TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia

Pesquisas Acadêmicas: Biologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  1.031 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO EM GRUPO – 10 PONTOS – FILOSOFIA E BIOÉTICA

A POSTURA CIENTÍFICA NO FILME “O ÓLEO DE LORENZO”

1) O que era o “O óleo de Lorenzo? Por que ele era tão especial?

O óleo de Lorenzo (ou azeite de Lorenzo) é a designação de uma mistura dos ácidos oleico e erúcico, preparados a partir dos óleos de oliva e colza.

Porque esse óleo foi uma descobreta feita apartir de muitas pesquisas realizadas pelo pai de Lorenzo em sua constante busca para entender o que havia de errado como seu filho, atualmente é ministrado a pessoas portadoras da adrenoleucodistrofia (ALD), uma raríssima doença congênita e degenerativa que foi dagnosticada na época para Lorenzo.

2) Quais foram os exemplos (analogias) usados por Augusto Odone para explicar a doença de Lorenzo? Como as analogias podem nos ajudar a entender um problema científico?

Augusto Odone faz uma analogia entre uma pia de cozinha com duas torneiras e o organismo de Lorenzo: a pia seria o organismo de Lorenzo, por uma das torneiras "entram" no organismo os ácidos graxos provenientes da dieta, pela outra "entram" os ácidos graxos provenientes da biossíntese. O ralo da pia representa a enzima que degrada essas gorduras, e que está ausente na pessoa com ALD. Augusto também usa clipes de mpapel para representar os mecanismos de biossíntese e degradação das cadeias de ácidos graxos.

as analogias podem ser úteis por trazer um problema desconhecido para uma situação cotidiana, ajudando a entender problemas científicos de maneira fácil e simplificada.

3) A que se deveu a dificuldade no diagnóstico da doença de Lorenzo? Como foi feita a comunicação do diagnóstico aos pais?

Por se tratar de uma rara doença, os médicos tinham dificuldade de identificar a patologia de Lorenzo.

4) Através dos critérios científicos, apresentados no filme, como é feito o estudo de uma doença rara? Em sua opinião, o paciente (Lorenzo) foi respeitado? Por quê?

5) Quais eram as preocupações da associação de famílias com ALD mostrada no filme? Como ela atuou de forma positiva? E de forma negativa?

6) Durante o simpósio promovido pelos Odone, eles perceberam que os cientistas muitas vezes trabalham sozinhos, não socializando seus resultados. Como os interesses econômicos influenciaram o desenvolvimento da pesquisa sobre ALD?

7) Como você vê a competitividade entre “os interesses de pesquisa dos cientistas” X “os interesses de pesquisa dos pais de Lorenzo?

TRABALHO EM GRUPO – 10 PONTOS – FILOSOFIA E BIOÉTICA

A POSTURA CIENTÍFICA NO FILME “O ÓLEO DE LORENZO”

1) O que era o “O óleo de Lorenzo? Por que ele era tão especial?

2) Quais foram os exemplos (analogias) usados por Augusto Odone para explicar a doença de Lorenzo? Como as analogias podem nos ajudar a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com