TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio Ambiente Solos Contaminados com o Despejo de Esgoto

Por:   •  29/3/2017  •  Artigo  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 4

Solos contaminados com o despejo de esgoto

Pela lei nº 6.938/81da Política Nacional do Meio Ambiente a qualidade do solo, água e ar, entre outros, são bens que necessitam de proteção.

Segundo Campos et al. (1999, p. 01),

A disposição de esgotos brutos no solo ou em corpos receptores naturais, como lagoas, rios, oceanos, é uma alternativa que foi e ainda é empregada de forma muito intensa. Dependendo da carga orgânica lançada, os esgotos a provocam total degradação do ambiente (solo, água e ar) ou, em outros casos, o meio demonstra ter condições de receber e de decompor os contaminantes até alcançar um nível que não cause problemas ou alterações acentuadas que prejudiquem o ecossistema local e circunvizinho.

Segundo o último Censo realizado pelo IBGE (2000), aproximadamente 23% da população brasileira vivia na zona rural. São mais de 31 milhões de brasileiros que vivem na sua grande maioria sem acesso aos serviços de saneamento.

O sistema de tratamento de água a ser implantado em propriedade rural deve considerar:

  • Captação superficial ou subterrânea;
  • Custo financeiro;
  • Facilidade de operação;
  • Controle de qualidade.

Os dejetos humanos e de animais, podem originar doenças e até a morte, ao entrar em contato com o solo acabam contaminando também o lençol freático por meio de chuva e/ou infiltração.

Não é sempre que as doenças infecciosas são transmitidas por enfermos. As moscas, mosquitos e outros insetos propagam doenças depositadas nos alimentos ou na água que consumimos. Torna-se ainda mais importante lavar bem as mãos, os alimentos e beber água potável.

No meio rural uma das maneiras de evitar que dejetos tenham contato com seres humanos e vetores, com a água e o solo, e que não cause maus odores, é a utilização de fossa séptica, esse método é usado a mais de um século, recebe água principalmente do banheiro, ou de toda a casa, assim sendo necessária a caixa de gordura. Funciona basicamente na decantação do lodo que produz durante o uso, que fica depositada no fundo do tanque.

Não se pode esquecer que a água que sai da fossa continua sendo considerada imprópria, por conter micróbios.

O biodigestor é a alternativa recomendável, pois com instalação exclusiva no vaso sanitário, a manutenção de limpeza pode variar de um ano ou mais, diferente da fossa séptica que sua limpeza deve ser feita de uma a duas vezes ao ano. A água liberada no fim do processo pode ser utilizada para irrigação, por exemplo.

Considerando as novas tecnologias no tratamento de esgoto, destaca-se a técnica de disposição de água no solo, para Campos et al. (1999, p. 26)

A disposição no solo é a forma mais antiga de depuração controlada dos esgotos, mas com a aceleração do processo de urbanização, vários fatores, incentivados pela sedução de tecnologias sofisticadas, levaram ao desenvolvimento de processos de tratamento mais compactos e à disposição dos esgotos nos corpos d’água, aparentemente abundante.

Sempre que possível, a disposição controlada de esgotos ou efluentes tratados no solo é uma excelente providência; seja como destino final, ou antes, que atinjam um corpo d’água. No mínimo porque, disposto no solo, os esgotos sofrem depuração natural e, qualquer que seja o grau de tratamento alcançado, são menos maléficos às águas do corpo receptor. A disposição no solo presta-se como destino final ou tratamento complementar dos efluentes dos mais diversos sistemas de tratamento. Por si só constitui também uma opção muito eficiente de tratamento (ou reciclagem) e adequada como destino final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (99.5 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com