TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIOLOGIA DA CHAPADA IMPERIAL

Pesquisas Acadêmicas: BIOLOGIA DA CHAPADA IMPERIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  1.661 Palavras (7 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 7

BIOLOGIA DA CHAPADA IMPERIAL

Relação do cerrado com o fogo

Árvores pequenas com caules e galhos retorcidos por conta da acidez do solo, as raízes são profundas para alcançar os lençóis freáticos, a casca espessa do tronco possui a função de reter água e proteger contra as queimadas.

Relações harmônicas e desarmônicas entre os seres

Os parasitas se alimentam das folhas secas relação desarmônica.

Presença de biodincadores

Os liquens são bioindicadores positivos. Podem viver em locais como superfícies de rochas, folhas, no solo, nos troncos de árvores, picos alpinos, etc.

Sustentabilidade

Na Chapada Imperial é utilizado um sistema de hidroelétrica que supre a necessidade de toda a fazenda.

A área verde é completamente preservada.

Fauna e flora local

O cerrado é o segundo maior bioma brasileiro. Contando com uma rica diversidade de animais e plantas. Possui estações bem definidas sendo o inverno seco e o verão chuvoso.

Na época da seca algumas árvores possuem folhas e outras não. As que não possuem folhas é porque possuem o mecanismo de defesa contra a seca. As árvores perdem as folhas para evitar a transpiração e reter água no caule e raízes, as que possuem folhas a folhagem é meio esverdeada e a folha possui uma espécie de cera para evitar a perca de água

A flora é bastante diversificada exemplos encontrados na chapada imperial: Ipê, guariroba, etc.

Fazem parte da fauna: antas, capivaras, tatus, tamanduás-bandeira, preguiça, onças-pintadas, tucanos, urubus, garças, águias, beija-flores, canários, lambaris, piabas, bagres, piranhas e dourados.

Cadeia alimentar

A bituca de cigarro na época da seca se abre e fica parecida com a paina, os pássaros se confundem e colocam seus ovos em cima da bituca porem como o cigarro contem muitas substâncias tóxicas, os ovos quebram e não nascem mais pássaros.

Ciclo biogeoquímico da água

Observação: o ciclo biogeoquímico da água pode ser usado baseado nas cachoeiras, pesquisar o funcionamento completo...

Ciclos Biogeoquímicos - Ciclo da Água

Introdução:

No “Fluxo de Energia e Matéria no Ecossistema”, existe um fluxo de matéria nos ecossistemas, resultado das relações alimentares entre os organismos. Os elementos químicos que são utilizados pelos organismos são transferidos nessas relações e se movimentam no meio biótico do ecossistema. No entanto, estes elementos não permanecem somente como parte dos seres vivos, mas integram também o meio abiótico.

A composição química da terra permanece praticamente constante com o passar do tempo, no entanto, os elementos e substâncias químicas do planeta se movimentam e sofrem transformações. Os seres vivos necessitam de diversas substâncias para sua sobrevivência, as quais são obtidas do meio abiótico ou do consumo de outros seres vivos. Quando um organismo absorve um nutriente do meio abiótico, ele está promovendo a entrada deste no meio biótico. No entanto, em determinado momento, este mesmo elemento pode ser devolvido ao meio abiótico, fechando assim um ciclo.

Um ciclo biogeoquímico é o percurso realizado por um elemento químico essencial a vida no meio ambiente, incluindo tanto sua passagem pela matéria orgânica quanto pela matéria inorgânica. Serão visto os principais processos envolvendo o ciclo dos principais elementos essenciais a vida.

Lembre-se que a matéria nunca é perdida e que a composição química do planeta é constante. Os elementos são reciclados pelos organismos, transitando entre o meio biótico e abiótico, e entre um organismo e outro. A mesma molécula de água que um dia esteve no sangue de um dinossauro, pode estar congelada numa geleira, pode estar numa gota de chuva, pode estar no citoplasma de uma bactéria ou mesmo, pode estar em você agora.

Equilíbrio:

Os elementos químicos estão em constante intercâmbio entre o meio biótico e abiótico. Geralmente, existe um equilíbrio nessa transferência, de maneira que a composição de ambos os meios permanecem constantes. O entendimento dos ciclos biogeoquímicos é essencial na compreensão dos atuais problemas ambientais, já que vários destes são causa ou consequência de um desequilíbrio nestes ciclos.

Ciclo da Água (H2O):

Também chamado Ciclo Hidrológico.

O planeta Terra possui cerca de 2/3 de sua superfície coberta por oceanos, que representam o maior reservatório de água do planeta, contendo aproximadamente 97% da água mundial. As geleiras polares abrigam cerca de 2%, os rios e lagos (incluindo os lençóis freáticos) 1%, e a atmosfera 0,001%. Nos oceanos, rios e lagos, a água se encontra em estado líquido; nas geleiras, em estado sólido; e na atmosfera, em estado gasoso. O Ciclo da Água ocorre pelo fluxo da água entre estes ambientes.

Abaixo, um esquema do Ciclo Geológico da Água e seus principais processos. Lembrem-se que o ciclo geológico não considera a passagem desta substância pelos seres vivos:

Ciclo Geológico da Água

Evaporação:

É o processo, através do qual, a água é transferida da hidrosfera (oceanos, geleiras, rios, lagos, etc.) para a atmosfera. O principal fator causador da evaporação é a energia proveniente da luz solar que provoca a mudança de estado da água, do líquido para o gasoso. A maior parte da água que evapora é proveniente dos oceanos, já que estes são os maiores reservatórios desta substância.

A passagem da água do estado sólido diretamente para o estado gasoso é chamada “sublimação”. Este processo, no entanto, possui pouco impacto no ciclo e foi, por isso, desconsiderado no esquema.

Precipitação:

É o processo, através do qual, a água é transferida da atmosfera para a hidrosfera.

O vapor d’água, resultante da evaporação, tende a subir em meio à atmosfera, encontrando condições de pressão e temperaturas mais baixas. Isto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com