TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BLOQUEIO DE NERVO PERIFÉRICO NO CONTROLE DA DOR CRÔNICA EM PACIENTES ONCOLÓGICOS: REVISÃO DE LITERATURA

Por:   •  24/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.691 Palavras (11 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 11

BLOQUEIO DE NERVO PERIFÉRICO NO CONTROLE DA DOR CRÔNICA EM PACIENTES ONCOLÓGICOS: REVISÃO DE LITERATURA

PERIPHERAL NERVE BLOCK IN THE CONTROL OF CHRONIC PAIN IN CANCER PATIENTS: LITERATURE REVIEW

Alice Rachel Bandeira de Araújo, Indira Maria de Almeida Barros, Mariana Bezerra Doudement, Juciê Roniery Costa Vasconcelos Silva, Sávia Normando

ABSTRACT

KEYWORDS

Nerve block; cancer pain; chronic pain

RESUMO

PALAVRAS-CHAVE

Bloqueio do nervo; dor oncológica; dor crônica.

INTRODUÇÃO

METODOLOGIA

Trata-se de uma revisão bibliográfica sistemática de abordagem descritiva acerca do controle da dor crônica em pacientes oncológicos a partir do bloqueio de nervo periférico. Dessa forma, utilizaram-se, como bases de dados, os seguintes periódicos eletrônicos: LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), Biblioteca COCHRANE, MEDLINE/PubMed – NCBI (National Center for Biotechnology Information) e EMBASE (Excerpta Medica Database) .

Quanto aos critérios de inclusão, introduziram-se apenas artigos escritos na língua inglesa; publicados e indexados entre os anos de 2008 e 2016 nas bases de dados escolhidas; e que retratassem na íntegra a terapia do bloqueio de nervo periférico para controlar a dor crônica sofrida pelos pacientes com neoplasias malignas. Em relação aos critérios de exclusão, dispensaram-se os artigos que se distanciavam da temática central desta revisão; e aqueles presentes em mais de uma base de dados foram contabilizados apenas uma vez.

Sendo assim, para a construção deste artigo, aplicou-se o seguinte questionamento: Seria o bloqueio de nervo periférico uma conduta eficaz para   a melhora da qualidade de vida de pacientes oncológicos no controle da dor crônica? Para isso, foram coletados 27 artigos relacionados à temática abordada nesta revisão de literatura, e destes, apenas 06 foram excluídos com base nos critérios de inclusão e de exclusão mencionados anteriormente. Além disso, os descritores utilizados nas bases de dados foram: bloqueio de nervo, dor oncológica e dor crônica.

DESENVOLVIMENTO

A  Organização Mundial de Saúde (OMS) defende fortemente o alívio da dor moderada e grave no câncer, uma vez que a maioria dos pacientes com câncer precisa de cuidados paliativos e de controle da dor. (THAPA, D.; RASTOGI, V.; AHUJA, V., 2011) Mais de dois terços dos pacientes com câncer metastático experimentam dor e a maioria dos pacientes com câncer continua apresentando dor moderada a intensa que, lamentavelmente, permanece subtratada (GHOSH. A.; BERGER A., 2014), sendo que a dor crônica afeta um em cada cinco pacientes com câncer. (KISSOON, N. R. et al., 2014)

                Dentre a literatura revisada, os autores convergem com o fato de o tratamento da dor crônica – sem caráter fixo, com múltiplas etiologias complexas e recorrente (THAPA, D.; RASTOGI, V.; AHUJA, V., 2011) –  de pacientes oncológicos ser uma tarefa desafiadora e contínua. Assim, necessita de uma boa avaliação para fornecer melhores resultados e qualidade de vida aos pacientes.

