TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento de Resíduos Sólidos e Técnicas para Tratamento de Solos Contaminados

Por:   •  1/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.328 Palavras (10 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE

CAMPUS DE GUARAPUAVA - CEDETEG

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

Disciplina: Análise e monitoramento ambiental

Professora: Dra. Ísis Kaminski Caetano

Alunas: Ana Paula Camargo Matheus, Letícia Fernanda Gonçalves Larsson

Resumo e Perguntas

Tratamento de Resíduos Sólidos e Técnicas para Tratamento de Solos Contaminados

A natureza de Resíduos Perigosos

Uma substância perigosa é quando ela constitui um risco para o ambiente e aos seres vivos. Resíduos perigosos são substâncias que foram descartadas como resíduos e que apresentam um risco. Sustâncias inflamáveis, corrosivas, reativas e radioativas são um exemplo de resíduos perigos.

        Substância inflamável é aquela que queima rápida e facilmente, alguns líquidos inflamáveis são também pirofóricos, o que significa que podem se auto-inflamar espontaneamente.

        Substâncias reativas são aquelas que têm reações violentas, e nem sempre precisam de um material para reagir, pois apresentam agentes oxidantes e redutores que podem reagir entre si de maneira exotérmica, por exemplo, o trinitrotolueno (TNT).

        As substâncias corrosivas são aquelas que resultam na deterioração dos materiais com os quais entram em contato. Elas podem ser ácidas ou bases fortes, e, em contato com a pele podem agir como agentes desidratantes ou oxidantes.

O ácido sulfúrico é o mais conhecido entre os ácidos capazes de corroer materiais. E o NaOH é a base forte mais conhecida como corrosiva.

        Resíduos tóxicos são aqueles que podem causar prejuízo à saúde das pessoas ou de outros seres vivos, ao entrar em contato com seus organismos. São substâncias que emitem radiação e contaminam os solos através do uso em larga escala dessas substâncias em lâmpadas e objetos fluorescentes.

Lixo Doméstico e Aterros Sanitários

Grande parte do material que é descartado e deve ser armazenado corresponde a lixo doméstico. O maior gerador individual de resíduos sólidos são entulhos de construção e demolição. A segunda maior fonte de resíduos provém da indústria e comércio, seguido pelo lixo doméstico gerado em residências. Sendo que, os tipos de resíduos sólidos diferem de um país para o outro de acordo com o seu desenvolvimento econômico.

O principal método usado para armazenar o lixo sólido municipal (LSM), é a sua colocação em um aterro sanitário, o qual consiste em uma grande escavação no solo, onde primeiramente é colocado um polímero ou argila para impedir que o lixo entre em contato com águas subterrâneas. Após ser feito isso, o lixo é depositado e compactado. Uma camada de 20 cm de solo é colocada sobre cada camada de lixo, as camadas são feitas até completar o volume máximo do aterro. Então, por fim o aterro é coberto com 1 metro de argila ou outro material impermeável para que o lixo não transborde e para que a água da chuva não entre em contato com o lixo.

Aterro Sanitário não pode ser comparado com o “lixão”. Este, por sua vez, é uma escavação onde o lixo doméstico é depositado sem qualquer separação entre materiais perigosos e orgânicos. O lixão também não possui nenhuma forma de tratamento.

Chorume: é produzido pela decomposição do lixo juntamente com a água da chuva. Esse líquido contém contaminantes envolvidos, como o tolueno e o diclorometano. Para evitar a formação do chorume é necessário que medidas sejam tomadas em relação ao aterro. A remoção do chorume é uma dessas medidas. Também é colocado um revestimento nas paredes e no fundo do aterro, impedindo que o chorume entre em contato com as águas subterrâneas.

O processo de decomposição do aterro sanitário ocorre de maneira aeróbica e anaeróbica. Na decomposição do lixo sólido são emitidas quantidades significativas de gás metano que é liberado na atmosfera e provoca um aumento no efeito estufa.

Incineração

A incineração é outra maneira de tratar resíduos, consiste na oxidação de materiais por oxidação controlada até produtos simples mineralizados, como dióxido de carbono e água. A principal vantagem desse método de eliminação de resíduos sólidos é a redução do volume de matéria a ser aterrado. Para substâncias tóxicas ou perigosas, a eliminação do perigo tóxico é uma grande vantagem também, e no caso de resíduos hospitalares, a incineração atua também na esterilização.

        O principal problema ambiental da incineração é a poluição do ar, por conta dos gases e partículas liberados na atmosfera. Outro produto perigoso da incineração são os resíduos sólidos que se formam após esse processo, chamados de cinza de fundo e cinzas volantes, que são especialmente perigosos, pois são bastante tóxicas e podem lixiviar-se.

        Os controles das emissões dos incinerados de lixo sólido municipal não controlam grande parte dos gases liberados. Os controles comuns incluem filtros de mangas, que são sacos de tecido, usados para retenção de partículas de 0,5  presentes no fluxo de gases efluentes. E também é comum uso de lavadores de gás.[pic 1]

Incineradores que trabalham como resíduos perigosos são mais elaborados do que os que queimam lixo municipal, pois os materiais precisam ser destruídos de maneira mais completa e as emissões de gases mais controladas. Os dois tipos mais comuns de incineradores de resíduos tóxicos são o incinerador de forno rotatório e o de injeção de líquidos.

Todos os processos acima fazem o uso da oxidação como meio para a destruição de resíduos perigosos. O Processo de Redução Química é um processo com reciclagem total, que não libera emissões descontroladas e emprega uma atmosfera redutora, em vez de oxidante, para destruir resíduos perigosos.

Reciclagem de Lixo Doméstico e Comercial

Nos últimos anos, vem crescendo a pressão nos países desenvolvidos com relação à reciclagem, descarte correto de materiais e descarte de materiais após um único uso. Este último, principalmente devido o fato da grande quantidade de materiais descartados em aterros sanitários e que poderiam ser reutilizados. Para isso, foi desenvolvida a filosofia de gerenciamento de resíduos empregando os “quatro Rs” que tem o propósito de reduzir a quantidade de materiais usados, reutilizar os materiais uma vez formulados, reciclar materiais mediante processos de refabricação e recuperar o conteúdo energético dos materiais caso não possam ser reutilizados ou reciclados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (153.8 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com