TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DO CUIDADO, CONTROLE E TRATAMENTO DE PACIENTES ACOMETIDOS POR HIPERTENSÃO ARTERIAL

Por:   •  29/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  5.357 Palavras (22 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO PIAUÍ - AESPI[pic 2]

BACHARELADO EM FARMÁCIA

Maria Rayra Batista Silva Barbosa

Waleria de Oliveira Torres

Danielle Barbosa Santos

A IMPORTANCIA DO CUIDADO, CONTROLE E TRATAMENTO DE PACIENTES ACOMETIDOS POR HIPERTENSÃO ARTERIAL

TERESINA-PI

2016

MARIA RAYRA BATISTA SILVA BARBOSA[pic 3]

WALÉRIA DE OLIVEIRA TÔRRES

A IMPORTANCIA DO CUIDADO, CONTROLE E TRATAMENTO DE PACIENTES ACOMETIDOS POR HIPERTENSÃO ARTERIAL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Associação de Ensino Superior do Piauí como parte dos requisitos para a obtenção do Grau de Bacharel em Farmácia.

Orientador: Esp. Danielle Barbosa Santos

TERESINA-PI

2016

Maria Rayra Batista Silva Barbosa[pic 4]

Waleria de Oliveira Torres

A IMPORTANCIA DO CUIDADO, CONTROLE E TRATAMENTO DE PACIENTES ACOMETIDOS POR HIPERTENSÃO ARTERIAL

Trabalho de conclusão de curso para obtenção do título de graduação em Bacharel em Farmácia apresentado à Associação de Ensino Superior do Piauí – AESPI.

Aprovado em:--------------------------------------------

BANCA EXAMINADORA

_________________________________ ____/____/____

Profª. Esp. Danielle Barbosa Santos

Orientadora:

_________________________________ ____/____/____

Nome do Professor

Aespi

_________________________________ ____/____/____

Nome do Professor

Aespi

A IMPORTANCIA DO CUIDADO, CONTROLE E TRATAMENTO DE PACIENTES ACOMETIDOS POR HIPERTENSÃO ARTERIAL[pic 5]

Maria Rayra Batista Silva Barbosa[1]

Waleria de Oliveira Torres[2]

Danielle Barbosa Santos[3]

RESUMO

A hipertensão arterial é uma das patologias que vem preocupando os órgãos de saúde nos últimos anos, os casos aumentam todos os dias, o que é preocupante para a sociedade. Pensando nisso a presente pesquisa justificou-se pela necessidade de enfatizar a importância de uma maior vigilância para com esses pacientes a fim de tentar controlar a doença e minimizar a quantidade de casos e aumentar a atenção dos profissionais de saúde aos sintomas apresentados pelo paciente. O objetivo do estudo foi verificar, através de uma revisão bibliográfica, a importância da informação do profissional de saúde sobre os cuidados que devem ser tomadas pelo paciente portador de hipertensão arterial. Enfatizar as ações como uma boa forma de prevenção e/ou controle da doença de maneira efetiva. A pesquisa abordou sobre os pacientes que convivem com a hipertensão, avaliando possíveis interações medicamentosas e reações adversas que envolvem o tratamento, dietas e cuidados. Foram consultadas as bases de dados: Scielo, Lilacs, Pubmed, Portal de Periódicos da Capes. Foram utilizados apenas os artigos em português e espanhol onde foram encontrados 56 artigos. E escolhidos 24 artigos, correspondendo as publicações de 2004 a 2015, Conclui-se que, mesmo com o grande avanço da medicina em tratamentos e descobertas, o uso do medicamento, acompanhado de uma dieta saudável e mudanças de hábitos ajudam no controle da hipertensão e o aumento na qualidade de vida do paciente.

Palavras-chave: Interação medicamentosa; reações adversas; hipertensão arterial;

SUMÁRIO[pic 6][pic 7]

1 INTRODUÇÃO        06

2 MATERIAIS E MÉTODOS        07

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO        08

3.1 O que é hipertensão Arterial?        08

3.2 Os cuidados e o tratamento quem sofre com a hipertensão arterial        12

3.3 A Importância da boa formação do profissional de saúde no auxílio da informação        16

4 CONCLUSÃO        18

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        20

1. INTRODUÇÃO

Com as mudanças diárias da rotina do ser humano, há também uma grande crescimentos de patologias. Guidone (2015) definem que a má alimentação, mudanças de valores, o trabalho puxado, a correria em busca de sucesso, tudo isso tem contribuído para que a sociedade desenvolva mais rapidamente as doenças crônicas não transmissíveis, como: Diabetes, AVC, Hipertensão dentre outras.

De acordo com a Geneve (2005), Neto e Guidone (2015) a hipertensão arterial (morte de 9,4 milhões de pessoas por ano em todo mundo), constitui um alto fator de risco para acidentes vasculares cerebral (45%), complicações cardiovasculares e infarto agudo do miocárdio (51%), além de doença renal crônica.

A hipertensão se dá por um grupo de distúrbios no metabolismo que pode causar seríssimos problemas ao paciente que a contrai. De acordo com Neto e Guidone (2015, p. 19) não existe uma dieta eficaz para que seja controlada a doença, mas com o auxílio de uma dieta regrada, os medicamentos e a pratica de exercícios físicos, pode-se obter resultados satisfatórios, não de cura, mas de controle, levando o paciente a aumentar seus dias de vida.

É a doença com maior incidência na população brasileira, estima-se que aproximadamente 35 milhões de brasileiros são atingidos por essa patologia.  Para Ferreira et al.(2014), a hipertensão está associada a vários distúrbios metabólicos, tais como obesidade, aumento na resistência à insulina e diabetes de mellitus.

O aumento da PA de acordo com Brasil (2014) é resultado do fluxo sanguíneo, (Débito Cardíaco) pela resistência a passagem de sangue pelas arteríolas pré- capilares, por isso a Pressão Arterial aumenta quando aumenta também o Débito Cardíaco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.5 Kb)   pdf (269.3 Kb)   docx (54.6 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com