TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EFEITOS DA ACUPUNTURA NO CONTROLE DA DOR EM MULHERES GRAVIDAS COM LOMBALGIA.

Por:   •  13/6/2018  •  Artigo  •  1.399 Palavras (6 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 6

EFEITOS DA ACUPUNTURA NO CONTROLE DA DOR EM MULHERES GRAVIDAS COM LOMBALGIA.

EFFECTS OF ACUPUNCTURE IN THE CONTROL OF PAIN IN PREGNANT WOMEN WITH LOMBALGIA.

SOUSA, Alexsander Popov Sá de ¹

BEZERRA, Francisco Fabricio Dias ²

SANTANA, Jônatas Grégorio Barros de ³

FERREIRA, Lucas Givaldo de Sousa 4

SOUSA, Shakyra Hillary Sá Arrais de 5

SÁ, Maria Augusta Amorim Franco de 6

RESUMO

A coluna vertebral é uma estrutura constituída por uma série de ossos chamados de vértebras, que são divididas em quatro regiões. Em mulheres gestantes a região mais acometida por dores é a lombar, um dos motivos a ser considerado é o peso extra abdominal, o que significa mais trabalho para seus músculos e aumento da pressão nas articulações. Uma das abordagens escolhidas como tratamento para essa dor é a acupuntura. Este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão literária sobre os efeitos da acupuntura em mulheres grávidas com lombalgia buscando mostrar os efeitos do tratamento, usando como a realização do levantamento bibliográfico do período de 2012 a 2018 nas bases de dados LILACS, MEDLINE, SCIELO e PEDRO. O estudo mostrou dados positivos das gestantes que realizaram tratamento com acupuntura para combater dor lombar, apresentando melhora da dor mostrando ser bastante eficaz no tratamento das dores lombares em gestantes.

Palavras-Chaves: Acupuntura. Dor lombar. Gestante.

ABSTRACT

The spine is a structure made up of a series of bones called vertebrae, which are divided into four regions. In pregnant women the region most affected by pain is the lumbar, one of the reasons to be considered is extra abdominal weight, which means more work for your muscles and increased pressure in the joints. One approach chosen as a treatment for this pain is acupuncture. This work aims to perform a literary review on the effects of acupuncture in pregnant women with low back pain seeking to show the effects of the treatment, using as the performance of the bibliographic survey of the period from 2012 to 2018 in the databases LILACS, MEDLINE, SCIELO and PEDRO . The study showed positive data from pregnant women who underwent acupuncture treatment to combat low back pain, showing improvement of pain, proving to be quite effective in the treatment of low back pain in pregnant women.

Keywords: Acupuncture. Backache. Pregnant.


1. INTRODUÇÃO

O tema a ser abordado no artigo em questão é “os efeitos da acupuntura no controle da dor em mulheres gravidas com lombalgia”. É importante lembrar que a coluna vertebral é uma estrutura constituída por uma série de ossos chamados de vértebras, que são divididas em quatro regiões. Em mulheres gestantes a região mais acometida por dores é a lombar, um dos motivos a ser considerado é o peso extra abdominal, o que significa mais trabalho para seus músculos e aumento da pressão nas articulações.

Este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão literária sobre os efeitos da acupuntura em mulheres grávidas com lombalgia buscando mostrar os efeitos do tratamento, usando como a realização do levantamento bibliográfico do período de 2012 a 2018 nas bases de dados LILACS, MEDLINE, SCIELO e PEDRO, a fim de constatar que através da acupuntura é possível tratar a problemática em questão sem trazer consequências nocivas tanto para a gestante como para o bebê de forma eficiente e eficaz.

2. DESENVOLVIMENTO

A coluna vertebral é uma estrutura complexa do corpo humano que proporciona mobilidade, proteção ás estruturas nervosas, assim como, é capaz de aguentar pesos. No entanto, nela se desencadeia um dos sintomas mais incapacitante em um indivíduo: a dor lombar (DL). Essa afecção é mais comum no sexo feminino e se apresenta como uma vilã para mulheres no período gestacional (GALLO-PADILLA) et al. 2015).

Segundo MARTINS; SILVA, 2015,[pic 1]

        

Nos últimos anos, a dor lombar relacionada á gravidez ganhou mais importância devido ao acometimento e impacto sob a qualidade de vida da gestante, tendo em vista que a gravidez apresenta um esforço muito importante para o corpo da mãe, e envolvimento de maiores custos financeiro.

        Neste princípio, uma revisão de literatura realizada na Grécia, afirma claramente que a DL pode ser incapacitante e limita atividade diárias, causando impactos nas produtividades, não devendo ser ignorada sem a realização de tratamento.

3. METODOLOGIA        

O é uma revisão sistemática com artigos publicados de 2013 a 2018 nas bases de dados LILACS, MEDLINE, SCIELO e PEDro sendo usado Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): Analgesia por acupuntura, Gestante e Dor lombar e diferentes termos em espanhol e inglês. Artigos de revisões literárias, artigos duplicados e aqueles que fugiam ao tema foram os critérios de exclusão da pesquisa.

FLUXOGRAMA

[pic 2]

[pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6][pic 7][pic 8]

[pic 9][pic 10][pic 11]

[pic 12]

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

No estudo de MARTINS et al (2017) a acupuntura foi eficaz para o controle da dor lombar em gestantes, proporcionando diversos benefícios, desde melhoria físicas, como a lombalgia e a cefaleia, até sensações de bem estar emocional como o alívio do estresse, da ansiedade, sono, paciência e energia, demostrando nitidamente impactos relevantes na qualidade da vida dessas mulheres, com a acupuntura em comparação com o grupo controle no trabalho de VAS, J et al (2014).

AUTOR

OBJETIVO

AMOSTRA

INTERVENÇÃO

RESULTADOS

MARTINS,

Eveliny Silva

et al 2017 ¹

Avaliar os efeitos da acupuntura no tratamento da dor lombar em gestantes de segundo e terceiro trimestre gestacional.

Foram realizada seis sessões, sendo duas vezes por semana, com 30 minutos, cada uma, com a aplicação de pontos sistêmicos e auriculares. Ao termino do estudo, foram realizado 242 sessões de acupuntura, sendo participantes da pesquisa 56 gestantes, com idades de 20 a 29 anos com dor lombar referida.

Após a medição, e com a ajuda de um mandril, foi realizado a aplicação da agulha nos pontos escolhidos, até atingir uma sensação sentida pelo paciente, que indica o posicionamento correto da agulha e a chegada de energia ao ponto, geralmente percebida como leve adormecimento, ardência, peso, choque, ou dor que vai diminuindo com o passar dos minutos. As agulhas ficaram no local por 30 minutos e a pesquisadora permaneceu ao lado da participante durante a sessão.

Toda a amostra teve uma redução de mais de 50% na dor. Algumas mulheres tiveram sua dor cessada antes de completar as seis sessões e houve melhora nas atividades prejudicadas pela dor, depois do tratamento em todas as gestantes. A acupuntura proporcionou efeitos positivos favoráveis á saúde das participantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (184 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com