TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bactérias- Biologia

Monografias: Bactérias- Biologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 2

Bactérias

Constituem um grande grupo de células vegetais unicelulares e microscópicas. Apresentam, quanto à morfologia, três formas principais: cocos, bastonetes e espiralados.

Quanto à coloração, dividem-se em gram-positivas, as que retêm a genciana ou o violeta cristal, quando submetidas à ação descolorante do álcool, apresentando a cor azul; as que não fixam a genciana ou violeta cristal, apresentam a cor rósea.

Quanto a necessidade ou não de oxigênio para manutenção da vida, são classificadas em aeróbias e anaeróbias total ou parcial, sendo as primeiras exigentes de oxigênio e as segundas não.

Podem ser móveis, encapsuladas ou esporôgenicas, produzir diversas atividades bioquimicas e enzimáticas e, por fim, saprófitas ou patogênicas, apesar de na atualidade preferirmos chamar as saprófitas de oportunistas.

Compreendem, também, os Mycoplasmas, sem membranas celulares, e os Actinomycetales, cujas formas são filamentosas.

Reino Protista

Os micro-organismos classificados no Reino Protista são unicelulares ou pluricelulares, microscópicos e suas células possuem núcleo delimitado por carioteca. Portanto, são seres eucariontes com núcleo bem definido. Eles podem ser autótrofos (do grego: "autos", por si mesmo + "trophé", nutrição; literalmente "seres que alimentam a si mesmos"), ou seja, protistas que possuem clorofila e fazem a fotossíntese; no entanto, existem também outros protistas que são heterótrofos, ou seja, são protistas incapazes de fazer fotossíntese e que se alimentam comendo diversos alimentos. Protistas autótrofos, constituem a maior parte do plâncton marinho e do plâncton dulcícula, são os mais importantes produtores nesses ecossistemas aqüaticos realizando a fotossíntese que lhes garantem a própria vida e a vida de todos os demais seres vivos que dependem desses seres produtores de matéria orgânica para iniciarem as cadeias alimentares á partir deles os protistas autótrofos fotossintetizantes.

Vírus

Constituição:

*DNA ou RNA

*capsula protéica

*não possuem organelas

Reprodução:

*Apenas ocorre no interior das células

*Porque são considerados parasitas intracelulares

Importância:

*combate insetos na agricultura

*vacinas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com