TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia

Ensaios: Biologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  1.035 Visualizações

Página 1 de 2

O reconhecimento de que a célula é a peça fundamental na constituição de todo ser vivo foi uma das mais importantes generalizações da história da Biologia. Com isso, a Botânica e a Zoologia, até então consideradas dois ramos distintos, foram reunidas. Ficou claro que, apesar das diferenças quanto à forma e função, todos os seres vivos têm em comum o fato de serem formados por células, com exceção dos vírus. Sem o auxílio dos microscópios, a Citologia estaria longe de ser o que é hoje. Enquanto o olho humano possui uma resolução de apenas 0,2 mm (com a vista desarmada), o microscópio óptico aumenta este poder de resolução para 0,2 µm e o microscópio eletrônico para 2 nm (0.002 µm).

Figura: Microscópio óptico.

Fonte: Fotografado por Vanessa das Dores Duarte Teruel.

Com base nestas informações e em seus conhecimentos de microscopia, assinale a alternativa CORRETA em relação ao recurso necessário para visualizar a estrutura biológica.

Vista desarmada para visualizar mitocôndrias.

Microscópio óptico para visualizar vírus.

Vista desarmada para visualizar estrias das células musculares esqueléticas.

Microscópio eletrônico para visualizar molécula de ATP.

Microscópio óptico para visualizar glóbulos vermelhos.

QUESTÃO 01

A membrana plasmática é uma película finíssima e muito frágil, composta, principalmente, por fosfolipídios e proteínas. Ela apresenta importantes funções e uma delas é isolar a célula do meio externo, criando condições propícias para o funcionamento celular. Elas são capazes de selecionar, por mecanismos de transporte ativo e passivo, os ingredientes que devem passar, tanto para dentro como para fora das células. No entanto, água, substâncias nutritivas e gás oxigênio são capazes de atravessar a membrana, por meio de mecanismos de transporte. Sobre os mecanismos de transporte por meio da membrana celular ou plasmática, são feitas as seguintes afirmações:

I) A entrada de gás oxigênio em nossas células, por exemplo, se dá por difusão. Como a difusão de substâncias por meio da membrana plasmática não demanda gasto de energia por parte da célula, esse processo é denominado transporte passivo.

II) Muitas vezes a célula tem de contrariar a tendência natural da difusão, gastando energia no transporte de determinadas substâncias por meio da membrana. O transporte que demanda gasto de energia por parte da célula é chamado transporte ativo.

III) Osmose é a passagem de água (solvente) de uma solução menos concentrada para a mais concentrada, por meio de uma membrana semipermeável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com