças emitiram o seu relatório ADDM prevalência autismo. O relatório concluiu que a prevalência de autismo subiu para 1 em cada 88 nascimentos nos Estados Unidos e quase 1 em cada 54 meninos. O foco demonstrado sobre o autismo, como resultado do aumento de prevalência abre oportunidades para a nação como forma de servir a essas famílias que enfrentam uma vida de suportes para os seus filhos.

Atualmente, a Sociedade de Autismo estima que o custo de vida útil de cuidar de uma criança com autismo varia de US $ 3,5 milhões a US $ 5 milhões, e que os Estados Unidos estão enfrentando quase 90.000 milhões dólar por ano em custos para o autismo (este valor inclui a pesquisa, os custos de seguro e não despesas, Medicaid isenções para o autismo, gastos com educação, habitação, transporte, emprego, além de serviços terapêuticos e custos relacionados cuidador) coberto.

5 CAUSAS

O autismo não causa outras doenças, mas outras doenças podem favorecer seu desencadeamento. Ainda outros pesquisadores estão investigando problemas durante a gravidez como a rubéola, a sífilis e a toxoplasmose; as doenças infecciosas do cérebro, como a meningite; as lesões traumáticas; o uso de drogas pelos pais; além de doenças genéticas que cursam com retardo mental. Também infecções virais, desequilíbrios metabólicos e exposição a substâncias químicas ambientais (por exemplo metais pesados, como mercúrio e o Chumbo).

Os pesquisadores estão investigando uma série de teorias, incluindo a ligação entre a hereditariedade genética . Em muitas famílias, parece haver um padrão de autismo ou afins deficiência, apoiando mais uma base genética para a doença. Embora nenhum gene foi identificado como a causa do autismo, os pesquisadores estão à procura de segmentos irregulares do código genético que crianças com autismo pode ter herdado. Parece também que algumas crianças nascem com uma suscetibilidade para o autismo, mas os pesquisadores ainda não identificaram um único "gatilho" que causa o autismo para se desenvolver.

6 SINTOMAS

Há comportamentos que caracterizam o Transtorno Autista que pode ou não ser aparente na infância (18 a 24 meses), mas geralmente se tornam evidentes durante a primeira infância (24 meses a 6 anos). É necessário que o médico faça um acompanhamento do desenvolvimento da criança os sintomas da doença

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com