TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação De Impactos Ambientais Nos Países Do Mercosul

Monografias: Avaliação De Impactos Ambientais Nos Países Do Mercosul. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  769 Palavras (4 Páginas)  •  750 Visualizações

Página 1 de 4

IDENTIFICAÇÃO DO ARTIGO

Autores: Ednaldo Cândido Rocha, Juliana Lorensi do Canto e Pollyana Cardoso Ferreira.

Periódico: Universidade Federal de Viçosa, MG.

Tema: Avaliação de Impactos Ambientais nos Países do Mercosul

O título escolhido não é condizente com o artigo em questão. Pois ele é especificamente sobre legislações ambientais dos países do Mercosul. Pois, o termo legislação ou leis não é citado no título.

O objetivo proposto foi: Levantar e discutir informações, sob os mais diferentes, a respeito do tema: Avaliação de Impactos Ambientais nos Países do Mercosul. Considera-se que o mesmo não foi explícito quando usa as palavras ‘levantar e discutir informações’. Sendo que estas podem referir-se a várias interpretações. Deixando um vácuo na questão de qual foi o real o objetivo. Também, não informa se haverá um estudo de caso, uso de dados laboratoriais, pesquisa de campo, ou algo mais específico.

Com base, no título e objetivo expostos, os dois não mostram coerência entre si, pois apenas acrescentou-se as palavras ‘levantar e discutir’ no título, mostrando quão pobre a linguagem explicitada.

A introdução foi escrita de maneira sequencial que encaminha logicamente o leitor aos objetivos propostos: “levantar e discutir” referencias bibliográficas apenas. Sendo a leitura condizente as legislações dos países pertencentes ao Mercosul e citações de outras legislações, a americana, por exemplo.

Os métodos citados permitem que a pesquisa seja reproduzida, mas com a condição de que, o objetivo geral e os específicos sejam repensados e refeitos. Sendo que, a mesma deve ser atualizada na questão das leis, pois essa é a base de todo o trabalho – legislação dos países pertencentes ao Mercosul. Sugestiona-se que se faça um estudo prático, onde pode-se verificar se as leis estão sendo aplicadas e/ou cumpridas, mas com dados específicos coletados em cada país, de órgãos governamentais ou de entidades reconhecidas e de idoneidade.

Assim, a pesquisa representa um estudo observacional, com revisões bibliográficas pesquisadas via Internet e acervo de obras. A limitação deste estudo se dá a fato de que se fez apenas o uso de referencial teórico. Não há parte prática.

Não há uso de tabelas e figuras (gráficos, imagens, outros). O que deixa o texto mais pobre ainda. Não há algo mais específico para chamar a atenção do leitor. Não há um quadro comparativo, das legislações de cada país, por exemplo.

A discussão não foi encaminhada de maneira lógica à partir dos resultados apresentados, com base nas legislações apresentadas .

Sendo assim, como já foi exposto, não há coerência entre o título, os objetivos e as conclusões, pois, em vários pontos citam-se apenas as legislações, não tendo um critério de base para comparar ou para analisar. Além de que, não há parte prática para analisar, comparar, e verificar se há aplicabilidade das tais legislações. As conclusões foram embasadas nas pesquisas bibliográficas realizadas pelos autores, internet e obras. Sendo que as datas das mesmas apresentam dados de autores antigos. Os autores mais recentes que dissertam sobre o assunto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com