TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIORREMEDIAÇÃO DE SOLOS CONTAMINADOS

Artigos Científicos: BIORREMEDIAÇÃO DE SOLOS CONTAMINADOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/2/2014  •  2.513 Palavras (11 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 11

BIORREMEDIAÇÃO DE SOLOS CONTAMINADOS

BIOREMEDIATION OF CONTAMINATED SOIL

MOMESSO, L. S.; TOSSI, L. J.

Departamento de Farmácia – Faculdades Integradas de Ourinhos-FIO/FEMM

RESUMO

A biorremediação é a exploração do metabolismo de organismos vivos na tentativa de descontaminar ambientes afetados por resíduos. Existem relatos da utilização de plantas e bactérias na biorremediação, porém os fungos parecem ser os mais promissores, devido à sua grande capacidade adaptativa. Os objetivos deste trabalho consistiram no levantamento de dados reportados na literatura científica sobre a utilização de microrganismos para a biorremediação de solos afetados por resíduos da indústria sucroalcooleira. Foram realizadas buscas nas bases de dados científicas nacionais e internacionais e também no acervo bibliográfico disponível, preferencialmente por relatos dos últimos 15 anos, utilizando-se as palavras-chave: bioremediation, fungi e contaminated soil. Foi possível verificar que a biorremediação é uma forma barata e rápida para descontaminar solos afetados, uma vez que utiliza organismos vivos cultiváveis. A partir destes dados, pretende-se realizar o isolamento e o cultivo de fungos associados à biomassa e à vinhaça gerada como resíduos da indústria sucroalcooleira a fim de verificar a capacidade de biorremediação destes microrganismos.

Palavras-chave: Biorremediação. Fungos. Solo Contaminado.

ABSTRACT

Bioremediation is the exploration of the metabolism of living organisms in an attempt to decontaminate environments affected by residues. There are reports of the use of plants and bacteria in the bioremediation, however the fungi appear to be the most promising because of its large capacity adaptive. The aim of this work consisted in the analysis of scientific data reported in the literature about the use of microorganisms for bioremediation of soils affected by waste from sugar and alcohol industry. Searches were conducted in the national and international scientific databases and also in bibliographic available of the past 15 years, using the key words: bioremediation, fungi and contaminated soil. It was possible to verify that bioremediation is a cheap and fast way to decontaminate soils affected, since it uses living organisms cultivable. From these data, it is intended to perform the isolation and cultivation of fungi obtained from biomass and stillage generated as waste sugar and alcohol industry in order to check the ability of bioremediation of these microorganisms.

Keywords: Bioremediation. Fungi. Contaminated Soil.

INTRODUÇÃO

A biorremediação consiste na utilização de organismos vivos, como por exemplo, fungos e plantas para descontaminar a água e o solo através de seu metabolismo. A utilização de plantas no procedimento recebe o nome de fitorremediação. A fitorremediação é uma área de estudo englobada pela biorremediação. (PIRES et al., 2003).

Essa técnica leva vantagem sobre as demais na descontaminação do solo, conforme o descrito por Pires et al. (2003), pois não exige a remoção do mesmo para que seja descontaminado, além de ser mais barata, mais rápida e mais simples.

Além dos fungos e plantas, algumas bactérias também são capazes de causar efeitos benéficos na biotransformação de substâncias nocivas ao solo e à água, descontaminando esses ambientes. (MARTINS et al., 2007; LACONI et al., 2007).

Os estudos de Pires et al. (2003) com a técnica de fitorremediação para a descontaminação do solo por herbicidas ilustraram a utilização de plantas como, por exemplo, a Kochia scoparia por ser capaz de degradar as moléculas dos herbicidas, através de seu metabolismo.

O objetivo deste trabalho consistiu em realizar um levantamento teórico sobre a utilização de microrganismos utilizados na tentativa de descontaminação e biorremediação de solos afetados por resíduos da indústria sucroalcooleira.

METODOLOGIA

Foi realizado um levantamento da publicação científica dos últimos 15 anos em bases de dados nacionais e internacionais, tais como Scifinder, Lilacs, Medline, Bireme, PubMed e Scielo, além de consultas ao acervo bibliográfico disponível.

Para a busca, foram utilizadas as palavras-chave bioremediation, fungi e contaminated soil.

REFERENCIAL TEÓRICO

Os resíduos da indústria sucroalcooleira

Assim como qualquer processo de fabricação industrial, o processo da fabricação da cana-de-açúcar também consome matérias-primas, e, além dos produtos finais, que no caso são o açúcar e o etanol, são gerados também resíduos sólidos, líquidos e gasosos.

No processo de moagem da cana, obtém-se o bagaço e também resíduos, como a vinhaça, águas residuais, torta de filtro e particulados, sendo parte deles reaproveitados e outra parte muitas vezes descartada. A queima do bagaço da cana libera substâncias químicas, como por exemplo, óxidos de nitrogênio (NOx), denominadas biomassa, que são poluentes do ar e do solo (LORA, 2000).

É frequente a utilização de metais pesados em indústrias durante procedimentos, sendo parte deles descartada posteriormente, atingindo o meio ambiente, poluindo o solo, a água, entre outros danos ambientais (OPEOLU et al., 2011).

Além dos metais pesados, são agentes contaminantes ambientais comumente encontrados os chamados poluentes orgânicos persistentes (POP), dentre eles, o mais conhecido e utilizado, diclorodifeniltricloroetano (DDT), conforme o descrito por D’Amato et al. (2002). O DDT é pertencente ao grupo dos organoclorados. É utilizado como inseticida e está entre as substâncias sintéticas mais estudadas e utilizadas no século XX (Figura 1).

Figura 1. Estrutura química do diclorodifeniltricloroetano (DDT).

Os resíduos do DDT podem ser distribuídos por longas distâncias através da atmosfera. (D’AMATO et al., 2002).

Os POP podem persistir circulantes pelo ambiente, em forma de moléculas e partículas, o que representa um grande problema ambiental e de saúde pública. Estudos vêm sendo realizados sobre a ação de microrganismos para a descontaminação do solo por agentes organoclorados através da associação com tratamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com