TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIOLOGIA

Artigos Científicos: BIOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

Definição de célula:

Célula é a unidade estrutural e funcional comum a todos os seres vivos, sendo que estes podem ser constituídos por uma ou mais células.

Descrição de célula animal: Célula animal é uma célula que se pode encontrar nos animais e que se distingue da célula vegetal pela ausência de parede celular e de plastos.Possui flagelo, o que não é comum nas células vegetais.

A célula vegetal é semelhante à célula animal, mas contém algumas organelas diferentes da célula animal, como a parede celular, vacúolos e os cloroplastos. Está dividida em: componentes protoplasmáticos que são um composto de organelas celulares e outras estruturas que sejam ativas no metabolismo celular. Inclui o núcleo, retículo endoplasmático, citoplasma, ribossomos, complexo de Golgi, mitocôndrias, lisossomos e plastos e componentes não protoplasmáticos são os resíduos do metabolismo celular ou substâncias de armazenamento. Inclui vacúolos, parede celular e substâncias ergástricas. Na célula vegetal viva, o citoplasma está freqüentemente em movimento. As organelas podem ser observadas deslizando de uma maneira ordenada no movimento em curso.

Cada organela da célula vegetal desempenha uma função:

• Parede celular: Essa estrutura impossibilita alterações morfológicas dos organismos, em razão de seu caráter semi-rígidos, ou seja, as células não conseguem alterar a forma em conseqüência do impedimento espacial limitado pela rigidez da parede celular. Tem a função de proteger e sustentara célula. É composta por uma substancia chamada celulose que forma uma rede de fibras, que confere pouca elasticidade ao contorna da célula vegetal, contribuindo com a manutenção de sua forma.É encontrada somente na célula vegetal por ser características apenas de plantas.

• Vacúolo: Armazenar líquidos e pigmentos, além de diversas outras substancias produzidas pelas células. Nas células animais os vacúolos são raros e não têm nenhum nome específico

• Cloroplastos: São organelas que contém pigmentação de clorofila, sendo responsáveis pelo fenômeno biológico da fotossíntese, estando presentes exclusivamente no citoplasma de células de planta e de algas. Não são encontrados na célula animal devido os animais são heterótrofos e devido a isso não realizam fotossíntese que é uma das características para se ter cloroplastos e parede celular.

Bibliografia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9lula_vegetal http://www.brasilescola.com/biologia http://www.mundoeducacao.com/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com