O tumor ou sua avaliação contribui para até 90% da dor enquanto o resto é atribuído a outros geradores de dor não relacionados. Destes 90%, 70% é devido à invasão tumoral ou compressão de tecido mole, osso ou estruturas neurais, enquanto 20% da dor é devido a procedimentos relacionados à avaliação ou terapêutica. (THAPA, D.; RASTOGI, V.; AHUJA, V., 2011) Desse modo, invasão perineural por células de câncer pancreático, juntamente a destruição enzimática do pâncreas podem levar a dor crônica, exemplifica RANA, M. V. et al. (2014).

Muitos pacientes que possuem neoplasias malignas com dor crônica obtêm um alívio da dor satisfatório a partir das recomendações atuais – uso de medicamentos não-analgésicos opióides, opióides e co-analgésicos e opióides espinhais – publicadas pela Associação Européia de Cuidados Paliativos (AECP) e pela OMS. (KLEPSTAD P., 2015) No entanto, um subconjunto de pacientes com doença avançada desenvolve dor intratável que pode exigir intervenções adicionais, como bloqueios regionais e terapia intratecal. (GEBHARDT R.; WU K., 2013) Desse modo, essa abordagem consiste em bloquear os nervos periféricos e, assim, impedir a sinalização de dor pelo tumor para o sistema nervoso. (KLEPSTAD P., 2015) Além disso, o bloqueio do nervo periférico também pode diminuir a dose necessária de analgésicos convencionais e a inovação nos procedimentos cirúrgicos em técnicas anestésicas, incluindo o uso de ultrassom para identificar os nervos, têm expandido o uso desta terapia. (KLEPSTAD P., 2015)

BLOQUEIO DO PLEXO CELÍACO

        O bloqueio do plexo celíaco feito por neurólise é muito utilizado como cuidado paliativo  para alívio da dor abdominal em cânceres de vísceras abdominais superiores,  principalmente no câncer de pâncreas. ( THAPA, D. et al, 2011; GEBHARDT R.; WU K., 2013)  Uma variedade de abordagens foram descritas, de forma que quando alia-se o  método da endoscopia guiada pelo ultrassom (sigla em inglês EUS) há um aumento na eficácia do tratamento da dor  em 73% dos pacientes com câncer de pâncreas devido a melhor visualização do gânglio a ser atingido pelo bloqueio.( KAUFMAN, M. et al.2010) A seleção da técnica utilizada deve considerar a instalação existente e a extensão da malignidade. ( THAPA, D. et al, 2011;) A localização do tumor pancreático influi na eficácia do alívio da dor, sendo mais eficiente quando o tumor está no corpo ou cauda do pâncreas. (KAUFMAN, M. et al.2010).Embora haja pouco impacto na sobrevida do paciente, devido a curta duração do bloqueio de 4 semanas, há uma diminuição no uso de opióides e consequentemente da constipação melhorando a qualidade de vida do paciente ( KAUFMAN, M. et al.2010; THAPA, D. et al, 2011, RANA, M. V. et al. 2014)  

 

BLOQUEIO DO PLEXO HIPOGÁSTRICO SUPERIOR

          A dor pélvica, perianal ou pelviperineal relacionada ao câncer pode ser aliviada por meio da neurólise do plexo hipogástrico superior (GEBHARDT R.; WU K., 2013; MOHAMED S.A-E, 2013) O alívio desta comorbidade foi observado em 69% a 79% dos pacientes além de reduzir entre 43% a 72% o consumo de opióides após o bloqueio do plexo. ( THAPA, D. et al, 2011; MISHRA, S. et al.2013). A técnica tradicional de bloqueio anterior pode acarretar em perfuração de vísceras que estão acima do plexo como bexiga e intestino, de forma que, se ocorrer perfuração deste último há um risco de infecção. (MISHRA, S. et al.2013; MOHAMED S.A-E,2013) O bloqueio hipogástrico inferior é mais seguro porque elimina o risco de ferir tais estruturas (MOHAMED S.A-E,2013) A técnica celíaca e o bloqueio do plexo hipogástrico superior  guiada por ultrassonografia é uma técnica segura, menos demorada e pode ser feito no leito do paciente  (MISHRA, S. et al.2013)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (197.6 Kb)   docx (304.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com