TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REMEDIAÇÃO DE SOLO CONTAMINADO

Ensaios: REMEDIAÇÃO DE SOLO CONTAMINADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 3

Tratamento Físico-Químico

Este tipo de remediação do solo pode ser classificado como In Situ onde o material contaminado é tratado no local, sem se recorrer à sua mobilização e remoção.

Separação Eletro cinética

O processo de remediação eletrocinética permite tirar partido de processos eletroquímicos e eletrocinéticos para promover a remoção de metais e de compostos orgânicos polares. Aplica-se ao solo uma corrente direta de baixa intensidade mediante a introdução de eletrodos. Esta tecnologia de processamento do solo é fundamentalmente um método de extração de contaminantes.

Fraturação

A fraturação é uma tecnologia de melhoramento, destinada a aumentar a eficiência da aplicação de outras tecnologias in situ, em solos que apresentam más condições para a aplicação destas. Promove-se o desenvolvimento de fraturas em solos de baixa permeabilidade ou em sedimentos que apresentem elevado grau de compactação. A existência destas fraturas aumenta a eficiência de muitos processos in situ devido ao aumento do contacto entre os contaminantes adsorvidos nas partículas do solo e o meio de extração.

Extração do Vapor do Solo (Soil Vapor Extraction- SVE)

O SVE – Extração de Vapor do Solo, é uma tecnologia de tratamento da zona não saturada. O resultado obtido pela extração de vapor do solo é a remoção de compostos orgânicos altamente voláteis (COV’s) da zona não saturada do solo e ainda alguns compostos semi-voláteis. Dependendo da concentração dos contaminantes é freqüente ser necessário proceder à limpeza do ar extraído recorrendo a filtros de carvão ativado. É assim um excelente processo para os casos onde os compostos voláteis são o principal poluente.

Solidificação/Estabilização

Os contaminantes são fisicamente envolvidos no seio de uma massa estabilizada (solidificação), ou são induzidas reações químicas entre agentes estabilizadores e os contaminantes de modo a reduzir a mobilidade destes (estabilização).

Lavagem do Solo In situ (Soil Flushing)

Dos processos físico-químicos, o método atualmente mais comum e mais usado de remediação, baseia-se na lavagem do solo.

A lavagem do solo consiste na extração dos contaminantes do solo fazendo passar água ou uma solução aquosa adequada através das camadas contaminadas, mediante um processo de injecção ou infiltração. Os contaminantes são arrastados até à toalha freática, procedendo-se depois à bombagem da água subterrânea e respectivo tratamento.

O objetivo consiste na remoção da água subterrânea contaminada para unidades de tratamento, conduzindo à eliminação das águas contaminadas do aqüífero. Muitas vezes a água tratada é injectada novamente no aqüífero através de um sistema integrado de bombagem e injecção.

Tratamento Térmico

As necessidades energéticas das técnicas térmicas são, normalmente, bastante elevadas e são possíveis emissões de contaminantes perigosos. Contudo, em determinados casos, podem ser utilizadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com